Revolucionária bateria da StoreDot promete recarregar carros elétricos em apenas 5 minutos, prevista para chegar ao mercado em 2024.
A StoreDot enviou há menos de um ano as primeiras unidades da bateria que promete mitigar tempo de recarga em carregamento em carros elétricos para apenas 5 minutos e, agora, a empresa anunciou uma novidade importante, sendo ela a data para começar a produção em massa do produto.
Nova bateria de carros elétricos utiliza novo processo químico
De acordo com a startup de Israel, as baterias são chamadas de 100in5 passarão a ser produzidas em três continentes diferentes, sendo eles a América do Norte, Europa e Ásia, e estarão prontas para abastecer o mercado de carros elétricos de forma global a partir de 2024.
Segundo o Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, as baterias 100inX maximizam a recarga de carros elétricos utilizando uma química inovadora, chamada de XFC. Essas células vem sendo desenvolvidas em três diferentes tipos, sendo elas a 100in2 com pós-lítio, 100in3 com estado semissólido (100in3) e 100in5 com silício.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Segundo o executivo da empresa, é essencial que os principais fabricantes de baterias, como a StoreDot, possam disponibilizar baterias de forma consistente, conveniente, eficiente e sustentável, visto que se preocupa muito com o impacto ambiental das cadeias de fornecimento de baterias.
Ao atender seus clientes OEM de seus próprios locais, é possível fazer isso de forma mais eficiente, demonstrando o compromisso da companhia com a emissão zero de poluentes. Após a 100in5, que já possui previsão estipulada pela StoreDot para começar a ser produzida em massa, as próximas a sair do forno são as 100in3 com protótipos previstos para chegarem em 2029, e a 100in2, planejada para estar pronta já em 2032.
5 minutos de recarga de carros elétricos entrega 160 km de autonomia
Segundo o Myersdorf, a StoreDot une nanotecnologia, compostos orgânicos e Inteligência Artificial para superar o principal problema da mobilidade futura, que é a ansiedade por autonomia. A empresa disponibiliza soluções de baterias de carregamento extremamente rápido e densidade de energia extrema que levará a humanidade a um futuro responsável.
Quando chegarem ao mercado em 2024 as novas baterias para carros elétricos terão capacidade de revolucionar o setor. Elas poderão fazer com que os veículos híbridos ou plug-in recarreguem até 160 km de autonomia em 2 ou 3 minutos.
Paralelamente, a empresa afirma que está nos estágios avançados de desenvolvimento de tecnologias de estado semi-sólido, que trarão melhorias às baterias de veículos elétricos em 40% em 4 anos. Isso será seguido por tecnologias de estado sólido completas, com uma melhoria adicional de 33%, para disponibilizar a faixa alvo de carga de 2 minutos até 2032.
Entenda como funciona a nova bateria da StoreDot
A química da bateria do StoreDot, em essência, substitui o ânodo tradicional de grafite de íons por partículas de silício de tamanho nano, sintetizadas com compostos orgânicos de pequenas moléculas. Isso resulta em um material muito potente que aguenta mudanças de silício, como expansão de volume durante o carregamento da bateria dos carros elétricos, problemas de redução de energia, segurança aprimorada e limitações de capacidade de taxa proeminentes.
Segundo o executivo, o segredo para a recarga de carros elétricos super rápida está em sua integração de composição molecular e nanopartículas, meticulosamente montadas em uma célula de bateria XFC otimizada, atingida ao longo de um processo de desenvolvimento e pesquisa de uma década, usando um aprendizado rigoroso de máquina e ciência de dados com base em IA. As células XFC da empresa estarão disponíveis nos formatos de bolsa e família 4680, os mais utilizados por grande parte dos fabricantes de automóveis globais.