Pesquisadores realizam esforços para que os carros elétricos tenham um carregamento muito menor do que o de um iPhone. Algumas empresas já apresentam tecnologias que tornam possível carregar 90% das baterias dos veículos elétricos em apenas 10 minutos.
Os carros elétricos estão se tornando mais populares, entretanto muitos consumidores ainda ficam com “um pé atrás” em trocar seus carros a combustão por modelos híbridos ou puramente elétricos por conta do tempo de carregamento ser maior do que o abastecimento convencional. Mas já imaginou se o carregamento desses tipos de veículos fosse mais rápido do que o carregamento da bateria de um iPhone? Isso pode estar perto de ser possível e pesquisadores dos Estados Unidos estão correndo contra o tempo para desenvolver uma nova tecnologia.
Bateria de carro elétrico com 90% de carga em até 10 minutos
Um grupo de pesquisadores apresentou recentemente à American Chemical Society (ACS) algumas opções que permitem carregar o carro elétrico em cerca de 10 minutos. Resumindo, tratam-se de métodos de carregamento adaptados para alimentar diversos tipos de baterias de carros elétricos, isto é, são equipamentos próprios para uso em carros.
Desta forma, a bateria do veículo pode chegar a até 90% em apenas 10 minutos, ultrapassando o carregamento de um iPhone. Entretanto, atualmente, ao se recarregar um carro elétrico de forma muito rápida, há a possibilidade de gerar danos irreparáveis na bateria. Desta forma, os fabricantes utilizam diferentes tipos de carregador. Cada um com um tipo de carga.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Os mais rápidos que podemos encontrar no mercado, no exterior, conseguem carregar 80% da bateria de 20 minutos a uma hora, sendo esse um tempo médio de acordo com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Entretanto, além das pesquisas em vigor, a CATL, fornecedora da Tesla, de Elon Musk, planeja lançar até o próximo ano uma nova bateria. Neste caso, o componente poderia ser recarregado a 80% em até 10 minutos, sem danos.
Veja a posição do Brasil neste quesito
Embora o Brasil não conte com carregadores de carros elétricos mais rápidos do que os de iPhone, já existem alternativas para aqueles que optam por esse tipo de veículo. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país conta com mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em atividade.
Também há a rede de carregamento privada das concessionárias de carros elétricos. Desta forma, é possível recarregar o carro sem custo em espaços seguros, ainda com conveniência. O número de pontos de recarga de carros elétricos no estado de São Paulo também está se expandindo.
Por exemplo, o Osten Group, um conglomerado automotivo do mercado premium, comprou 15 BMW i Wallbox Plus na cidade de São Paulo, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba. Há aplicativos específicos para o carregamento de carros elétricos. Um deles é o “Sem Parar”, que incorporou ao seu Super App, um serviço de geolocalização de eletropostos e garante que mapeou mais de 1.120 unidades, em todo o país.
Carregamento sem fio pode ser a solução
O carregamento sem fio pode ser algo fundamental para tornar os carros elétricos mais populares no mercado. Recentemente a Siemens e a Mahle fecharam um acordo para criar projetos. Os esforços das duas empresas gigantes do setor de tecnologia se concentram no avanço de um único padrão para tornar o carregador sem fio menos complexo e mais acessível.
Na prática, o intuito da empresa é desenvolver um hardware e infraestrutura de carregamento que faça com que as duas partes atuem padronizadas para toda a indústria automotiva. De acordo com a Siemens, o carregador sem fio é o futuro do mercado e tornará a vida dos motoristas muito mais fácil.