Pesquisadores realizam esforços para que os carros elétricos tenham um carregamento muito menor do que o de um iPhone. Algumas empresas já apresentam tecnologias que tornam possível carregar 90% das baterias dos veículos elétricos em apenas 10 minutos.
Os carros elétricos estão se tornando mais populares, entretanto muitos consumidores ainda ficam com “um pé atrás” em trocar seus carros a combustão por modelos híbridos ou puramente elétricos por conta do tempo de carregamento ser maior do que o abastecimento convencional. Mas já imaginou se o carregamento desses tipos de veículos fosse mais rápido do que o carregamento da bateria de um iPhone? Isso pode estar perto de ser possível e pesquisadores dos Estados Unidos estão correndo contra o tempo para desenvolver uma nova tecnologia.
Bateria de carro elétrico com 90% de carga em até 10 minutos
Um grupo de pesquisadores apresentou recentemente à American Chemical Society (ACS) algumas opções que permitem carregar o carro elétrico em cerca de 10 minutos. Resumindo, tratam-se de métodos de carregamento adaptados para alimentar diversos tipos de baterias de carros elétricos, isto é, são equipamentos próprios para uso em carros.
Desta forma, a bateria do veículo pode chegar a até 90% em apenas 10 minutos, ultrapassando o carregamento de um iPhone. Entretanto, atualmente, ao se recarregar um carro elétrico de forma muito rápida, há a possibilidade de gerar danos irreparáveis na bateria. Desta forma, os fabricantes utilizam diferentes tipos de carregador. Cada um com um tipo de carga.
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Os mais rápidos que podemos encontrar no mercado, no exterior, conseguem carregar 80% da bateria de 20 minutos a uma hora, sendo esse um tempo médio de acordo com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Entretanto, além das pesquisas em vigor, a CATL, fornecedora da Tesla, de Elon Musk, planeja lançar até o próximo ano uma nova bateria. Neste caso, o componente poderia ser recarregado a 80% em até 10 minutos, sem danos.
Veja a posição do Brasil neste quesito
Embora o Brasil não conte com carregadores de carros elétricos mais rápidos do que os de iPhone, já existem alternativas para aqueles que optam por esse tipo de veículo. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país conta com mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em atividade.
Também há a rede de carregamento privada das concessionárias de carros elétricos. Desta forma, é possível recarregar o carro sem custo em espaços seguros, ainda com conveniência. O número de pontos de recarga de carros elétricos no estado de São Paulo também está se expandindo.
Por exemplo, o Osten Group, um conglomerado automotivo do mercado premium, comprou 15 BMW i Wallbox Plus na cidade de São Paulo, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba. Há aplicativos específicos para o carregamento de carros elétricos. Um deles é o “Sem Parar”, que incorporou ao seu Super App, um serviço de geolocalização de eletropostos e garante que mapeou mais de 1.120 unidades, em todo o país.
Carregamento sem fio pode ser a solução
O carregamento sem fio pode ser algo fundamental para tornar os carros elétricos mais populares no mercado. Recentemente a Siemens e a Mahle fecharam um acordo para criar projetos. Os esforços das duas empresas gigantes do setor de tecnologia se concentram no avanço de um único padrão para tornar o carregador sem fio menos complexo e mais acessível.
Na prática, o intuito da empresa é desenvolver um hardware e infraestrutura de carregamento que faça com que as duas partes atuem padronizadas para toda a indústria automotiva. De acordo com a Siemens, o carregador sem fio é o futuro do mercado e tornará a vida dos motoristas muito mais fácil.
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