As vendas de carros elétricos e híbridos (que inclui nesta lista os híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no Brasil atingirão um novo recorde até o final de 2022.
Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram licenciados 49.245 carros elétricos e híbridos, um aumento de 41% em relação ao ano anterior (34.990). O último mês do ano foi o segundo melhor da série histórica da ABVE (começando em 2012), com 5.587 inscrições, superado apenas por setembro de 2022 (6.391).
Como resultado desses resultados, a frota atual de carros elétricos e híbridos do país é de 126.504, incluindo veículos híbridos e comerciais leves (HEV), veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a bateria (BEV).
Vendas de eletrificados (acumulado de 2022)
Veja abaixo quais foram os números de carros elétricos e híbridos vendidos em 2022:
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiáveis por até R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
· Elétricos: 8.460 (17% de participação)
· Híbridos: 30.439 (62% de participação)
· Híbridos plug-in: 10.348 (21% de participação)
100% elétricos ainda são minoria na lista dos carros elétricos e híbridos
Os veículos elétricos (BEVs) foram o destaque no segmento de eletrificação, com 8.460 licenças no final de 2018, representando 17% dos VEs, com 898 BEVs vendidos apenas em dezembro.
A ABVE destacou a necessidade de novos parques industriais de veículos elétricos e híbridos no Brasil, o que seria benéfico tanto do ponto de vista da geração de empregos quanto da integração tecnológica. Por fim, a entidade destacou a confiança por meio do primeiro discurso do novo governo e seu compromisso com a promoção da economia verde.
Aliás, já fizemos grandes anúncios em 2023 sobre a produção de veículos elétricos, como as montadoras Great Wall Motor e Chery Automobile, sem contar a BYD, que negocia a construção de um complexo para produzir carros, ônibus e baterias no país.
Outro destaque foi a ampliação da oferta de veículos elétricos e híbridos em diversos segmentos no país, passando de 70 modelos em maio para 128 modelos no final de dezembro.
O que são carros elétricos e híbridos
Um carro elétrico é um veículo automotivo para transporte de carga e de pessoas com propulsão elétrica. O termo descreve carros de passeio em geral, mas pode, contudo, também ser entendido para toda a gama de veículos de várias faixas. A abreviatura usual e internacional é EV do inglês Electric Vehicle.
Já um automóvel híbrido é um automóvel que tem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor eléctrico que permite manter o motor de combustão funcionando a baixas rotações, ou em certos momentos não funcionando, e, desse modo, reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Portanto, fica a critério do consumidor escolher quais as opções de carros elétricos e híbridos que mais se encaixa a sua necessidade diária, sempre lembrando que algumas cidades brasileiras ainda não estão aptas para receber esse tipo de tecnologia, sendo necessário o carregamento e abastecimento de outras formas.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.