Romeu Zema fala contra, mas empresas chinesas criam empregos e fábricas de baterias e carros elétricos no Brasil
Não é de hoje que os carros elétricos têm causado burburinho não apenas no mercado automobilístico, mas também em esferas políticas.
Em declaração recente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que possui rede de postos de combustível, não poupou críticas aos elétricos. Segundo ele, a adoção desses veículos seria uma “ameaça aos nossos empregos”.
O embate: baterias importadas X empregos locais
De acordo com Zema, o avanço dos carros elétricos implicaria na importação de baterias e destruição de empregos relacionados à cadeia produtiva dos motores a combustão. Mas, olha só, a realidade é um pouco diferente.
-
Fiat lança SUV produzido em Betim com sete versões diferentes, incluindo híbridas-leves de 12V e esportiva de 185 cv turbo: Pulse 2025 tem opções de câmbio manual, CVT e automático
-
Moto Yamaha por menos de 18 mil reais desafia Honda CG: Factor entrega economia, painel digital e manutenção acessível em 2025
-
5 carros seminovos que são espaçosos e baratos: veja cinco opções ideais para famílias a partir de R$ 30 mil
-
4 carros usados com ótimo custo-benefício em 2025: de sedãs confiáveis a SUVs econômicos, a partir de R$ 59 mil
Empresas chinesas como a BYD e a GWM estão não só investindo em carros elétricos como já possuem fábricas em território nacional. E mais: a BYD já inaugurou uma fábrica de baterias em operação no Brasil desde agosto de 2020.
A crítica do governador entra em contradição ao ignorar que a BYD e a GWM estão criando empregos, ao invés de retirá-los. A produção local de baterias vai aumentar, com mais demanda das montadoras elétricas, gerando ainda mais empregos.
Componentes e manutenção
Zema também tocou no ponto que carros elétricos necessitam de menos manutenção. A visão dele esbarra na realidade do mercado, pois mais de 90% dos carros à venda no Brasil ainda são a combustão.
Peças de reposição continuam sendo produzidas para modelos antigos, garantindo a manutenção de empregos no setor.
A competição aquece no mercado brasileiro
Enquanto isso, no lado dos consumidores, os carros elétricos estão fazendo sucesso. O BYD Dolphin, por exemplo, emplacou mais de 1000 unidades no último mês.
Além dele, modelos como o Ora 03 da GWM e o Peugeot e2008 têm mostrado que o mercado de elétricos é competitivo e tem opções para todos os bolsos.
Polêmicas à parte, uma coisa é certa: os carros elétricos vieram para ficar. Críticas de políticos e empresários não vão mudar o fato de que a indústria está evoluindo e o consumidor está atento a isso. É a tal da roda da evolução, que não para de girar.