Novas tecnologias podem fazer os carros elétricos terem mais economia, enquanto reduzir o tempo de recarga
Hoje, nove entre dez usuários costumam carregar seu carro elétrico no trabalho ou em casa, para aproveitar melhor o período em que o automóvel passa estacionado. Os dados foram divulgados pela General Motors, em um levantamento realizado recentemente.
Em média, as pessoas fazem seu deslocamento por cerca de 40 quilômetros por dia, dessa forma, é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana com carros elétricos mais modernos, que tenham autonomia superior a 400 km. Sendo assim, é ideal que o dono do carro tenha instalado na garagem um carregador tipo wallbox. O carregador permite realizar o carregamento quatro vezes mais rápido do que o veículo teria em uma tomada convencional de 220V.
Como exemplo, o Bolt EV, consegue em apenas uma hroa de recarga no wallbox uma autonomia de até 40km. Dessa forma, o modelo da GM roda, em média, 4610 km no ciclo WLTP ou 416 no ciclo EPA. Isso porque o uso de carros elétricos em trechos urbanos permite que grande parte da energia seja recuperada com a frenagem regenerativa. Em casos excepcionais, quando os donos aproveitam para fazer as recargas no meio do dia, uma grande opção é o carregamento super-rápido para EVs, que costumam ser encontrados em eletro postos de estrada, o que resulta em ganho de alguns minutos para ter uma autonomia extra para continuar o caminho.
-
Volkswagen acaba de apresentar sua nova picape com 286 cavalos, 600 km de autonomia, maior que a Amarok e com caçamba capaz de transportar até 736 kg
-
Mecânico ousa e cria moto equipada com motor V8 de Ferrari; ouça o ronco inacreditável
-
Por menos de R$ 62 mil, carro popular da Fiat continua sendo o mais barato do Brasil e faz 700 km com um único tanque
-
Toyota Corolla Cross GR‑Sport híbrido: SUV com motor 1.8 e tração AWD‑i chega em breve ao Brasil com visual esportivo, tecnologia da Gazoo Racing e pode surpreender consumidores
Além disso, a quantidade de carregadores públicos está crescendo, e você pode consultar a localização deles através de aplicativos específicos, como o Waze ou Plug Share.
Carros elétricos terão cada vez mais autonomia
Recém-apresentado nos EUA, o Blazer EV será lançado em 2023, já contando com um conjunto de plataforma, motor e bateria de última geração. Nomeado de Ultium, ele permitirá adicionar 130 km de autonomia a cada 10 minutos numa estação de carregamento ultrarrápido. Sendo assim, o futuro SUV premium da GM vai rodar até 530 km com uma carga completa, conforme as estimativas do fabricante. Em sua, a autonomia dos carros elétricos está diretamente relacionada à capacidade da bateria, da mesma forma que a de um carro tradicional a combustão está condicionado ao volume do tanque de combustível.
Um exemplo disso é o Bolt EV atual, equipado com uma bateria de 66 kWh, que tem autonomia quase 10% superior do que o modelo anterior, que tinha bateria de 60 kWh. No caso da velocidade para carregamento dos EVs, isso influencia a potência do carregador, a tensão e a corrente da rede elétrica, que é limitado pela capacidade máxima de recarga da bateria do veículo.
Dessa forma, os EVs são considerados mais evoluídos que os carros a combustão ou híbridos, especialmente devido a sua sustentabilidade, por serem zero emissão. Além disso, eles têm a vantagem de ter um menor custo de manutenção e o de rodagem, que chega a ser aproximadamente um quarto do valor de um carro convencional de mesmo porte.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.