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Carro voador usa turbinas a jato, decola verticalmente sem motor elétrico e atinge 350 km/h — empresa planeja produção em massa caso os testes sejam bem-sucedidos

Publicado em 10/07/2025 às 20:33
Carro voador, Axion, Aeronave, Motores, Turbinas a jato
A FusionFlight revela seu carro voador Axion. Crédito da foto: FusionFlight
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Aeronave Axion usa oito microturbinas a jato, alcança 350 km/h e promete revolucionar o transporte pessoal, emergencial e de cargas

A startup americana FusionFlight, com sede no Texas, apresentou um projeto que pode mudar a mobilidade aérea pessoal. Trata-se do Axion, uma aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL) que chama atenção por dispensar motores elétricos e apostar em oito microturbinas a jato.

O veículo é capaz de transportar uma pessoa e promete ser útil em situações de emergência e transporte de cargas.

Equipado com oito motores a jato

O Axion é uma evolução do JetQuad AB6, um drone a jato desenvolvido pela mesma empresa. O novo modelo utiliza oito microturbinas com bicos de vetorização de empuxo.

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Esses motores funcionam com diesel, querosene ou Jet-A, gerando juntos 1.097 Nm de empuxo. Com esse sistema, a aeronave consegue decolar verticalmente, atingir velocidades superiores a 350 km/h e manobrar com agilidade mesmo em áreas estreitas.

Para alimentar os motores, o Axion conta com dois tanques com capacidade total de 113 litros. A autonomia de voo é de até 15 minutos.

O controle pode ser feito de duas formas: manualmente, com dois joysticks assistidos eletronicamente, ou em modo autônomo.

No modo automático, o piloto apenas escolhe o destino em um software e a aeronave gerencia sozinha a decolagem, o trajeto e o pouso.

Flexível e com múltiplas aplicações

A versatilidade é um dos principais destaques do Axion. A aeronave pode funcionar como transporte pessoal, ambulância aérea ou drone para cargas.

No modo de transporte de equipamentos, consegue levar até 80 kg de carga útil. Pode atuar em resgates, transportando kits de suporte à vida em regiões de difícil acesso.

Os motores são distribuídos em pares. Em caso de falha em um deles, os demais continuam funcionando, permitindo um pouso seguro.

Além disso, o Axion é projetado para operar em condições climáticas adversas e em locais onde helicópteros não conseguem pousar.

O formato achatado ajuda a reduzir a resistência do ar e permite mais opções de configuração interna, conforme o uso desejado.

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Produção sob encomenda e testes no fim do ano

A FusionFlight anunciou que o Axion será produzido sob encomenda. O preço inicial está estimado em € 250.000 por unidade.

Apesar do valor elevado, a empresa acredita que o produto pode atrair interessados nos setores de tecnologia, logística e resgate.

O veículo combina velocidade, capacidade de carga e adaptação a diferentes missões.

Os primeiros testes de voo estão previstos para o fim do ano. Caso sejam bem-sucedidos, a produção poderá ser iniciada logo em seguida.

Com informações de Neo Zone.

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Romário Pereira de Carvalho

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