Modelo eVTOL é uma aeronave de pouso e decolagem vertical, totalmente elétrica e, segundo a Embraer, projetada com foco nos usuários, com baixo ruído e que não possui emissões de carbono
A Eve, empresa subsidiária da Embraer, tornou formal o processo que visa obter um certificado de Tipo para o projeto do eVTOL, o modelo de carro voador, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dessa forma, a Eve torna público e oficial o compromisso em demonstrar que cumpre com os padrões técnicos internacionais, bem como com os requisitos de aeronavegabilidade que são obrigatórios para a certificação.
Mais notícias:
- Município em São Paulo está oferecendo mais de 500 vagas em cursos gratuitos para operador, eletricista, mecânico e mais;
- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, a CBMM divulga vagas de emprego em Minas Gerais;
- 370 bolsas de estudo em 18 cursos técnicos, como mecatrônica, eletrotécnica e automação são oferecidas pelo Senai. Inscrições vão até dia 13
Ao contar com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Eve irá continuar a interagir com as principais autoridades aeronáuticas do mundo, com o objetivo de formalizar em breve o processo de validação do certificado, conforme a estratégia global de negócios que a empresa possui.
De acordo com o superintendente de aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, ainda há muito trabalho a ser feito no que diz respeito à regulação, não só no que tange à tecnologia da aeronave, mas também na “definição de todo ecossistema”.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Sobre o carro voador elétrico da Eve
O eVTOL, desenvolvido pela Eve, é uma aeronave de pouso e decolagem vertical, totalmente elétrica. Segundo informado pela Embraer, a aeronave, que foi pensada com foco nos usuários, irá proporcionar um transporte que será confortável, com baixo ruído e nenhuma emissão de carbono.
Conforme informado por Luiz Felipe Valentini, diretor de tecnologia da Eve, o ato de formalizar o processo de certificação do eVTOL é uma etapa muito importante para que seja possível dar continuidade às discussões que já estão sendo realizadas, entre a Eve e a Anac, no que diz respeito à certificação do veículo para mobilidade urbana.
Em dezembro do último ano, a Eve e a Sydney Seaplanes, empresa da Austrália, anunciaram que formariam uma parceria com o objetivo de iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na cidade de Sydney, com uma encomenda inicial de 50 aeronaves, que tem a previsão de ser entregue a partir de 2026.
Embraer e Eve
Embraer S.A. é um conglomerado transnacional brasileiro, fundado em 1969, que fabrica aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte no setor.
A Eve é uma empresa da Embraer que será listada na NYSE por meio de uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition Corp que, por meio da Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM), está preparando os céus para o futuro do voo urbano.