Estudo aponta que manutenção de elétricos após colisões segue em alta, com custos que podem chegar a R$ 31.680
Os carros elétricos, que há pouco tempo eram uma novidade excitante no mercado automotivo, estão agora enfrentando uma fase de maturação. Com o aumento do número desses veículos nas ruas, surge também um novo desafio para os proprietários: os altos custos de manutenção. Um estudo recente realizado pela Mitchell, uma empresa americana especializada no setor automotivo, revelou que os reparos de carros elétricos após colisões são, em média, 20% mais caros do que os de veículos a combustão.
Crescimento na demanda por reparos em veículos elétricos
Conforme mais carros elétricos entram em circulação, a demanda por manutenção também cresce. De acordo com o estudo, a procura por reparos em veículos elétricos danificados por colisões aumentou 2,5% nos Estados Unidos e 3,95% no Canadá durante o segundo trimestre de 2024. Esse aumento ocorre num momento em que a participação de mercado dos elétricos apresentou uma queda de 9,3% no primeiro trimestre de 2024 e 10,2% no terceiro trimestre de 2023 nos EUA.
Custos elevados em comparação aos veículos a combustão
O estudo da Mitchell revelou que os custos médios para reparar um carro elétrico após uma colisão nos Estados Unidos atingiram US$ 5.753 (equivalente a R$ 31.680) no segundo quadrimestre de 2024. No Canadá, o valor foi de 6.534 dólares canadenses (cerca de R$ 26.690). Em contraste, os veículos a combustão apresentaram custos médios de reparo de US$ 4.806 (R$ 26.460) nos EUA e 4.958 dólares canadenses (R$ 20.230) no Canadá.
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Esses números deixam claro que os reparos em carros elétricos foram 20% mais caros nos Estados Unidos e 31% mais caros no Canadá em comparação com veículos a combustão de tamanho semelhante. Essa diferença de custos pode ser atribuída à complexidade tecnológica dos veículos elétricos, que exigem peças e procedimentos mais especializados.
Tesla Model 3 e Model Y lideram em frequência de reparos
Entre as marcas e modelos mais frequentemente envolvidos em reparos após colisões, o Tesla Model 3 e o Model Y lideram, representando metade dos casos registrados. Isso não é surpreendente, considerando a popularidade desses modelos nas estradas americanas e canadenses.
Além dos elétricos puros, a frequência de reparos também aumentou para os híbridos em geral. No entanto, há uma diferença significativa nos custos de manutenção entre os tipos de híbridos. Os híbridos leves, que compartilham mais características técnicas com os veículos a combustão, apresentam custos de reparo semelhantes. Já os híbridos plug-in, mais complexos, têm um custo de manutenção 12,5% superior.