Montadora indiana anuncia planos para lançar o carro elétrico mais barato do mundo, com preço inferior a R$ 10 mil, potencialmente também será o mais barato do segmento de carros elétricos.
Uma renomada marca automobilística, concorrente de gigantes como a Volkswagen, Renault e até mesmo BYD, fez um retorno espetacular ao mercado com o lançamento do carro elétrico mais barato do mundo atualmente. Este modelo promete revolucionar o segmento de carros elétricos, destacando-se como a opção mais econômica disponível.
Novo carro elétrico barato da Tata Motors poderá custar menos de R$ 10 mil
Até então pouco conhecida no ocidente, a Tata Motors ficou bastante famosa em 2008 por dois motivos: a compra da Jaguar Land Rover e o lançamento do Nano, que foi o carro mais barato do mundo durante anos.
O subcompacto custava cerca de 100 mil rúpias, algo em torno de R$ 6.467 hoje, entretanto, logo começou a ter problemas com os casos de incêndio, criando uma má fama que levou a uma queda nas vendas e seu fim em 2018. Entretanto, parece que a Tata tem planos de um retorno do Nano, desta vez como um carro elétrico barato.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Vários sites da Índia como o DNA INDIAN comentaram sobre um possível retorno do Tata Nano, transformando o subcompacto em um carro elétrico barato. Para que isso seja possível, seria necessário mexer na plataforma, suspensão e até mesmo pneus, além de receber um design mais moderno e de acordo com a identidade visual utilizada atualmente pela indiana.
Como ainda são apenas boatos, não há nenhum detalhes sobre motores ou autonomia. Uma especulação é que poderia ser utilizado no carro elétrico a tecnologia Ziptron da fabricante, com uma bateria de íon-lítio de alta densidade, ajudando a ter um conjunto pequeno, entretanto, com uma autonomia entre 250 e 300 km. Este novo modelo para o setor de carros elétricos será uma grande diferença em comparação ao Nano antigo, que possuía um motor de 624cc e dois cilindros, gerando apenas 38 cavalos de potência.
Tata Motors anuncia lançamento de novo carro elétrico popular
A Tata Motors anunciou em 2023 o lançamento de seu Tata Tiago EV, um carro elétrico compacto que pode ser comprado na Índia por um preço inicial de 849 mil rúpias, o equivalente a R$ 56 mil em conversão direta. Esta notícia é importante, visto que desafia a premissa de que os carros elétricos são mais caros que seus equivalentes a combustão.
O modelo entrega duas opções de bateria, sendo elas um pacote de 19 kWh que entrega autonomia de 250 km e um pacote opcional de 24 kWh que expande essa autonomia para até 315 km com uma carga completa. Vale mencionar que a autonomia estimada é calculada pelo Modified Indian Driving Cycle (MIDC), que é conhecido por ter menos precisão em comparação com o ciclo de teste WLTP.
Carro elétrico barato tem autonomia de 160 km
O que faz com que este rumor faça mais sentido é o fato de que a Tata desenvolveu uma versão elétrica do modelo e entregou para Ratan Tata, ex-presidente da marca. É uma unidade feita sob medida para o executivo, com o objetivo de receber algumas opiniões sobre o carro elétrico barato. O modelo tem uma autonomia de apenas 160 km, vindos das baterias de íon-lítio de super polímero, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Na época, a marca afirmou que o modelo oferece a praticidade de um carro de verdade, sem comprometer em nada na busca para entregar um transporte pessoal ecologicamente correto para o consumidor moderno.
Mesmo sem a montadora confirmar seu intuito de produzir o Nano EV para ser um dos carros elétricos mais baratos do mundo, a fabricante estaria conversando com o governo para comprar a fábrica que era da Ford especialmente para produzir o subcompacto. Contudo, como os rumores sobre o subcompacto elétrico existem a um tempo, teremos que esperar para ter certeza que o carro elétrico barato realmente sairá do papel.