1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Carro elétrico inédito chega ao mercado por menos de R$ 57 mil para desbancar modelos da BYD, Renault, VW e FIAT
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Carro elétrico inédito chega ao mercado por menos de R$ 57 mil para desbancar modelos da BYD, Renault, VW e FIAT

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/02/2024 às 22:17
Atualizado em 25/02/2024 às 11:47
Carro elétrico mais barato do mundo pode chegar ao mercado através da Tata Motors
Foto: Carro elétrico/DAll-e

Montadora indiana anuncia planos para lançar o carro elétrico mais barato do mundo, com preço inferior a R$ 10 mil, potencialmente também será o mais barato do segmento de carros elétricos.

Uma renomada marca automobilística, concorrente de gigantes como a Volkswagen, Renault e até mesmo BYD, fez um retorno espetacular ao mercado com o lançamento do carro elétrico mais barato do mundo atualmente. Este modelo promete revolucionar o segmento de carros elétricos, destacando-se como a opção mais econômica disponível.

Novo carro elétrico barato da Tata Motors poderá custar menos de R$ 10 mil

Até então pouco conhecida no ocidente, a Tata Motors ficou bastante famosa em 2008 por dois motivos: a compra da Jaguar Land Rover e o lançamento do Nano, que foi o carro mais barato do mundo durante anos.

O subcompacto custava cerca de 100 mil rúpias, algo em torno de R$ 6.467 hoje, entretanto, logo começou a ter problemas com os casos de incêndio, criando uma má fama que levou a uma queda nas vendas e seu fim em 2018. Entretanto, parece que a Tata tem planos de um retorno do Nano, desta vez como um carro elétrico barato.

Vários sites da Índia como o DNA INDIAN comentaram sobre um possível retorno do Tata Nano, transformando o subcompacto em um carro elétrico barato. Para que isso seja possível, seria necessário mexer na plataforma, suspensão e até mesmo pneus, além de receber um design mais moderno e de acordo com a identidade visual utilizada atualmente pela indiana.

Como ainda são apenas boatos, não há nenhum detalhes sobre motores ou autonomia. Uma especulação é que poderia ser utilizado no carro elétrico a tecnologia Ziptron da fabricante, com uma bateria de íon-lítio de alta densidade, ajudando a ter um conjunto pequeno, entretanto, com uma autonomia entre 250 e 300 km. Este novo modelo para o setor de carros elétricos será uma grande diferença em comparação ao Nano antigo, que possuía um motor de 624cc e dois cilindros, gerando apenas 38 cavalos de potência.

A Tata Motors anunciou em 2023 o lançamento de seu Tata Tiago EV, um carro elétrico compacto que pode ser comprado na Índia por um preço inicial de 849 mil rúpias, o equivalente a R$ 56 mil em conversão direta. Esta notícia é importante, visto que desafia a premissa de que os carros elétricos são mais caros que seus equivalentes a combustão.

O modelo entrega duas opções de bateria, sendo elas um pacote de 19 kWh que entrega autonomia de 250 km e um pacote opcional de 24 kWh que expande essa autonomia para até 315 km com uma carga completa. Vale mencionar que a autonomia estimada é calculada pelo Modified Indian Driving Cycle (MIDC), que é conhecido por ter menos precisão em comparação com o ciclo de teste WLTP.

Carro elétrico barato tem autonomia de 160 km

O que faz com que este rumor faça mais sentido é o fato de que a Tata desenvolveu uma versão elétrica do modelo e entregou para Ratan Tata, ex-presidente da marca. É uma unidade feita sob medida para o executivo, com o objetivo de receber algumas opiniões sobre o carro elétrico barato. O modelo tem uma autonomia de apenas 160 km, vindos das baterias de íon-lítio de super polímero, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Na época, a marca afirmou que o modelo oferece a praticidade de um carro de verdade, sem comprometer em nada na busca para entregar um transporte pessoal ecologicamente correto para o consumidor moderno.

Mesmo sem a montadora confirmar seu intuito de produzir o Nano EV para ser um dos carros elétricos mais baratos do mundo, a fabricante estaria conversando com o governo para comprar a fábrica que era da Ford especialmente para produzir o subcompacto. Contudo, como os rumores sobre o subcompacto elétrico existem a um tempo, teremos que esperar para ter certeza que o carro elétrico barato realmente sairá do papel.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x