Modelo criado por startup espanhola tem filtro de quatro camadas, sensor de queda, ventilação ajustável e app com dados em tempo real.
Um capacete inteligente criado por uma startup espanhola pode mudar a forma como ciclistas e motociclistas enfrentam a poluição das cidades.
Com preço de US$ 935, o novo produto da Zyon possui um sistema de filtragem de ar que promete reter poluentes e vapores enquanto o usuário pedala ou pilota.
Filtro de quatro camadas contra poluição e gases nocivos
O capacete da Zyon tem um filtro patenteado com quatro camadas. A primeira serve para reter água, insetos e partículas maiores.
-
Mais de 30% dos brasileiros vivem sem água e esgoto; engenheiro cria microestação sustentável que trata até 95% do esgoto sem energia elétrica
-
iFood retoma entregas com drone em Aracaju que faz em 1 minuto trajeto que levaria 1 hora por terra, reduzindo percurso de 36 km
-
Com novas regras da Anatel, Starlink poderá oferecer internet via satélite direto no celular no Brasil ainda em 2025
-
O cigarro tem companhia: carne processada é confirmada como cancerígena pela OMS
A segunda combate poeira, alérgenos e partículas finas.
A terceira é feita de carvão ativado e serve para absorver gases nocivos. Por fim, a última camada, de tecido Spunbond, protege a parte de carbono.
Além disso, o capacete conta com um botão que permite alternar entre três modos de ventilação. Isso ajuda a controlar o fluxo de ar de forma personalizada.
A proteção de queixo é modular e pode ser aberta para deixar o vento entrar.
Recursos inteligentes e conectividade com aplicativo
O capacete da Zyon pode se conectar a um aplicativo móvel. Com isso, o usuário é informado sobre a qualidade do ar ao redor e recebe alertas sobre o momento ideal para trocar o filtro.
A troca deve ocorrer entre 1 e 3 meses, dependendo do uso.
Outro recurso interessante é o sensor de queda. Se o capacete detectar um impacto, ele envia um alerta automático para serviços de emergência e contatos cadastrados.
A viseira solar retrátil e a luz traseira com sensor de freio completam os recursos.
A bateria do capacete é recarregável via USB-C e oferece autonomia de até 18 horas com carga completa.
Alta tecnologia e foco na segurança
A estrutura do capacete é leve e feita com fibra. Ele conta com a certificação ECE 22.06 P/J e o Sistema de Proteção contra Impactos Multidirecionais (MIPS), projetado para minimizar os efeitos de impactos rotacionais na cabeça.
Desde a apresentação inicial em 2023, a Zyon afirma ter recebido mais de 4.000 pré-encomendas.
O kit completo inclui a tampa do capacete em cinco cores e seis tamanhos, 12 filtros com validade de um ano, um kit de limpeza e uma bolsa de transporte.
O capacete Zyon é uma novidade de uma startup espanhola e, por enquanto, está sendo vendido via pré-reserva on‑line, com entrega internacional.
Aqui no BRASIL poderia ter uma câmara de video e alertar de assaltos e reconhecimento facial e 190
Quanto custa esse capacete
Bom dia, sem contar que no primeiro uso esses marginais defendidos pelo governo vai enfiar um revólver na nossa cara e levar o capacete e ainda nos deixar com a dívida, lamentável.