1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!
Tempo de leitura 3 min de leitura

Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/10/2022 às 13:26
Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!
Foto: Revista Veja/Reprodução

O uso de Cânhamo Industrial, planta da mesma família da Maconha, pode ser utilizado em diversos setores e destravar milhares de novos empregos.

Desde a flexibilização do consumo e liberação do plantio de maconha em diversos países, a indústria se viu inundada por uma onda verde que vai desde óleos para fins cosméticos e medicinais, até o uso recreativo da erva. A cannabis é matéria-prima para mais de 5 mil produtos em 21 setores diferentes da economia. Apenas a fibra de cânhamo pode ser utilizada nas indústrias têxtil, construção civil, alimentícia, de combustível, isto é, a regulamentação da Cannabis abre espaço para a expansão de vários mercados que podem movimentar muito dinheiro.

Entenda o que é e como o Cânhamo Industrial é produzido

O que é o Cânhamo Industrial? – Reorodução/Youtube

O uso do Cânhamo Industrial pode impactar diretamente na indústria alimentícias, setores petroquímico, têxtil e principalmente no ramo da construção civil, o cânhamo industrial é um produto versátil que pode ser explorado de diversas formas.

Pensando nisso, a Remedri, farmacêutica brasileira com o intuito de gerar qualidade de vida através do acesso a produtos, educação e serviços sobre a cannabis medicinal, apontou dezenas de utilidades para o uso da planta.

A fibra que se obtém dessa planta é de importante valor industrial. Com uma fácil adaptação a situações climáticas extremas, o cânhamo não precisa de pesticidas, é preciso apenas fertilização e reage bem à adubagem.

A técnica para o desenvolvimento de produtos à base do cânhamo industrial é simples e se amplia praticamente sem trabalhos de manutenção, o que é positivo e prático economicamente. Quando legalizado, o cânhamo industrial pode ser utilizado como uma matéria-prima na produção de biocombustíveis, resinas, óleo, têxteis, cerveja, papel, alimentos, plástico, cordas entre outros.

Utilidades do Cânhamo Industrial

A Semente de Cânhamo possui um alto valor nutricional e disponibiliza uma grande quantidade de proteína, tendo todos os 20 aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, ômega-6 e ômega-3. Além disso, a planta da família da Maconha, é rica em fibras, fósforo, ferro, cálcio, potássio, zinco, vitamina E, entre outros.

O Óleo de cânhamo, que é obtido da prensa a frio das sementes, pode ser utilizado na culinária, e pode também ser utilizado para a produção de cosméticos, loções para o corpo, sabonetes, cremes e xampus. Já o tecido de cânhamo pode ser utilizado de todas as formas pela indústria têxtil, ou seja, na produção de roupas, tapetes e cordas.

O Cânhamo Industrial também pode ser utilizado ao lado do algodão, seda e outras fibras, o que o torna versátil e reciclável. A planta da família da Maconha também pode ser utilizada como material para a construção civil, podendo ser utilizadas para a produção de tijolos e material análogo ao concreto, abrindo possibilidades para uma construção sustentável e ecológica. Esses materiais têm como principais benefícios seu isolamento, tendo em vista que são a prova de fogo, auxiliam na captura de carbono e são resistentes a mofo e pragas.

Já existem comprovações de que o cânhamo industrial pode ser utilizado na descontaminação do solo, absorvendo a radiação e metais pesados do solo, incluindo chumbo, zinco, arsênio e cádmio.

Mercado brasileiro

Em 2006, a atual Lei de Drogas permitiu o plantio da maconha para fins medicinais. Em 2011, o STF reconheceu a legitimidade da Marcha da Maconha e em 2014 foi aprovado o uso de canabidiol para tratamento de epilepsia.

Em 2021, a Anvisa aprovou mais produtos à base de cannabis para outras patologias. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), a estimativa é que a indústria atraia investimentos de US$ 30 bilhões e gerar 300 mil empregos dentro de dez anos, estando US$ 15 bilhões destes concentrados no setor medicinal.

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos