1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!
Tempo de leitura 3 min de leitura

Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/10/2022 às 13:26
Cânhamo, planta da mesma família da maconha, pode revolucionar a indústria nos segmentos de construção civil, agricultura, meio ambiente, entre outros!
Foto: Revista Veja/Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O uso de Cânhamo Industrial, planta da mesma família da Maconha, pode ser utilizado em diversos setores e destravar milhares de novos empregos.

Desde a flexibilização do consumo e liberação do plantio de maconha em diversos países, a indústria se viu inundada por uma onda verde que vai desde óleos para fins cosméticos e medicinais, até o uso recreativo da erva. A cannabis é matéria-prima para mais de 5 mil produtos em 21 setores diferentes da economia. Apenas a fibra de cânhamo pode ser utilizada nas indústrias têxtil, construção civil, alimentícia, de combustível, isto é, a regulamentação da Cannabis abre espaço para a expansão de vários mercados que podem movimentar muito dinheiro.

Entenda o que é e como o Cânhamo Industrial é produzido

YouTube Video
O que é o Cânhamo Industrial? – Reorodução/Youtube

O uso do Cânhamo Industrial pode impactar diretamente na indústria alimentícias, setores petroquímico, têxtil e principalmente no ramo da construção civil, o cânhamo industrial é um produto versátil que pode ser explorado de diversas formas.

Pensando nisso, a Remedri, farmacêutica brasileira com o intuito de gerar qualidade de vida através do acesso a produtos, educação e serviços sobre a cannabis medicinal, apontou dezenas de utilidades para o uso da planta.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A fibra que se obtém dessa planta é de importante valor industrial. Com uma fácil adaptação a situações climáticas extremas, o cânhamo não precisa de pesticidas, é preciso apenas fertilização e reage bem à adubagem.

A técnica para o desenvolvimento de produtos à base do cânhamo industrial é simples e se amplia praticamente sem trabalhos de manutenção, o que é positivo e prático economicamente. Quando legalizado, o cânhamo industrial pode ser utilizado como uma matéria-prima na produção de biocombustíveis, resinas, óleo, têxteis, cerveja, papel, alimentos, plástico, cordas entre outros.

Utilidades do Cânhamo Industrial

A Semente de Cânhamo possui um alto valor nutricional e disponibiliza uma grande quantidade de proteína, tendo todos os 20 aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, ômega-6 e ômega-3. Além disso, a planta da família da Maconha, é rica em fibras, fósforo, ferro, cálcio, potássio, zinco, vitamina E, entre outros.

O Óleo de cânhamo, que é obtido da prensa a frio das sementes, pode ser utilizado na culinária, e pode também ser utilizado para a produção de cosméticos, loções para o corpo, sabonetes, cremes e xampus. Já o tecido de cânhamo pode ser utilizado de todas as formas pela indústria têxtil, ou seja, na produção de roupas, tapetes e cordas.

O Cânhamo Industrial também pode ser utilizado ao lado do algodão, seda e outras fibras, o que o torna versátil e reciclável. A planta da família da Maconha também pode ser utilizada como material para a construção civil, podendo ser utilizadas para a produção de tijolos e material análogo ao concreto, abrindo possibilidades para uma construção sustentável e ecológica. Esses materiais têm como principais benefícios seu isolamento, tendo em vista que são a prova de fogo, auxiliam na captura de carbono e são resistentes a mofo e pragas.

Já existem comprovações de que o cânhamo industrial pode ser utilizado na descontaminação do solo, absorvendo a radiação e metais pesados do solo, incluindo chumbo, zinco, arsênio e cádmio.

Mercado brasileiro

Em 2006, a atual Lei de Drogas permitiu o plantio da maconha para fins medicinais. Em 2011, o STF reconheceu a legitimidade da Marcha da Maconha e em 2014 foi aprovado o uso de canabidiol para tratamento de epilepsia.

Em 2021, a Anvisa aprovou mais produtos à base de cannabis para outras patologias. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), a estimativa é que a indústria atraia investimentos de US$ 30 bilhões e gerar 300 mil empregos dentro de dez anos, estando US$ 15 bilhões destes concentrados no setor medicinal.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos