1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / CANAL DO SUEZ: o majestoso canal do Egito que divide o deserto e movimenta BILHÕES DE DÓLARES
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

CANAL DO SUEZ: o majestoso canal do Egito que divide o deserto e movimenta BILHÕES DE DÓLARES

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/06/2024 às 20:31
hidrovia, canal, canal de suez
Foto: Canva
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

A hidrovia é uma verdadeira maravilha da engenharia que conecta o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, revolucionando o transporte marítimo

O Canal de Suez, uma impressionante hidrovia artificial de 193 km de extensão, corta o Egito ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Inaugurado em 1869, esse canal é crucial para o comércio global, permitindo a passagem de centenas de navios diariamente entre a Europa e a Ásia, sem a necessidade de contornar o continente africano, o que reduziria consideravelmente o tempo de viagem. Responsável por cerca de 14% do transporte mundial de mercadorias, o Canal de Suez é uma das obras de engenharia mais importantes já realizadas pela humanidade, de acordo com o vídeo do canal Construction Time.

A História do Canal de Suez

Localizada na Península do Sinai, no Egito, a hidrovia do Canal de Suez foi idealizada há mais de 3.800 anos, durante o reinado de faraós que buscavam facilitar a travessia de barcos. No entanto, o projeto moderno do canal só começou a tomar forma no final do século XVIII, durante a expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito. Napoleão acreditava que a criação de um canal controlado pelos franceses no istmo de Suez causaria problemas comerciais para os britânicos, dominadores do comércio marítimo pela África do Sul.

Conheça melhor o Canal de Suez

YouTube Video

Os estudos para o plano de Napoleão começaram em 1799, mas um erro na medição dos níveis do Mar Mediterrâneo e do Mar Vermelho interrompeu a construção. Somente em 1859, sob a liderança do diplomata e engenheiro francês Ferdinand de Lesseps, o projeto de construção do Canal de Suez foi oficialmente iniciado. A obra envolveu a remoção de 2.613 milhões de pés cúbicos de terra, sendo 600 milhões por escavação e 2.013 milhões por dragagem.

Canal do Suez: uma obra muito mais difícil do que se imaginava

A construção do Canal de Suez não foi uma tarefa fácil. Inicialmente, o trabalho foi realizado por trabalhadores forçados, até que a escravidão foi abolida em 1863. Isso obrigou a introdução de dragas a vapor e movidas a carvão para continuar a construção. As margens do canal foram construídas com argila extraída do fundo do Lago Manzala, formando blocos que foram deixados para secar ao sol, criando uma estrutura sólida e firme.

O canal, com 60 a 90 metros de largura na superfície e 21 metros de largura no fundo, foi projetado para não ter eclusas, devido ao terreno plano e à pequena diferença de nível do mar entre as extremidades. A ausência de eclusas permitiu uma navegação contínua, facilitando o trânsito marítimo.

YouTube Video

Importância estratégica e econômica da hidrovia

Desde sua inauguração, o Canal de Suez tem sido uma rota essencial para o comércio global. Em 2021, a hidrovia gerou uma receita recorde de 6,3 bilhões de dólares, apesar do bloqueio histórico causado pelo navio porta-contêiner Ever Given, que ficou encalhado em março do mesmo ano. Esse incidente reforçou a importância estratégica do canal, demonstrando como sua obstrução pode impactar negativamente a economia global.

Para se manter competitivo, especialmente em relação ao Canal do Panamá, a Autoridade do Canal de Suez anunciou em 2014 um plano de expansão. Este projeto incluiu a criação de uma nova faixa paralela de 72 km, permitindo o tráfego em mão dupla e reduzindo o tempo de trânsito de 18 para 11 horas. A capacidade do canal aumentou para 97 navios por dia, dobrando sua capacidade anterior.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
anne hetzona
anne hetzona
17/02/2025 11:22

ameiii hello uhul ebaaa

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x