A Canadian Solar fechou um financiamento com os bancos Itaú BBA e BTG Pactual no valor de R$ 500 milhões para investir na construção de novos projetos de energia solar no país
Na manhã do dia 27 de julho, a geradora de energia solar sino-canadense, Canadian Solar, anunciou que garantiu um financiamento de R$ 500 milhões de dois bancos brasileiros para a construção e desenvolvimento de projetos em energia solar no Brasil. Segundo o comunicado da empresa, o financiamento com os bancos Itaú BBA e BTG Pactual financiará até 70% das contribuições de capital da Canadian Solar em um subconjunto de sua carteira de projetos no país.
Leia também
Canadian Solar possui 480 MWp de energia renovável em operação
A empresa abriu um escritório em território brasileiro em 2013 e de lá para cá ganhou uma série de leilões privados e projetos. Sua carteira de pedidos e pipeline de projetos de energia solar no Brasil já somam aproximadamente 3 GWp, com 480 MWp já em operação, outros 483 MWp já em construção e 2 GWp adicionais estão em desenvolvimento com contratos de compra de energia.
Ao total, a empresa já realizou a construção e desenvolvimento de mais de 5,7 GWp em cerca de 20 países. O desenvolvedor do projeto e fabricante de energia solar afirmou em seu comunicado que o financiamento poderá apoiar um plano para estabelecer um veículo de capital aberto no Brasil, conhecido como Fundos de Investimento em Participações-Infraestrutura ou FIP-IE.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
A demanda de módulos de energia solar do Brasil alcançou a marca de 5 GW no ano passado, com os fabricantes de módulos domésticos chegando a apenas 3,8% do mercado, enviando cerca de 190 MW de módulos. A Canadian Solar possui uma fábrica de módulos de energia solar próximo à São Paulo com uma capacidade de produção anual de 380 MW.
Executivo da empresa se pronuncia
De acordo com o presidente e CEO da Canadian Solar, Shawn Qu, a empresa está grata e satisfeita por colaborar novamente com a BTG Pactual e Itaú BBA para o financiamento da construção de mais projetos de energia solar no Brasil.
Com essa linha, a Canadian Solar poderá impulsionar ainda mais sua contribuição de capital para a construção de projetos no Brasil e monetizá-los pós-COD com avaliações atrativas, enquanto mantem a opção de reter propriedade significativa a longo prazo.
A empresa está ansiosa para executar seu grande acúmulo e pipeline de projetos de energia solar no país, e apoiar as metas de segurança energética e energia renovável do país.
Canadian Solar assina contrato de 12 anos com BTG Pactual
Em novembro do ano passado, a Canadian Solar fechou um contrato de compra de energia de 12 anos com um dos maiores bancos de financiamento da América Latina, BTG Pactual.
Pelos termos do acordo, a empresa fornecerá energia solar a partir de uma construção de vários projetos no estado de MG e que terão capacidade de 170 MW. A empresa também garantiu um PPA de 15 anos da fornecedora de energia solar Furnas, uma subsidiária Eletrobas, para qual fornecerá uma energia total de 692 MW.