1. Início
  2. / Indústria
  3. / Canadense Sigma Lithium é destaque na mineração pelas práticas ESG, chega ao Brasil para promover sustentabilidade e investir em transportes elétricos, além de gerar mais de 500 empregos em Minas Gerais
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Canadense Sigma Lithium é destaque na mineração pelas práticas ESG, chega ao Brasil para promover sustentabilidade e investir em transportes elétricos, além de gerar mais de 500 empregos em Minas Gerais

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 26/06/2022 às 17:43
A companhia Sigma Lithium vem revolucionando o setor da mineração com as práticas ESG presentes em toda a cadeia produtiva e investe no mercado da sustentabilidade nos transportes elétricos, chegando ao Brasil trazendo o foco no segmento ambiental.
Foto: Sigma Lithium
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A companhia Sigma Lithium vem revolucionando o setor da mineração com as práticas ESG presentes em toda a cadeia produtiva e investe no mercado da sustentabilidade nos transportes elétricos, chegando ao Brasil trazendo o foco no segmento ambiental.

A empresa Sigma Lithium é o grande destaque no setor da mineração sustentável, uma vez que desenvolveu um sistema de produção totalmente adequado às práticas ESG. Dessa forma, até esse domingo, (26/06), a empresa não só utiliza a sustentabilidade na sua produção de lítio, como também contribui para o mercado da eletrificação internacional dos transportes com a comercialização do lítio para a produção de baterias e a utilização dos equipamentos em veículos elétricos, chegando agora ao Brasil para trazer seus ideais para o país.

Mineração com práticas ESG é possível e a companhia Sigma Lithium une os dois mundos e agora investe no segmento ambiental no território nacional

O setor da mineração ainda é um dos principais responsáveis pelos grandes impactos ambientais no território brasileiro, mas nos últimos anos, as empresas vêm buscando cada vez mais novas alternativas de sustentabilidade para o segmento. É o caso da companhia Sigma Lithium, uma das maiores produtoras de lítio do mundo e que, atualmente, é o grande destaque internacional pela adoção das práticas ESG em sua cadeia de produção e beneficiamento do minério, garantindo mais compromisso ambiental nas operações. 

Agora, a empresa chega ao Brasil para trazer a mineração ESG e está construindo, em Minas Gerais, uma operação de mineração de lítio de rocha dura, componente essencial das baterias utilizadas nos veículos elétricos.

O projeto levou o nome de Grota do Cirilo e é a mais nova aposta da companhia na mineração brasileira, visando trazer a sustentabilidade para o setor no país. Além disso, o empreendimento pretende gerar 500 empregos diretos e 6.000 indiretos na região, além de 888 milhões de reais em arrecadação de royalties pelos próximos 15 anos.

E a principal característica de sustentabilidade e práticas ESG na mina de exploração do minério é o abastecimento energético da empresa, que será feito de forma integral por meio de fontes renováveis. Dessa forma, será utilizada uma fonte hídrica e limpa localizada há 50 quilômetros do projeto de mineração.

Ademais, a Sigma Lithium reforça que toda a água utilizada no processo de produção de energia será reutilizada, como forma de garantir mais sustentabilidade no abastecimento, sendo 90% de reaproveitamento e 10% perdidos por evaporação.

Sigma Lithium pretende utilizar práticas ESG para investir no mercado da eletrificação dos transportes com a produção de lítio para baterias

Além das práticas ESG na cadeia de produção de lítio em Minas Gerais, a Sima Lithium já fechou parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais para oferecer um curso de quatro semestres na área de mineração, cujo objetivo principal é capacitar colaboradores locais para trabalhar no projeto. Dessa forma, a empresa não só investe na sustentabilidade, mas também busca apoiar causas sociais. 

E o grande foco da companhia com toda essa cadeia de produção de lítio é o mercado internacional de transportes, mais especificamente os veículos elétricos que utilizam baterias com o material.

Assim, Ana Cabral-Gardner, co-CEO da companhia, reforça o compromisso da empresa com o setor de transportes elétricos e diz: “Esse consumidor demanda neutralidade em carbono. É contraintuitivo comprar um carro para descarbonizar o meio ambiente, se você está queimando carvão para produzir lítio.”

A questão da sustentabilidade nos transportes ainda é o grande desafio do mercado internacional e, com sua produção ESG de lítio, a empresa pretende dinamizar o cenário com novos olhares para a utilização do material para a fabricação de veículos elétricos em todo o mundo.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos