Se você é apaixonado por caminhões e tecnologia, prepare-se para uma viagem no tempo e no espaço com a incrível história dos caminhões Tatra, que estão chegando com tudo no Brasil.
Os caminhões Tatra são fabricados por uma das marcas automotivas mais antigas e inovadoras do mundo. Fundada no século XIX por Ignatz Schustala, um empresário checo-alemão, a Tatra começou com carruagens e vagões antes de se aventurar nos veículos ferroviários e automóveis. E foi assim que nasceram os primeiros caminhões brutos no Brasil!
Desde o início, a Tatra inovou com o T11, um compacto equipado com motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar e um chassi que ficou conhecido como “espinha dorsal”. Esse design inovador serviu de base para praticamente todos os produtos futuros da empresa, incluindo os primeiros caminhões Tatra T23 e T24 lançados em 1926.
Tatra desenvolveu o modelo T81
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Tatra desenvolveu o modelo T81, um caminhão pesado com tração 6×4 e um motor V8 diesel de 12,5 litros, que logo se tornou essencial para as operações militares alemãs. Mais tarde, o T111, lançado em 1942, mostrou ser um veículo vital durante e após a guerra, com sua tração 6×4 ou 6×6 e capacidade de carga de 22 toneladas.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O T111 foi construído para enfrentar condições extremas, desde os invernos rigorosos da Europa até os desertos áridos do norte da África. Seu motor V12 refrigerado a ar eliminava os problemas de arrefecimento e congelamento comuns em outros veículos, tornando-o extremamente confiável e robusto.
Após a guerra, a Tatra continuou a inovar com modelos como o T138 em 1959 e o T813 em 1967. Este último era famoso por sua versatilidade e capacidade off-road, disponível com tração 4×4, 6×6 e 8×8, se destacando tanto no uso civil quanto militar.
Caminhões Tatra no Brasil
Com a revolução de veludo em 1989 e a subsequente divisão da Checoslováquia em 1992, a Tatra manteve sua produção de caminhões, descontinuando a fabricação de carros nos anos 90. Em 2011, a Tatra formou uma parceria com o grupo norte-americano Paccar, trazendo novas oportunidades e mercados.
Em 2023, a Tatra Bras, um grupo brasileiro, começou a importar caminhões militares da Tatra para a América Latina. E a expectativa é que esses caminhões brutos no Brasil logo estejam disponíveis também para o mercado civil. Com sua robustez e tecnologia avançada, será que eles vão conquistar nossas estradas?