1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Câmara aprova a doação de créditos de energia solar para hospitais
Tempo de leitura 2 min de leitura

Câmara aprova a doação de créditos de energia solar para hospitais

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 31/03/2021 às 17:52
energia solar
Imagem de Adolfo Cj por Pixabay

A Câmara dos Deputados teve uma votação muito importante nesta quarta-feira. Os deputados aprovaram uma PL onde permite que os minigeradores e micro geradores de energia solar doar o excesso de créditos de energia para as atividades essenciais. 

Créditos de energia solar

A ação possibilitará que os hospitais gastem menos com energia elétrica, ajudando no corte de custos e aumento da capacidade de atendimento. Porém, como é doação, a outr parte doadora não terá nenhuma recompensa em troca pela doação dos créditos de energia solar. 

Proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados 

A proposta que foi aprovada na Câmara foi apresentada pelos deputados Franco Cartafina (PP-MG) e Lucas Redecker (PSDB-RS. Agora, as concessionarias e permissionárias de energias terão que dispoibilizar um mecanismo claro e visível para a doação de crédigos de energia. 

Veja também: R$ 104,8 milhões serão investidos pelo Governo de Santa Catarina no agronegócio

Com a redução da atividade econômica decorrente da pandemia, é razoável supor que muitos consumidores dotados de sistemas de micro e minigeração distribuída tenham acumulado volume expressivo de créditos de energia, resultado do período de geração superior ao consumo”, argumentaram os deputados na apresentação do projeto. 

Como funciona o credito de energia solar

O crédito de energia solar funciona quando o minigerador ou micro gerador coloca mais energia na rede do que ela pode usar. Com isso, a energia pode ser armazenada para ser consumida nos próximos meses.

Veja também: Microsoft oferece 50 mil vagas de emprego e estende cursos gratuitos e certificações digitais de requalificação

Agora, os créditos poderão ser doados por eles para hospitais. Dessa forma, os custos para a manutenção irão cair bastante. Por conta do aumento do número de internados, a quantidade de energia gasta disparou para hospitais. Com o avanço da pandemia, algumas ações para desafogar física e financeiramente os hospitais estão sendo tomadas.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos