A Câmara dos Deputados teve uma votação muito importante nesta quarta-feira. Os deputados aprovaram uma PL onde permite que os minigeradores e micro geradores de energia solar doar o excesso de créditos de energia para as atividades essenciais.
Créditos de energia solar
A ação possibilitará que os hospitais gastem menos com energia elétrica, ajudando no corte de custos e aumento da capacidade de atendimento. Porém, como é doação, a outr parte doadora não terá nenhuma recompensa em troca pela doação dos créditos de energia solar.
Proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados
A proposta que foi aprovada na Câmara foi apresentada pelos deputados Franco Cartafina (PP-MG) e Lucas Redecker (PSDB-RS. Agora, as concessionarias e permissionárias de energias terão que dispoibilizar um mecanismo claro e visível para a doação de crédigos de energia.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Veja também: R$ 104,8 milhões serão investidos pelo Governo de Santa Catarina no agronegócio
”Com a redução da atividade econômica decorrente da pandemia, é razoável supor que muitos consumidores dotados de sistemas de micro e minigeração distribuída tenham acumulado volume expressivo de créditos de energia, resultado do período de geração superior ao consumo”, argumentaram os deputados na apresentação do projeto.
Como funciona o credito de energia solar
O crédito de energia solar funciona quando o minigerador ou micro gerador coloca mais energia na rede do que ela pode usar. Com isso, a energia pode ser armazenada para ser consumida nos próximos meses.
Veja também: Microsoft oferece 50 mil vagas de emprego e estende cursos gratuitos e certificações digitais de requalificação
Agora, os créditos poderão ser doados por eles para hospitais. Dessa forma, os custos para a manutenção irão cair bastante. Por conta do aumento do número de internados, a quantidade de energia gasta disparou para hospitais. Com o avanço da pandemia, algumas ações para desafogar física e financeiramente os hospitais estão sendo tomadas.