Inmetro revela dados do consumo do híbrido plug-in, destacando a superioridade do sedan chinês BYD King
O BYD King, sedã chinês lançado oficialmente no Brasil em junho deste ano, já está disponível em duas versões. Com preços a partir de R$ 175.800 na configuração GL e R$ 187.800 na topo de linha GS, o modelo tem despertado a curiosidade do mercado. A novidade mais recente é a divulgação do consumo do híbrido plug-in pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que confirma a eficiência energética do veículo, de acordo com o site Auto Esporte.
Consumo imbatível
O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) apresentou dois cenários de medição de consumo para o BYD King. Quando operando com os motores a combustão e elétrico simultaneamente, o King registra impressionantes 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada. A versão topo de linha alcança 43,3 km/l e 32,7 km/l, respectivamente. Em comparação, o Toyota Corolla, seu principal concorrente, faz 12,8 km/l em ciclo urbano e 11,1 km/l em rodoviário com etanol, e 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. Esses números destacam a superioridade do sedã chinês em termos de economia de combustível.
Eficiência do BYD King em diferentes modos
Considerando apenas o motor a gasolina, o BYD King mantém um bom desempenho. A versão de entrada percorre 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, enquanto a configuração mais cara atinge 16,8 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. No modo elétrico, a autonomia também varia: 32 km na versão GL e 80 km na GS. Esses números são ligeiramente inferiores aos declarados na China, de 55 km e 105 km, respectivamente, devido a variações nas baterias e potências entre as versões disponíveis.
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Equipado com um motor 1.5 aspirado a gasolina de ciclo Miller e motores elétricos, o BYD King oferece uma potência combinada de 209 cv na versão de entrada e 235 cv na topo de linha, igual ao modelo Song Plus. As opções de baterias Blade, de 8,3 kWh ou 18,3 kWh, também diferem entre as versões, impactando a autonomia e o desempenho.
Dimensões, equipamentos e espaço interno do sedã BYD King
Com 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos, o BYD King oferece um porta-malas de 450 litros, ligeiramente inferior aos 470 litros do rival japonês. No interior, o sedã segue a linha dos outros modelos da BYD, com um design moderno e um pacote completo de equipamentos.
A versão GL vem equipada com baterias de 8,3 kWh, seis airbags, central multimídia de 12,8″ com conexão Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 8,8″, carregador de celular por indução, sistema de som com seis alto-falantes, volante multifuncional, freio de estacionamento eletrônico, câmera 360°, abertura sem chave (NFC), banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições, sensores de estacionamento frontais e traseiros, wi-fi integrado e quatro portas USB do tipo A (2 frontais e 2 traseiras).
Já a versão GS adiciona baterias de 18,3 kWh, ajuste elétrico do banco do passageiro, sistema de som com oito alto-falantes, faróis dianteiros com luz diurna integrada, luzes internas ambientes e ar-condicionado de duas zonas, garantindo ainda mais conforto e tecnologia aos ocupantes.