BYD King chegou há pouco tempo e já está dominando o segmento de sedãs. Modelo chinês possui grandes diferenciais e deixa rival Toyota Corolla “comendo poeira”.
Quando a montadora chinesa BYD lançou o BYD King no mercado automotivo brasileiro, ficou claro que seu principal concorrente seria o Toyota Corolla Altis. No último mês de julho, apenas o segundo mês do sedã no mercado, o BYD King já superou o concorrente em números de vendas. No total, foram vendidas 593 unidades, sendo 571 da versão GS e 22 da versão GL.
Diferenças entre o Corolla e o BYD King
O Toyota Corolla Altis híbrido somou 348 unidades emplacadas. O sedã é vendido em duas versões, sendo elas a Altis, por R$ 187.790, e Altis Premium, vendida por R$ 198.890, assim como o BYD King na GL (R$ 175.800) e GS (R$ 187.800). É importante mencionar que o BYD King rivaliza até o momento apenas com a versão híbrida do Toyota Corolla, que não é híbrida plug-in como o modelo chinês.
O Toyota Corolla híbrido é o que chamamos atualmente de híbrido pleno (HEV). Nesta configuração, o sedã recebe um motor a combustão 1.8 aspirado flex de 101 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque, aliado ao motor elétrico de 72 cv, o qual é abastecido por uma bateria de 1,3 kWh. Esta bateria não necessita de recarregamento externo, mas não oferece autonomia mínima apenas no modo elétrico.
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Já o BYD King é conhecido como PHEV, visto que é um veículo que conta com um conjunto híbrido, que precisa de recarga externa para as baterias de 8,3 kWh e 18,3 kWh, as quais ofertam 32 km e 80 km de autonomia nas versões GL e GS, respectivamente.
BYD King entrega até 26 km de autonomia com apenas um litro
O sedã chinês, em sua versão mais cara GS, vem equipado com um motor 1.5 a gasolina de 110 cv, combinado com conjunto elétrico, um motor como gerador e outro como tração. Juntos, eles podem entregar até 235 cv de potência.
Já a versão mais básica pode chegar aos 209 cv de potência. Atuando com o sistema híbrido, o BYD King pode chegar aos 26 km/l. Porém, segundo o Inmetro, sem o auxílio do conjunto elétrico, a situação do rival do Toyota Corolla muda.
O King GL consegue atingir 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l no rodoviário usando gasolina. Já a versão GS atinge 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Já o rival Toyota Corolla Altis e Altis Premium consegue atingir 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada usando etanol e 18,55 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada usando gasolina.
O Toyota Corolla conta com um tanque de combustível de 43 litros, garantindo uma autonomia de até 795 km com um abastecimento, enquanto o do King possui 48 litros e oferta até 806 km com apenas um tanque.
Conheça um pouco sobre o sedã chinês
Falando do tamanho do modelo, o BYD King conta com 4.780 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.710 mm de entre-eixos, números bem parecidos com seu rival japonês.
No visual, o sedã conta com uma pegada bem mais esportiva que o Toyota Corolla. Na dianteira, os faróis são bem afilados e possuem uma faixa de led que une o par, semelhante ao visto no BYD Dolphin. Na traseira, o sedã também possui uma faixa de led que interliga as lanternas.
No interior do veículo, os bancos são em tons claros, há iluminação ambiente em led e seletor de posição da transmissão, além de uma tela multimídia giratória de 15,6 polegadas e um cluster digital de 8,8 polegadas.