Novo BYD hatch elétrico e2 tem preço reduzido no mercado automotivo e agora custa menos que um Fiat Mobi. O BYD e2 custa algo equivalente a R$ 62 mil em conversão direta e promete acabar com as vendas das rivais.
A guerra dos preços na China não para. Após deixar o Dolphin, Yuan Plus e Dolphin Mini mais baratos, agora a BYD se superou. O hatch elétrico de entrada e2 teve seu preço cortado em 12.900 yuan, algo em torno de R$ 8.931, alcançando competitivos R$ 62.241 (89.900 yuan). Este é o primeiro carro elétrico da BYD vendido por menos de 100 mil yuans no mercado automotivo, ou seja, cerca de R$ 70 mil.
Sendo vendido exclusivamente no mercado automotivo da China, o BYD e2 antes custava R$ 71.213 (102.800 yuan), contudo teve seu preço derrubado a um patamar abaixo do que custa um Toyota Corolla usado de dez anos por lá. Desta forma, se fosse vendido no Brasil, em conversão direta, seria mais barato que um Fiat Mobi ou um Renault Kwid, que atualmente são os mais baratos do Brasil.
Com porte semelhante ao BYD Dolphin, contudo com um estilo bem menos exótico, o BYD e2 é comercializado principalmente para empresas. O modelo é equipado com motor elétrico dianteiro de apenas 94 cavalos e baterias do tipo LFP Blade que podem fazer o BYD hatch elétrico e2 rodar até 405 km, de acordo com o ciclo chinês, que é muito otimista.
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Sendo comercializado em versão única, o novo rival do Fiat Mobi no mercado automotivo vem bem equipado, contando com bancos revestidos em couro, central multimídia rotativa, painel de instrumentos totalmente digital, chave presencial, faróis e lanternas traseiras em LED, ar-condicionado digital de uma zona, entre outros itens.
Detalhes do design do Hatch elétrico BYD e2
Ao contrário do Dolphin, o BYD hatch elétrico e2 é um carro de estilo bem conservador. O modelo tem frente com desenho genérico, onde os faróis parecem de modelos da Audi, contudo conectados por uma barra preta. As rodas de liga leve são pequenas e os arcos de roda são marcados por um forte vinco. Já a traseira conta com as típicas lanternas interligadas da marca chinesa.
Desenvolvido a princípio para os serviços de táxi e aplicativos de transporte, o rival do Fiat Mobi conta com base na nova arquitetura elétrica e-Platform 3.0, contando com 4,26 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,61 metros de distância entre-eixos (20mm a mais que o modelo anterior).
O novo BYD e2 é vendido em três versões: Standard, Comfort e Top. A versão Standard é a mais básica, contudo ainda vem equipada com vários equipamentos de série, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, sistema de som com rádio AM/FM, Bluetooth, entre outros.
Novo rival do Fiat Mobi no mercado automotivo entrega 95 cavalos
O motor síncrono de ímã permanente do BYD hatch elétrico e2 gera 70 kW, o equivalente a 95 cavalos de potência e um torque de 18,3 kgfm, o suficiente para entregar uma aceleração de 0 a 50 km/h em apenas 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 130 km/h.
O carro elétrico da BYD, mais barato que Fiat Mobi no mercado automotivo, é alimentado por um conjunto de baterias de fosfato-lítio-ferro com uma capacidade de 43,2 kWh e conta com autonomia de 405 km, como citado anteriormente.
O BYD e2 pode ser carregado em uma tomada comum em cerca de 8 horas, ou em uma estação de carregamento rápido de aproximadamente 40 minutos.