1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BYD, gigante no segmento de veículos elétricos, estava com planos para adquirir uma fábrica da Ford na Alemanha, mas desistiu e agora demonstra ter novos planos para a expansão do negócio
Tempo de leitura 3 min de leitura

BYD, gigante no segmento de veículos elétricos, estava com planos para adquirir uma fábrica da Ford na Alemanha, mas desistiu e agora demonstra ter novos planos para a expansão do negócio

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 11/02/2023 às 04:57
Com uma fábrica da Ford prestes a ficar vazia na Alemanha, a BYD, assim como diversas outras empresas, viram uma oportunidade de entrar no mercado europeu. No entanto, em novas atualizações, o negócio chinês parece ter aberto mão da disputa ao encontrar planos mais práticos para a expansão.
Fonte: Seu Crédito Digital

Com uma fábrica da Ford prestes a ficar vazia na Alemanha, a BYD, assim como diversas outras empresas, viram uma oportunidade de entrar no mercado europeu. No entanto, em novas atualizações, o negócio chinês parece ter aberto mão da disputa ao encontrar planos mais práticos para a expansão.

Segundo as notícias divulgadas, uma fábrica da Ford estava planejando fechar as portas em 2023. O espaço, localizado na Alemanha, gerou o interesse em muitas empresas, que viram esta oportunidade como a chance perfeita para começar a expansão no continente europeu, iniciando uma disputa pela conquista. Quem também entrou na batalha foi a BYD, empresa do ramo de veículos elétricos, mas pouco tempo depois foi noticiado que ela abriu mão da fábrica e já tinha outros planos, facilitando a disputa entre as empresas que ainda queriam o espaço na Alemanha.

Mudança nos planos da BYD foi noticiada pela Bloomberg e novas especulações sobre o futuro da empresa já estão sendo feitas

A BYD é uma empresa chinesa que existe desde 2003 e se consolidou no segmento de fabricação de automóveis.

Com tantos anos de atuação, é comum pensar em um plano de expansão para o negócio, principalmente na Europa, um dos maiores polos tecnológicos do mundo e com grande aceitação por ferramentas revolucionárias, como as que são apresentadas pela empresa.

Por isso, quando foi anunciado que uma fábrica da Ford ficaria vazia na Alemanha, diversas empresas demonstraram interesse, já que é uma ótima oportunidade para inúmeros negócios.

Com o prestígio que a Ford tem, o local possui valor agregado pelo reconhecimento do público, assim como o fácil acesso a outros países vizinhos, como o continente costuma oferecer.

O interesse da BYD era compreensível, mas, de acordo com relatos recentes, todo o planejamento foi reformulado e a equipe desistiu oficialmente da disputa pelo local.

No entanto, a busca pela expansão do negócio na Europa continua.

A fábrica da Ford, na qual era feito o Focus, era uma grande oportunidade, mas a empresa busca agora algo próprio, existindo a possibilidade de a BYD construir a sua própria fábrica europeia, tendo mais flexibilidade para escolher o local ideal e registrar o seu nome em meio ao comércio.

Para a BYD, a perspectiva de atuar no mercado europeu pode trazer um alto lucro, principalmente considerando as políticas verdes que estão sendo impostas em muitos países.

Em alguns deles, a expectativa é que os motores a combustão sejam completamente banidos até 2035, o que dá uma grande oportunidade para empresas que trabalham com veículos elétricos possam prosperar na região — como é o caso da BYD.

Companhia já possui uma fábrica no Brasil e planos para o futuro de veículos elétricos também estão sendo traçados

No Brasil, a BYD já trabalha com a produção de ônibus elétricos na região de Campinas, em São Paulo, e desponta como uma das principais empresas do segmento na América Latina.

Nos Estados Unidos, a BYD possui também uma sede administrativa e tem se firmado cada vez mais em diferentes continentes do mundo.

Para o futuro da empresa no Brasil, novas regiões devem ser exploradas. As especulações giram em torno de Camaçari, na Bahia, e Campo Largo, no Paraná, até então.

O plano de expansão da BYD na Europa, apesar de não acontecer através da antiga fábrica da Ford na Alemanha, deve ter novas confirmações em breve. A empresa tem ganhado mais espaço na fabricação de veículos elétricos e as iniciativas sustentáveis, tão endossadas na região, incentivam ainda mais o investimento em uma fábrica própria.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos