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BYD Dolphin Mini desvaloriza só 7,8% em 2025, metade do Volkswagen Polo que perde 17%, e já soma 21.968 unidades vendidas

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/09/2025 às 06:51
BYD Dolphin Mini perde apenas 7,8% em um ano, contra 17% do Volkswagen Polo, e conquista 21.968 vendas em 2024.
BYD Dolphin Mini perde apenas 7,8% em um ano, contra 17% do Volkswagen Polo, e conquista 21.968 vendas em 2024.
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Enquanto o Polo lidera em vendas gerais com 140 mil unidades, o Dolphin Mini surpreende ao segurar preço e crescer entre os elétricos.

Os carros elétricos já não são mais apenas uma promessa para o futuro: eles estão mostrando resultados concretos no presente. O exemplo mais evidente vem do BYD Dolphin Mini, que registrou apenas 7,8% de desvalorização entre 2024 e 2025,

O índice que representa menos da metade da perda de valor do Volkswagen Polo, o carro de passeio mais vendido do país no ano passado, que acumulou queda de 17% no mesmo período, segundo dados da plataforma automotiva Mobiauto.

Na prática, quem comprou o Dolphin Mini zero km em agosto de 2024 por R$ 115.800 hoje tem na garagem um carro avaliado em cerca de R$ 106.715.

Já o Polo Track, versão de entrada do hatch alemão, vendido no mesmo período por R$ 89.990, atualmente é encontrado no mercado por aproximadamente R$ 74.301.

Vendas: liderança do Polo e avanço dos elétricos

Apesar da desvalorização mais alta, o Polo segue dominando em volume. De acordo com a Fenabrave, foram 140.177 unidades licenciadas em 2024, ficando atrás apenas da picape Fiat Strada, que superou 144,6 mil emplacamentos no mesmo intervalo.

O Dolphin Mini, por sua vez, conquistou espaço importante ao emplacar 21.968 unidades, garantindo a 35ª posição entre os 50 veículos mais vendidos, considerando carros de passeio e comerciais leves. O modelo foi lançado em fevereiro de 2024 e rapidamente se tornou o elétrico mais vendido do país.

Ele é seguido pelo irmão maior, o BYD Dolphin, que somou pouco mais de 15 mil emplacamentos no ano. Já o GWM Ora 03 fechou 2024 com 6.326 unidades vendidas, menos da metade do segundo colocado, ficando apenas na 46ª posição entre os carros de passeio mais vendidos.

Linha 2026: mudanças e ajustes de preço

Na linha 2026, o Dolphin Mini passa a ser vendido em versão única de cinco lugares, com preço de R$ 119.990, ou seja, R$ 3 mil a menos que a tabela anterior. A novidade estética é a cor Azul Glacial, que se soma às outras três opções já oferecidas.

O conjunto mecânico segue o mesmo: motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, alimentado por baterias de 38 kWh, garantindo autonomia de 280 km de acordo com o Inmetro.

Com 3,80 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,70 m de largura e 2,50 m de entre-eixos, o modelo oferece porta-malas de 230 litros e se destaca por ser o primeiro carro elétrico montado em série no Brasil, na fábrica da BYD em Camaçari (BA), em processo de nacionalização plena.

Polo 2026: menos versões e foco no SUV Tera

A Volkswagen também promoveu ajustes na linha 2026 do Polo. De sete versões, o hatch passa a ser oferecido em apenas três: Track, Sense e Highline. Essa redução se deve à chegada do Tera, novo SUV de entrada da marca.

As opções mecânicas permanecem: o Polo Track mantém o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Já as versões superiores usam o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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