Enquanto o Polo lidera em vendas gerais com 140 mil unidades, o Dolphin Mini surpreende ao segurar preço e crescer entre os elétricos.
Os carros elétricos já não são mais apenas uma promessa para o futuro: eles estão mostrando resultados concretos no presente. O exemplo mais evidente vem do BYD Dolphin Mini, que registrou apenas 7,8% de desvalorização entre 2024 e 2025,
O índice que representa menos da metade da perda de valor do Volkswagen Polo, o carro de passeio mais vendido do país no ano passado, que acumulou queda de 17% no mesmo período, segundo dados da plataforma automotiva Mobiauto.
Na prática, quem comprou o Dolphin Mini zero km em agosto de 2024 por R$ 115.800 hoje tem na garagem um carro avaliado em cerca de R$ 106.715.
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Já o Polo Track, versão de entrada do hatch alemão, vendido no mesmo período por R$ 89.990, atualmente é encontrado no mercado por aproximadamente R$ 74.301.
Vendas: liderança do Polo e avanço dos elétricos
Apesar da desvalorização mais alta, o Polo segue dominando em volume. De acordo com a Fenabrave, foram 140.177 unidades licenciadas em 2024, ficando atrás apenas da picape Fiat Strada, que superou 144,6 mil emplacamentos no mesmo intervalo.
O Dolphin Mini, por sua vez, conquistou espaço importante ao emplacar 21.968 unidades, garantindo a 35ª posição entre os 50 veículos mais vendidos, considerando carros de passeio e comerciais leves. O modelo foi lançado em fevereiro de 2024 e rapidamente se tornou o elétrico mais vendido do país.
Ele é seguido pelo irmão maior, o BYD Dolphin, que somou pouco mais de 15 mil emplacamentos no ano. Já o GWM Ora 03 fechou 2024 com 6.326 unidades vendidas, menos da metade do segundo colocado, ficando apenas na 46ª posição entre os carros de passeio mais vendidos.
Linha 2026: mudanças e ajustes de preço
Na linha 2026, o Dolphin Mini passa a ser vendido em versão única de cinco lugares, com preço de R$ 119.990, ou seja, R$ 3 mil a menos que a tabela anterior. A novidade estética é a cor Azul Glacial, que se soma às outras três opções já oferecidas.
O conjunto mecânico segue o mesmo: motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, alimentado por baterias de 38 kWh, garantindo autonomia de 280 km de acordo com o Inmetro.
Com 3,80 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,70 m de largura e 2,50 m de entre-eixos, o modelo oferece porta-malas de 230 litros e se destaca por ser o primeiro carro elétrico montado em série no Brasil, na fábrica da BYD em Camaçari (BA), em processo de nacionalização plena.
Polo 2026: menos versões e foco no SUV Tera
A Volkswagen também promoveu ajustes na linha 2026 do Polo. De sete versões, o hatch passa a ser oferecido em apenas três: Track, Sense e Highline. Essa redução se deve à chegada do Tera, novo SUV de entrada da marca.
As opções mecânicas permanecem: o Polo Track mantém o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Já as versões superiores usam o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas.



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