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BYD dá lucro? Ranking revela se Renault, Toyota, Fiat, Volkswagen e outras estão entre as montadoras mais rentáveis do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 26/08/2025 às 11:30
Pesquisa da Fenabrave mostra BMW e GWM no topo da rentabilidade, enquanto BYD e Renault enfrentam desafios nas concessionárias brasileiras.
Pesquisa da Fenabrave mostra BMW e GWM no topo da rentabilidade, enquanto BYD e Renault enfrentam desafios nas concessionárias brasileiras.
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Pesquisa da Fenabrave de 2025 revela quais montadoras oferecem maior rentabilidade e valor às concessionárias no Brasil, destacando avanços das marcas chinesas e desafios de tradicionais fabricantes em áreas como pós-venda, marketing e suporte financeiro.

A 29ª edição da pesquisa da Fenabrave indica que BMW e GWM lideram a percepção de rentabilidade e valor para as redes de concessionárias no Brasil.

Enquanto isso, BYD e Renault aparecem entre as piores avaliadas em quesitos que influenciam diretamente o lucro das lojas.

O levantamento, batizado de “A Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”, ouviu titulares e gerentes de pontos de venda em todo o país e atualizou métricas sobre produtos, parceria comercial e sustentabilidade econômica das operações.

Ainda no início do relatório, a federação explica que o objetivo é aferir o nível de satisfação do concessionário com o negócio e com a fabricante com a qual mantém contrato.

De acordo com o site Autoesporte, em matéria publicada nesta terça-feira (26), o questionário ganhou perguntas mais amplas e um “Índice de Valor” reformulado, agregando itens ligados à vida econômica da concessionária, como rentabilidade percebida, valor da marca e suporte financeiro.

Como a pesquisa foi feita e o que mede

De caráter sigiloso, o estudo coleta respostas diretamente com os responsáveis pela operação das lojas.

As notas consolidadas compõem índices que refletem a visão da rede sobre a relação com a montadora.

O “Índice de Valor” sintetiza satisfação geral com o negócio, incluindo rentabilidade, apoio financeiro e valorização da marca.

Já o “Índice de Parceria Comercial” avalia a qualidade do suporte das áreas da fabricante na rotina comercial e na fidelização do cliente.

Índice de Valor: BMW no topo, GWM surpreende e BYD cai

PosiçãoMontadoraPontos
BMW83,7
GWM (Great Wall)83,1
Ford82,3
Toyota82,0
Mitsubishi76,0
Chery75,6
18ºBYD54,9
19ºAudi54,4
20ºGM50,5
21ºRenault50,5
22ºKia48,1
23ºJaguar Land Rover47,5

No recorte de 2025, a BMW ocupa a primeira posição do “Índice de Valor”, com 83,7 pontos.

A GWM (Great Wall) aparece logo atrás, com 83,1, seguida de Ford (82,3) e Toyota (82,0). O grupo das cinco melhores se completa com a Mitsubishi (76,0), enquanto a Chery soma 75,6.

Na outra ponta, a BYD figura no fim da tabela com 54,9 pontos. As piores notas foram atribuídas à Jaguar Land Rover, com 47,5, e à Kia, com 48,1. Renault e General Motors registraram 50,5 cada, e a Audi ficou com 54,4.

O resultado da BYD está ligado às baixas avaliações em questões que impactam o caixa das concessionárias, sobretudo na remuneração pela mão de obra em serviços de garantia, em que a marca ficou em última com 40,1 pontos frente aos 81,6 da líder GWM.

No item “preocupação da montadora em assegurar rentabilidade adequada às concessionárias”, a fabricante chinesa também teve a pior marca, 38,3 pontos, contra 85,0 da BMW e 80,7 da GWM.

Parceria comercial: BMW e Toyota lideram; Renault e BYD ficam atrás

PosiçãoMontadoraPontos
BMW85,2
GWM83,7
Toyota82,6
Ford82,1
Mitsubishi79,8
18ºBYD61,0
19ºGM59,0
20ºRenault54,5

O “Índice de Parceria Comercial” repete a liderança da BMW, agora com 85,2 pontos. A GWM mantém o segundo lugar (83,7), seguida de Toyota (82,6), Ford (82,1) e Mitsubishi (79,8).

A Renault fecha a lista, com 54,5 pontos, acompanhada de GM (59,0) e BYD (61,0).

Já a montadora francesa recebeu as menores notas do estudo em marketing (45,7), entrega de pedidos (50,9) e participação da diretoria com os concessionários (56,0).

A GM foi a pior em gestão de vendas (50,2) e em “os produtos da minha montadora são o que o cliente quer” (38,0).

No caso da BYD, as piores avaliações recaíram sobre treinamento (62,6), gestão de peças (43,5), pós-venda (41,3), políticas para a rede (46,5) e receptividade a sugestões (46,5).

Marketing e portfólio: avanço das marcas chinesas

PosiçãoMontadoraPontos
Chery93,2
GWM90,1
BYD88,6
BMW88,3
Ford85,7
21ºRenault48,1
22ºAudi45,4
23ºGM38,0

Apesar dos problemas operacionais, a BYD se destaca em marketing: ficou em 2º lugar, com 89,0 pontos, atrás apenas da Chery, que liderou com 91,1.

No indicador “os produtos da minha montadora são o que o cliente quer”, o pódio também é dominado por marcas chinesas. A Chery aparece em (93,2), a GWM em (90,1) e a BYD em (88,6).

Entre as piores, marcas tradicionais como GM (38,0), Audi (45,4) e Renault (48,1) registraram desempenho fraco.

Segundo destacou o Autoesporte, esse recorte demonstra que, embora a BYD ainda enfrente desafios operacionais, ela conseguiu posicionar seus produtos entre os mais desejados pelos clientes brasileiros.

Pós-venda e satisfação do cliente

PosiçãoMontadoraPontos
Toyota88,4
GWM85,1
Hyundai82,7
BMW81,7
Ford81,2
20ºRenault59,9
21ºCitroën60,5
22ºBYD41,3

No componente de pós-venda, que influencia diretamente a percepção de rentabilidade da rede, a Toyota lidera com 88,4 pontos, seguida de GWM (85,1) e Hyundai (82,7).

A BYD tem o último lugar nesse quesito, com 41,3, atrás de Renault (59,9) e Citroën (60,5).

Em “sistema da montadora de aferição da satisfação do cliente da concessionária”, os melhores índices são de Toyota (86,9), GWM (84,1) e Ford (82,0). Na base da lista, ficam Citroën (58,9), BYD (59,0) e Volkswagen (60,9).

Esses resultados ajudam a explicar a posição relativa das marcas nos indicadores agregados e a avaliação final de “valor” para a operação das lojas.

O que está por trás da questão da rentabilidade da BYD

A questão que dá nome a este texto emerge justamente do recorte de rentabilidade e de suporte econômico percebidos pela rede.

Embora BYD tenha boa aceitação de produto e investimento em marketing, a baixa remuneração em serviços de garantia, aliada às falhas citadas em pós-venda, peças e políticas de relacionamento, pressiona as margens dos concessionários e puxa para baixo o “Índice de Valor”.

O contraste com BMW e GWM, bem avaliadas tanto em rentabilidade quanto em parceria, evidencia que o desafio está menos no apelo dos veículos e mais na gestão do ecossistema de suporte às lojas.

Congresso & ExpoFenabrave 2025

Segundo a divulgação feita pelo Autoesporte, a pesquisa deve balizar as reuniões entre marcas e concessionários nesta terça-feira (26), no Congresso & ExpoFenabrave 2025.

A expectativa é que os resultados direcionem ajustes de processos, políticas comerciais e padrões de atendimento para elevar a satisfação da rede e, por consequência, a rentabilidade das operações.

Em meio a um mercado competitivo e à ascensão de marcas chinesas, a disputa por valor para o concessionário tende a se intensificar.

Cabe às fabricantes alinhar produto, marketing e, principalmente, estrutura de pós-venda e suporte financeiro para converter demanda do consumidor em resultado sustentável na ponta.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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