Pesquisa da Fenabrave de 2025 revela quais montadoras oferecem maior rentabilidade e valor às concessionárias no Brasil, destacando avanços das marcas chinesas e desafios de tradicionais fabricantes em áreas como pós-venda, marketing e suporte financeiro.
A 29ª edição da pesquisa da Fenabrave indica que BMW e GWM lideram a percepção de rentabilidade e valor para as redes de concessionárias no Brasil.
Enquanto isso, BYD e Renault aparecem entre as piores avaliadas em quesitos que influenciam diretamente o lucro das lojas.
O levantamento, batizado de “A Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”, ouviu titulares e gerentes de pontos de venda em todo o país e atualizou métricas sobre produtos, parceria comercial e sustentabilidade econômica das operações.
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Ainda no início do relatório, a federação explica que o objetivo é aferir o nível de satisfação do concessionário com o negócio e com a fabricante com a qual mantém contrato.
De acordo com o site Autoesporte, em matéria publicada nesta terça-feira (26), o questionário ganhou perguntas mais amplas e um “Índice de Valor” reformulado, agregando itens ligados à vida econômica da concessionária, como rentabilidade percebida, valor da marca e suporte financeiro.
Como a pesquisa foi feita e o que mede
De caráter sigiloso, o estudo coleta respostas diretamente com os responsáveis pela operação das lojas.
As notas consolidadas compõem índices que refletem a visão da rede sobre a relação com a montadora.
O “Índice de Valor” sintetiza satisfação geral com o negócio, incluindo rentabilidade, apoio financeiro e valorização da marca.
Já o “Índice de Parceria Comercial” avalia a qualidade do suporte das áreas da fabricante na rotina comercial e na fidelização do cliente.
Índice de Valor: BMW no topo, GWM surpreende e BYD cai
Posição | Montadora | Pontos |
---|---|---|
1º | BMW | 83,7 |
2º | GWM (Great Wall) | 83,1 |
3º | Ford | 82,3 |
4º | Toyota | 82,0 |
5º | Mitsubishi | 76,0 |
6º | Chery | 75,6 |
18º | BYD | 54,9 |
19º | Audi | 54,4 |
20º | GM | 50,5 |
21º | Renault | 50,5 |
22º | Kia | 48,1 |
23º | Jaguar Land Rover | 47,5 |
No recorte de 2025, a BMW ocupa a primeira posição do “Índice de Valor”, com 83,7 pontos.
A GWM (Great Wall) aparece logo atrás, com 83,1, seguida de Ford (82,3) e Toyota (82,0). O grupo das cinco melhores se completa com a Mitsubishi (76,0), enquanto a Chery soma 75,6.
Na outra ponta, a BYD figura no fim da tabela com 54,9 pontos. As piores notas foram atribuídas à Jaguar Land Rover, com 47,5, e à Kia, com 48,1. Renault e General Motors registraram 50,5 cada, e a Audi ficou com 54,4.
O resultado da BYD está ligado às baixas avaliações em questões que impactam o caixa das concessionárias, sobretudo na remuneração pela mão de obra em serviços de garantia, em que a marca ficou em última com 40,1 pontos frente aos 81,6 da líder GWM.
No item “preocupação da montadora em assegurar rentabilidade adequada às concessionárias”, a fabricante chinesa também teve a pior marca, 38,3 pontos, contra 85,0 da BMW e 80,7 da GWM.
Parceria comercial: BMW e Toyota lideram; Renault e BYD ficam atrás
Posição | Montadora | Pontos |
---|---|---|
1º | BMW | 85,2 |
2º | GWM | 83,7 |
3º | Toyota | 82,6 |
4º | Ford | 82,1 |
5º | Mitsubishi | 79,8 |
18º | BYD | 61,0 |
19º | GM | 59,0 |
20º | Renault | 54,5 |
O “Índice de Parceria Comercial” repete a liderança da BMW, agora com 85,2 pontos. A GWM mantém o segundo lugar (83,7), seguida de Toyota (82,6), Ford (82,1) e Mitsubishi (79,8).
A Renault fecha a lista, com 54,5 pontos, acompanhada de GM (59,0) e BYD (61,0).
Já a montadora francesa recebeu as menores notas do estudo em marketing (45,7), entrega de pedidos (50,9) e participação da diretoria com os concessionários (56,0).
A GM foi a pior em gestão de vendas (50,2) e em “os produtos da minha montadora são o que o cliente quer” (38,0).
No caso da BYD, as piores avaliações recaíram sobre treinamento (62,6), gestão de peças (43,5), pós-venda (41,3), políticas para a rede (46,5) e receptividade a sugestões (46,5).
Marketing e portfólio: avanço das marcas chinesas
Posição | Montadora | Pontos |
---|---|---|
1º | Chery | 93,2 |
2º | GWM | 90,1 |
3º | BYD | 88,6 |
4º | BMW | 88,3 |
5º | Ford | 85,7 |
21º | Renault | 48,1 |
22º | Audi | 45,4 |
23º | GM | 38,0 |
Apesar dos problemas operacionais, a BYD se destaca em marketing: ficou em 2º lugar, com 89,0 pontos, atrás apenas da Chery, que liderou com 91,1.
No indicador “os produtos da minha montadora são o que o cliente quer”, o pódio também é dominado por marcas chinesas. A Chery aparece em 1º (93,2), a GWM em 2º (90,1) e a BYD em 3º (88,6).
Entre as piores, marcas tradicionais como GM (38,0), Audi (45,4) e Renault (48,1) registraram desempenho fraco.
Segundo destacou o Autoesporte, esse recorte demonstra que, embora a BYD ainda enfrente desafios operacionais, ela conseguiu posicionar seus produtos entre os mais desejados pelos clientes brasileiros.
Pós-venda e satisfação do cliente
Posição | Montadora | Pontos |
---|---|---|
1º | Toyota | 88,4 |
2º | GWM | 85,1 |
3º | Hyundai | 82,7 |
4º | BMW | 81,7 |
5º | Ford | 81,2 |
20º | Renault | 59,9 |
21º | Citroën | 60,5 |
22º | BYD | 41,3 |
No componente de pós-venda, que influencia diretamente a percepção de rentabilidade da rede, a Toyota lidera com 88,4 pontos, seguida de GWM (85,1) e Hyundai (82,7).
A BYD tem o último lugar nesse quesito, com 41,3, atrás de Renault (59,9) e Citroën (60,5).
Em “sistema da montadora de aferição da satisfação do cliente da concessionária”, os melhores índices são de Toyota (86,9), GWM (84,1) e Ford (82,0). Na base da lista, ficam Citroën (58,9), BYD (59,0) e Volkswagen (60,9).
Esses resultados ajudam a explicar a posição relativa das marcas nos indicadores agregados e a avaliação final de “valor” para a operação das lojas.
O que está por trás da questão da rentabilidade da BYD
A questão que dá nome a este texto emerge justamente do recorte de rentabilidade e de suporte econômico percebidos pela rede.
Embora BYD tenha boa aceitação de produto e investimento em marketing, a baixa remuneração em serviços de garantia, aliada às falhas citadas em pós-venda, peças e políticas de relacionamento, pressiona as margens dos concessionários e puxa para baixo o “Índice de Valor”.
O contraste com BMW e GWM, bem avaliadas tanto em rentabilidade quanto em parceria, evidencia que o desafio está menos no apelo dos veículos e mais na gestão do ecossistema de suporte às lojas.
Congresso & ExpoFenabrave 2025
Segundo a divulgação feita pelo Autoesporte, a pesquisa deve balizar as reuniões entre marcas e concessionários nesta terça-feira (26), no Congresso & ExpoFenabrave 2025.
A expectativa é que os resultados direcionem ajustes de processos, políticas comerciais e padrões de atendimento para elevar a satisfação da rede e, por consequência, a rentabilidade das operações.
Em meio a um mercado competitivo e à ascensão de marcas chinesas, a disputa por valor para o concessionário tende a se intensificar.
Cabe às fabricantes alinhar produto, marketing e, principalmente, estrutura de pós-venda e suporte financeiro para converter demanda do consumidor em resultado sustentável na ponta.