Modelo será apresentado no Salão do Automóvel com visual exclusivo e motor híbrido; vendas começam em 2026
A nova picape da BYD foi flagrada em testes no Brasil e já circula com carroceria definitiva. O modelo, inédito até mesmo na China, será revelado oficialmente em novembro durante o Salão do Automóvel em São Paulo. As informações foram publicadas pelo perfil especializado @placaverde e confirmadas pela Autoesporte.
A caminhonete intermediária será o principal lançamento da marca chinesa em 2025 e terá papel estratégico no país. Apesar da apresentação iminente, a nova picape da BYD só chegará às concessionárias em 2026. Fontes ligadas à fabricante apontam que o modelo terá produção nacional e será posicionado abaixo da Shark.
Picape será baseada no SUV Song Plus e mira rivalidade com Fiat Toro
A nova picape da BYD utilizará como base a plataforma do SUV Song Plus, compartilhando diversos elementos visuais, especialmente nos vincos das portas e na estrutura frontal. A proposta é disputar espaço no mesmo segmento de Fiat Toro e Renault Oroch, apostando em um projeto monobloco com motorização híbrida.
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No design, o modelo deve adotar para-choque exclusivo e grade frontal inédita, enquanto a traseira seguirá o estilo da picape Shark. Mesmo camuflada, a unidade flagrada exibe barra horizontal de LED interligando as lanternas e a grafia “BYD” estampada na tampa da caçamba — tendência que reforça a identidade visual da marca no Brasil.
Motorização híbrida e provável sistema DM-i flex devem equipar a picape
Embora a marca ainda não tenha confirmado os dados técnicos, é praticamente certo que a nova picape da BYD usará o sistema híbrido DM-i, já consagrado no Song Plus. Isso significa que o modelo deve combinar um motor 1.5 aspirado com um motor elétrico, formando um conjunto com 235 cv e 40,8 kgfm de torque, segundo dados do SUV.
O câmbio será o mesmo e-CVT de uma marcha física, com apoio elétrico nas demais relações, promovendo aceleração linear e eficiência energética. Fontes próximas à BYD adiantam que a configuração já está preparada para ser híbrida flex, o que daria ao modelo uma vantagem significativa no mercado nacional frente a rivais a combustão.
Produção nacional deve ocorrer em Camaçari (BA) a partir de 2026
Outro ponto estratégico para o sucesso da nova picape da BYD é a produção local em Camaçari (BA). A marca já retomou as obras da antiga planta da Ford e planeja montar até oito veículos no Brasil até 2026. Com isso, a caminhonete poderá contar com incentivos fiscais e uma cadeia de suprimentos mais eficiente.
A aposta em um modelo intermediário monobloco, com mecânica moderna e custo reduzido de operação, sinaliza a intenção da BYD de conquistar o mercado de utilitários urbanos. A chegada da “baby Shark” pode representar uma virada no segmento, com impacto direto sobre modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e até a futura Chevrolet Montana híbrida.
Você acha que a nova picape da BYD será capaz de enfrentar Fiat Toro e outros rivais? A versão híbrida te parece uma vantagem real? Deixe sua opinião nos comentários!