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BYD chega no agro com caminhonete híbrida de 437 cv e autonomia de 57 km para destronar Chevrolet S10, Fiat Toro e a Toyota Hilux 

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 21/10/2024 às 18:54
BYD lança picape híbrida Shark no Brasil com 437 cv, foco no agro e alta tecnologia. Será que destrona a S10?
BYD lança picape híbrida Shark no Brasil com 437 cv, foco no agro e alta tecnologia. Será que destrona a S10?

BYD Shark chega ao Brasil com 437 cv e foco no agronegócio. A picape híbrida plug-in oferece alta tecnologia e promete desafiar concorrentes de peso como a Chevrolet S10, Fiat Toro e a Toyota Hilux.

Em um mercado dominado por grandes marcas tradicionais, uma nova concorrente promete chacoalhar o setor agro. A BYD apresentou sua primeira caminhonete híbrida plug-in no Brasil.

Mas o que torna essa picape tão especial a ponto de rivalizar com modelos consagrados, como a Chevrolet S10?

Prepare-se, pois a BYD Shark chegou para mudar as regras do jogo, e os detalhes são surpreendentes.

O lançamento ocorreu em grande estilo na cidade de Goiânia, considerada o coração do agronegócio brasileiro.

Com uma proposta inovadora e focada no setor rural, a Shark se destaca por suas tecnologias avançadas e desempenho robusto.

Mas será que ela consegue competir em um mercado onde a S10 reina há tanto tempo?

Potência e velocidade: quem lidera?

A Shark da BYD não veio para ser coadjuvante.

Com um preço sugerido de R$ 379.800, ela traz um motor híbrido que entrega 437 cavalos de potência.

Essa potência é resultado da combinação de um motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos – um dianteiro e um traseiro, alimentados por uma bateria de 29,6 kWh.

Quando falamos em desempenho, a BYD Shark já ocupa a vice-liderança entre as picapes mais rápidas do Brasil.

Ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, superando até mesmo a Ford Ranger Raptor, que precisa de 5,8 segundos para cumprir a mesma tarefa.

A única que ainda está à frente da Shark é a nova RAM 1500, que faz o trajeto em impressionantes 5,3 segundos.

BYD lança picape híbrida Shark no Brasil com 437 cv, foco no agro e alta tecnologia. Será que destrona a S10?
BYD lança picape híbrida Shark no Brasil com 437 cv, foco no agro e alta tecnologia. Será que destrona a S10? (Imagem/ divulgação)

Autonomia e eficiência

Um dos pontos altos da Shark é sua autonomia. No modo totalmente elétrico, a picape pode rodar até 100 km sem usar uma gota de gasolina.

Já a autonomia total, combinando os motores elétricos e o motor a combustão, pode chegar a 840 km.

Isso oferece uma excelente flexibilidade para quem trabalha no campo e precisa de um veículo que aguente longas distâncias sem recarga constante.

Tecnologia de ponta

Além do desempenho impressionante, a Shark também se destaca por seus recursos tecnológicos.

Ela possui três entradas de 220V, que permitem o uso de aparelhos eletrônicos diretamente na picape. Isso pode ser muito útil em ambientes rurais, onde o acesso à energia pode ser limitado.

Outro ponto de destaque é a câmera que projeta imagens da parte inferior do veículo, uma tecnologia similar à utilizada pela Land Rover com seu capô transparente.

Dentro da cabine, a experiência é igualmente impressionante.

A Shark traz uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas.

O Head Up Display projeta informações diretamente no para-brisa, facilitando o acesso aos dados sem tirar os olhos da estrada.

Dimensões e capacidade de carga

Com 5,45 metros de comprimento, a Shark é maior que muitas concorrentes no mercado, incluindo a Ford Ranger.

Seu entre-eixos mede 3,20 metros e a caçamba tem capacidade para carregar até 1.200 litros.

No entanto, a capacidade de carga, de 790 kg, pode decepcionar alguns produtores rurais, especialmente aqueles que dependem de maior capacidade para transportar equipamentos e insumos agrícolas.

Off-road e modos de condução

A Shark também não decepciona quando o assunto é desempenho off-road.

O veículo conta com tração 4×4 por demanda e suspensões independentes nas quatro rodas, o que oferece maior estabilidade em terrenos acidentados.

Além dos modos de condução econômico, normal e esportivo, a picape ainda traz configurações específicas para neve, areia e terra – opções fundamentais para quem trabalha em diferentes tipos de solo no campo.

BYD Shark: oco no agronegócio

A aposta da BYD no setor agro não é por acaso.

A montadora chinesa investiu pesado em parcerias e benefícios exclusivos para o lançamento da Shark no Brasil.

Uma dessas parcerias foi firmada com a empresa de blindagem Carbon, que oferece proteção certificada para a picape por um adicional de R$ 78.200, com um processo que leva 22 dias para ser concluído.

Além disso, a BYD fechou acordos com o banco Santander para oferecer condições especiais de financiamento voltadas para produtores rurais.

Essas facilidades podem ser um diferencial importante para quem busca um veículo robusto e confiável para o trabalho no campo.

A chegada da BYD Shark no mercado brasileiro traz uma nova opção para os consumidores que buscam uma picape potente, tecnológica e voltada para o agronegócio.

Com um desempenho de respeito, tecnologias de ponta e uma aposta forte no setor rural, ela promete ser uma concorrente de peso para modelos consagrados como a Chevrolet S10, Fiat Toro e a Toyota Hilux.

No entanto, sua capacidade de carga reduzida pode ser um fator limitante para alguns usuários. Será que a Shark tem o que é preciso para destronar a S10 e outros líderes do mercado agro? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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