Nova tecnologia da BYD, chamada Super e-Platform, será aplicada inicialmente nos modelos Han L e Tang L e pode revolucionar a experiência de recarga, igualando o tempo de abastecimento de veículos elétricos ao de carros a combustão. Brasil está entre os mercados-alvo da expansão.
A fabricante chinesa BYD anunciou o lançamento de uma tecnologia de carregamento ultrarrápido que promete entregar até 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de recarga. Batizada de Super e-Platform, a nova tecnologia foi revelada no final de março de 2025 e pode representar um divisor de águas no mercado de veículos elétricos (EVs) ao oferecer um tempo de abastecimento comparável ao dos carros movidos a gasolina ou diesel.
Segundo reportagem publicada por O Antagonista, a inovação promete redefinir os padrões de mobilidade elétrica no mundo, sendo considerada a mais rápida já apresentada para veículos elétricos em escala comercial.
Tecnologia de ponta com 1 megawatt de potência
A Super e-Platform é equipada com um sistema de recarga que pode atingir a potência de 1 megawatt (1.000 kW), muito acima dos padrões atuais. De acordo com a BYD Global, esse carregador é capaz de adicionar 2 km de autonomia por segundo ao veículo conectado. Isso significa que, em menos de 5 minutos, o carro está pronto para mais de 400 km de viagem.
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A plataforma também apresenta um motor elétrico com capacidade de 30.000 rotações por minuto (RPM), e utiliza chips de carbeto de silício (SiC), que garantem menor perda de energia e maior eficiência na conversão elétrica — uma das principais inovações apontadas por especialistas do setor automotivo.
Aplicação nos modelos BYD Han L e Tang L
Os primeiros veículos a incorporar a nova plataforma serão os modelos Han L e Tang L (conhecido como Tan no Brasil), que já estão em pré-venda na China e devem ser lançados em outros mercados ao longo de 2025. Segundo a fabricante, ambos os modelos serão capazes de atingir velocidades superiores a 300 km/h, além de autonomia superior a 700 km com uma única carga.
A expectativa é que o desempenho desses veículos, aliado à nova infraestrutura de carregamento, coloque a BYD em posição de destaque global frente a outras montadoras como Tesla e Volkswagen, conforme análise da Bloomberg Línea.
Expansão no Brasil e infraestrutura nacional
O mercado brasileiro já é prioridade para a BYD. Em 2023, a marca iniciou a construção de sua fábrica em Camaçari (BA) e anunciou investimentos de R$ 3 bilhões em infraestrutura, produção e rede de carregamento. De acordo com a CNN Brasil, estão previstos 600 novos eletropostos para todo o país, parte deles já compatíveis com a nova geração de carregadores.
A BYD também lançou no Brasil sua própria linha de carregadores residenciais e comerciais em 2024, o que deve acelerar a adoção dos EVs no país, sobretudo em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Comparação com outras soluções de recarga
Atualmente, carregadores rápidos em operação no Brasil — como os da rede Ipiranga ou da WEG — oferecem potências entre 50 e 150 kW, o que resulta em tempos de recarga entre 30 minutos e 1 hora para cargas completas. A proposta da Super e-Platform, com 1.000 kW, é considerada revolucionária por permitir a recarga completa de um carro em menos de 10 minutos, aproximando-se dos 3 a 5 minutos necessários para abastecer um carro tradicional.
Especialistas do setor, como o consultor automotivo Eduardo Rocha, afirmam que essa tecnologia tem o potencial de “eliminar uma das maiores barreiras para a adoção em massa dos carros elétricos: o tempo de recarga”.