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BMW criou um maravilhoso V16 em 1987 e considerou que era demasiado fera para as ruas

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 30/03/2024 ร s 12:20
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BMW V16: a maravilha de 1987 que era ‘demais para as ruas’. Saiba mais sobre este motor exclusivo que quase mudou a indรบstria
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BMW V16: a maravilha de 1987 que era ‘demais para as ruas’. Saiba mais sobre este motor exclusivo que quase mudou a indรบstria

Emocionante e absurdo ao mesmo tempo. Tรฃo impressionante quanto desnecessรกrio. Foi assim o projeto em que a BMW embarcou no final dos anos oitenta para iniciar o projeto de um V16.

Uma aventura na qual, por mais inesperado que pareรงa, nos tempos atuais em que o elรฉtrico predomina, a Bugatti tambรฉm acaba de embarcar.

O V16 da BMW que quase ninguรฉm conhece

Seria na vรฉspera de Natal de 1987, hรก quase 37 anos, o momento em que Adolf Fischer ligou pela primeira vez este motor de dezesseis cilindros em um banco de testes. Fischer era engenheiro e motorista da BMW. Naquela รฉpoca, ele se tornou lรญder, e รบnico membro, de um departamento apรณcrifo, embora de fato, ao qual a marca delegava alguns de seus projetos mais loucos.

Fischer cumpriu assim sua promessa. Quando seu chefe, Dr. Karlheinz Lange, pediu-lhe, em julho daquele mesmo ano, para realizar este projeto, prometeu que encontraria “o motor sob sua รกrvore de Natal”. E assim foi, o motor estaria pronto em menos de seis meses. O que hoje podemos adiantar รฉ que este abeto tinha que ser realmente grande para acomodar sob seus ramos este motor, que exigiu transformaรงรตes muito radicais para que o E32 que o montou fosse minimamente funcional.

A BMW propรดs uma ideia muito radical, criar um motor V16 e instalรก-lo em sua berlina de luxo, o que exigiu transformaรงรตes significativas para fazer espaรงo para este motor sob o capรด do E32.

O Sete Secreto, um E32 com 16 cilindros

Durante muito tempo acreditou-se que era um mito, ou uma simples ocorrรชncia que nunca se materializou, mas o Sete Secreto existiu e, por seu caracterรญstico acabamento de pintura exterior, ficou conhecido como Goldfisch, em alemรฃo literalmente peixe dourado, que รฉ como tambรฉm se referem em outros idiomas, incluindo o inglรชs, ao falar dos peixes dourados. O Sete Secreto ainda existe. E รฉ um Sรฉrie 7 de segunda geraรงรฃo e longa distรขncia entre eixos que nรฃo sรณ se diferencia pelo seu acabamento exterior, mas tambรฉm por umas enormes brรขnquias que se projetam de suas aletas traseiras.

A BMW criaria uma das berlinas desportivas mais espetaculares jรก vistas, cujo coraรงรฃo seria um motor V16. Isso mesmo. Um motor de dezesseis cilindros em V, que nem sequer podia ser acomodado, naturalmente, no BMW Sรฉrie 7 E32 para o qual foi projetado, para criar um Sรฉrie “767 iL” do qual jรก falamos em alguma ocasiรฃo.

Quando Fischer, responsรกvel pelo motor, e Hanns-Peter Weisbarth, responsรกvel pelo projeto, acomodaram o motor de dezesseis cilindros no E32, descobriram, certamente como jรก haviam imaginado antes, que o bloco que haviam projetado ocupava todo o espaรงo disponรญvel sob o capรด. E que nem mesmo teriam espaรงo para instalar um radiador convencional. Assim, decidiram transferi-lo para o porta-malas.

O enorme motor V16 ocupava todo o espaรงo disponรญvel no compartimento do motor, o que exigiu a transferรชncia do radiador para o porta-malas.

Fischer posando ao lado do BMW Sรฉrie 7 e seu motor V16

Dois motores V12 para fazer um V16

Mas voltemos ร  histรณria deste motor. Como vocรช projetaria um motor de dezesseis cilindros do zero? Unindo dois motores de oito cilindros em linha formando um รขngulo? Dois motores de oito cilindros em V, um apรณs o outro? Fischer optou por usar dois motores M70 V12, como os que jรก eram usados neste BMW Sรฉrie 7.

Diz-se que a BMW decidiu, no final do desenvolvimento do E32, alargar um pouco mais esta berlina de luxo, para melhorar sua estabilidade, mas principalmente para fazer espaรงo para um motor de doze cilindros com o qual esperavam superar a Mercedes-Benz. E assim fizeram. O que naquele momento ainda nรฃo haviam imaginado รฉ que pelos oficinas da BMW algum dia rodaria um Sรฉrie 7 com um motor V16.

Fischer uniria um V12 cortado, com quatro cilindros, a um V12, para formar este novo V16, que era 30 centรญmetros mais longo que o V12 original. O que jรก nos pode levar a entender por que nรฃo podia ser acomodado naturalmente no compartimento.

O motor V16 criado pela BMW partia de dois motores V12.

Um motor potente e muito sonoro

Dos 4.988 centรญmetros cรบbicos do V12 passaria para 6.651 centรญmetros cรบbicos. A potรชncia aumentaria dos 300 CV a 5.200 rpm para 408 CV a 5.200 rpm. E o torque mรกximo de 450 Nm a 4.100 rpm para 625 Nm a 3.900 rpm. Sua massa tambรฉm aumentaria em 60 quilogramas. Este BMW Sรฉrie 7 tinha que carregar consigo um motor de 310 quilogramas.

Como transmissรฃo, a BMW escolheu uma caixa manual de seis velocidades, em vez de uma caixa de cรขmbio automรกtica ZF de quatro. Nรฃo havia razรตes especiais para combinar este motor com uma caixa manual, alรฉm de ser a caixa que tinham disponรญvel naquele momento, e que agilizava todo o processo, e que permitiria a Fischer explorar melhor as caracterรญsticas deste motor.

Fischer confessaria anos mais tarde, conforme publicado pela BMW Car em 2009, que teve a oportunidade de testar este Sรฉrie 7 V16 no circuito austrรญaco de Norisring, onde o que mais o impressionou foi seu som a partir de 4.500 rpm. Especialmente em uma primeira iteraรงรฃo de seu desenvolvimento na qual ainda nรฃo dispunha de um escape completo.

Como nรฃo havia espaรงo para o radiador sob o capรด, optaram por transferi-lo para o porta-malas, e instalar duas caracterรญsticas brรขnquias nas aletas traseiras.

Pelas suas brรขnquias o reconhecerรกs

Tรฃo impressionante quanto o motor de dezesseis cilindros, o trabalho que teve de ser realizado sobre o E32 para acomodรก-lo sob o capรด e que fosse funcional. Jรก lhes contรกvamos como a BMW nรฃo teve outra escolha senรฃo transferir o radiador da frente, onde nรฃo havia espaรงo para ele por seus 30 centรญmetros de comprimento extra sobre o V12, para o porta-malas, usando dois radiadores menores que tomavam ar fresco por duas enormes brรขnquias de fibra de vidro que se projetavam das aletas traseiras.

Esta modificaรงรฃo exigia dizer adeus ao porta-malas. Tambรฉm usar lanternas traseiras menores que nรฃo dispunham nem de iluminaรงรฃo antineblina, nem tampouco de marcha ร  rรฉ. Tambรฉm seria instalada uma grade, de lado a lado, pela qual aliviariam o ar quente os ventiladores elรฉtricos.

Para montar o motor V16 neste carro teve de se prescindir do porta-malas.

Seus consumos tรฃo altos quanto suas prestaรงรตes

As cifras deste BMW Sรฉrie 7, como jรก deve ter imaginado, eram espetaculares para a รฉpoca. Acelerava de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e alcanรงava uma velocidade mรกxima de 281 km/h, muito mais dos 250 km/h aos quais teria sido limitado caso tivesse chegado ร  produรงรฃo.

Mas seus consumos dizem que eram infernais. Na cidade podia consumir 16,8 litros/100 quilรดmetros, consumos moderados para os que faria em velocidade de cruzeiro na Autobahn a 190 km/h, onde poderiam elevar-se atรฉ 20 litros/100 quilรดmetros.

Em cruzeiros mais razoรกveis, a 120 km/h, podia consumir cerca de 11,8 litros/100 quilรดmetros. Fischer e Weisbarth reconheceriam muito tempo depois que aquele V16 estava pronto para ser produzido e comercializado. E que em algum momento a BMW considerou fazรช-lo. Algumas fontes (Auto Motor Und Sport) apontam uma teoria que para mim nรฃo convence totalmente, de que a BMW teria descartado produzi-lo para evitar uma escalada de potรชncia com a Mercedes-Benz. O รบnico que sabemos รฉ que, infelizmente, a decisรฃo final de produzi-lo nunca chegaria a ser tomada. E o BMW Sรฉrie 7 E32 V16 ficaria como um protรณtipo que a BMW ainda conserva, isso sim, em sua coleรงรฃo de clรกssicos.

Quase quatro dรฉcadas depois, a Bugatti embarcou em um projeto para levar ร s ruas um monstruoso V16, isso sim, para um hipercarro que sรณ serรก alcanรงรกvel para muito poucos bolsos.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolรญtica. Busco traduzir assuntos complexos em conteรบdos acessรญveis, com rigor jornalรญstico e foco no impacto social e econรดmico.

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