Renovação de concessão impulsiona modernização Portuária
A Brasil Terminal Portuário (BTP) celebrou a renovação de seu contrato de arrendamento no Porto de Santos, anunciada oficialmente no Diário Oficial da União. Este acordo, autorizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e Autoridade Portuária de Santos, estende a operação da BTP no porto até 2047. Como parte deste novo contrato, a empresa planeja investir R$ 1,9 bilhão no terminal de contêineres, um dos maiores investimentos privados em infraestrutura portuária no Brasil na última década.
Processo de renovação e compromisso financeiro
O pedido de renovação do contrato foi iniciado em maio de 2021 pela BTP, com um compromisso inicial de R$ 1,5 bilhão. Após um processo transparente e rigoroso, que incluiu a aprovação unânime pelo Tribunal de Contas da União, os valores foram ajustados para um investimento total de R$ 1,9 bilhão, podendo alcançar até R$ 2,5 bilhões.
Visão de futuro e expansão da capacidade
Ricardo Arten, CEO da BTP, enfatiza o foco da empresa em aumentar a capacidade operacional do terminal em 40%. Ele destaca o compromisso da BTP com a eficiência, a sustentabilidade e a inovação, incluindo a aquisição de equipamentos eletrificados e mais digitais. Essa expansão permitirá que o terminal movimente até 2,1 milhões de TEU/ano, seguindo as diretrizes de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).
- Preço do Bitcoin a US$ 1.000.000? Alguns entusiastas especulam ousadamente que ele pode atingir o marco em breve
- Delegados da Polícia Federal alertam: cortes no governo Lula podem paralisar a PF e agravar o combate ao crime organizado no Brasil
- Fim dos aviões? Elon Musk quer usar seus foguetes que atingem 27 MIL km/h para levar passageiros a qualquer lugar do mundo em menos de 1 hora
- Megaporto colossal tem o poder de reduzir a rota entre Brasil e China em 10 dias, mas tem um problema: chegar até ele é uma tarefa desafiadora
Investimentos detalhados e impacto ambiental
O plano de investimento da BTP inclui a compra de equipamentos modernos e eletrificados, a automatização de gates e um amplo plano de obras civis. A capacidade de cais será ampliada com a aquisição de quatro novos STS (Ship To Shore Crane/Portêiner) e a expansão da área de armazenagem de contêineres, com foco especial na área reefer, aumentando de 2.128 para cerca de 3.500 tomadas refrigeradas.
Histórico e perspectivas futuras da BTP
Desde o início do contrato de arrendamento em 2007, a BTP já investiu cerca de R$ 4,6 bilhões, incluindo um aporte significativo para a remediação ambiental do local. Patricio Junior, presidente do Conselho de Administração da BTP, e Leo Huisman, vice-presidente da APM Terminals, expressam confiança no potencial do Brasil e nas oportunidades de negócios, enfatizando a importância da previsibilidade e da segurança jurídica para atrair mais investimentos.
Geração de empregos e desenvolvimento regional
Com a renovação do contrato, a BTP espera gerar aproximadamente 500 empregos diretos e mil indiretos durante a fase de obras. Atualmente, a empresa já emprega mais de 1.500 colaboradores. Este aumento na força de trabalho reflete o compromisso da BTP com o desenvolvimento econômico e social na região da Baixada Santista.
Dez anos de operações de sucesso
Em seus 10 anos de operações, a BTP alcançou marcos significativos no Porto de Santos, incluindo o embarque e desembarque de mais de 14,8 milhões de TEU e a recepção de mais de sete mil navios. A empresa se estabeleceu como um importante elo de conexão entre Santos e portos ao redor do mundo, reforçando seu papel crucial na infraestrutura portuária brasileira e na cadeia global de fornecimento.
Fonte:
Imprensa BTP |