A Bridgestone, uma das principais marcas de pneus do mundo, anunciou nesta semana o fechamento de sua fábrica de pneus para carros de passeio em Santo André, SP.
Com a decisão da empresa, cerca de 600 funcionários serão demitidos, o que representa cerca de 18% do total de trabalhadores da unidade. Segundo a Bridgestone, a medida faz parte de um processo de reestruturação da companhia e visa concentrar a produção da fábrica somente em pneus para caminhões, tratores, off-road e em molas pneumáticas do modelo Firestone Airide.
Apesar das demissões, a empresa afirmou que está trabalhando junto com o sindicato e seus funcionários para minimizar o impacto da decisão aos trabalhadores afetados. Não há informações se haverá contratações na fábrica da Bahia, que passará a fabricar os pneus para carros de passeio que antes eram produzidos na unidade de Santo André.
A Bridgestone é uma multinacional japonesa com forte presença no mercado brasileiro e atua há mais de 90 anos no país. A empresa é uma das líderes no setor de pneus e fornece equipamentos para veículos de passeio, caminhões, ônibus, motocicletas e máquinas agrícolas e de construção.
-
Isenção do Imposto de Renda vai atingir 15 milhões de brasileiros, enquanto super-ricos assumem parte da conta
-
Brasil está sendo invadido silenciosamente e não é pela China: terras vão parar nas mãos de estrangeiros de 4 países, alertam especialistas
-
Bolsa Família desestimula a CLT? Estudo mostra qual foi o efeito real do benefício de R$ 600 na força de trabalho brasileira
-
CEO da Ford visou a China, ficou assustado com o que viu e dispara: “os EUA estão muito atrás — é humilhante onde chegamos”
A decisão de fechar a fábrica em Santo André faz parte de uma estratégia de reestruturação da empresa.
Segundo a marca, a medida foi tomada após avaliação do negócio e do mercado, com o objetivo de otimizar o portfólio, processos e cultura para seguir servindo às necessidades do consumidor e mercado.
A produção dos pneus para carros de passeio será transferida para a fábrica da Bahia, que continua operando normalmente e é responsável pela fabricação de outros produtos da marca. A empresa afirma que a medida foi planejada para assegurar a competitividade da companhia e determinar a melhor alocação de recursos.
Apesar da desativação da fábrica em Santo André, a Bridgestone continuará a investir em outras áreas do país.
No início deste ano, a empresa anunciou que irá investir R$ 475 milhões na modernização de suas fábricas no estado de São Paulo nos próximos anos. O investimento contempla a expansão das atividades do centro de pesquisas, o incremento da produção de pneus de alta performance e a ampliação de serviços de recapagem e de venda de pneus novos.
A Bridgestone é uma das principais empresas no setor de pneus no mundo e a decisão de fechar a fábrica em Santo André é vista como uma estratégia de otimização de recursos em um mercado cada vez mais competitivo. A marca continua sua trajetória de investimento no país e segue firme em sua missão de atender às necessidades do mercado e do consumidor, oferecendo produtos inovadores e de alta qualidade.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.