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Com motor flex e 188 metros de comprimento, o novo navio Brave Future da Braskem foi entregue e será usado para transportar etano entre EUA, México e Brasil

Publicado em 11/07/2025 às 13:26
Braskem anuncia o navio Brave Future, com motor bicombustível a óleo e etanol, para reforçar sua logística entre Brasil, EUA e México.
Braskem anuncia o navio Brave Future, com motor bicombustível a óleo e etanol, para reforçar sua logística entre Brasil, EUA e México. Fonte: Hardi Schuck/LinkedIn
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Braskem anuncia o navio Brave Future, com motor bicombustível a óleo e etanol, para reforçar sua logística entre Brasil, EUA e México.

A Braskem, gigante da indústria petroquímica, deu mais um passo rumo à sustentabilidade e ao fortalecimento da sua presença internacional ao apresentar oficialmente, nesta quarta-feira (10), o Brave Future, seu novo navio de transporte de etano. 

A embarcação, avaliada em cerca de R$ 500 milhões, foi batizada no estaleiro da YAMIC, na China, e passa a operar na rota entre Estados Unidos, México e Brasil.

Fonte: Hardi Schuck/LinkedIn
Fonte: Hardi Schuck/LinkedIn

O projeto visa ampliar a autonomia logística da companhia, reduzir custos no transporte marítimo e contribuir para a competitividade global da Braskem.

Tecnologia e sustentabilidade a bordo do novo navio da Braskem

O Brave Future será operado pela empresa alemã Hartmann Reederei, com financiamento da Ocean Yield.

O navio é equipado com motor bicombustível, que pode ser abastecido tanto com óleo bunker quanto com etano, proporcionando maior eficiência energética e emissões de CO₂ aproximadamente 40% menores do que a média das embarcações em operação atualmente.

Com 188 metros de comprimento e capacidade para transportar 36 mil m³ de carga, o Brave Future foi projetado especialmente para o transporte de etano em temperaturas extremas, podendo operar a até -104°C.

Fonte: Hardi Schuck/LinkedIn
Fonte: Hardi Schuck/LinkedIn

Além disso, o motor bicombustível — que usa óleo bunker ou etanol — confere flexibilidade e sustentabilidade às operações. Essa inovação reforça o compromisso da Braskem com soluções logísticas alinhadas às exigências do comércio marítimo moderno e mais sustentável.

Testado em alto-mar antes da estreia

Antes de entrar em operação comercial, o Brave Future passou pelos rigorosos sea trials, uma etapa de testes no mar que avalia segurança, velocidade, desempenho e manobrabilidade da embarcação.

Com isso, a Braskem garante que o novo navio atende aos mais altos padrões internacionais de desempenho e confiabilidade.

Logística reforçada com frota própria

A chegada do Brave Future marca o início de uma nova fase para a Braskem no transporte marítimo de etano.

Agora, a companhia conta com duas embarcações próprias — Brave Future e Brilliant Future — dedicadas exclusivamente a esse tipo de operação.

Segundo Hardi Schuck, diretor da Braskem Trading & Shipping (BT&S), “O Brave Future é um ativo estratégico que amplia a nossa autonomia logística, confere maior previsibilidade às operações e fortalece a nossa posição como líder global na indústria petroquímica.”

A Braskem não pretende parar por aqui. A expectativa da BT&S é de que, até 2026, mais quatro navios sejam incorporados à frota dedicada ao transporte de etano, consolidando a posição da empresa como referência em logística marítima sustentável.

Essa estratégia reforça a importância da inovação e da eficiência no transporte de produtos como etanol e óleo, fundamentais para a cadeia petroquímica.

A Braskem segue focada em garantir soluções logísticas robustas e sustentáveis para o futuro do setor.

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Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

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