Os preços da gasolina e do diesel no Brasil superam o valor do exterior em 4%, gerando preocupações sobre o impacto no mercado.
O valor da gasolina e do diesel no Brasil continuam mais altos do que os preços praticados no exterior. Segundo um relatório divulgado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) na última quinta-feira, (26/09), o litro da gasolina está, em média, R$ 0,11 mais caro no mercado brasileiro, representando uma diferença de 4% em relação ao que é encontrado em outros países. Essa disparidade levanta questões sobre os fatores que influenciam os preços internos dos combustíveis.
Impacto do mercado internacional
A Abicom destacou que os preços médios da gasolina A estão acima ou em paridade em todos os polos analisados.
A entidade também observou que o mercado internacional e a variação cambial estão pressionando os preços no Brasil.
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O Preço de Paridade de Importação (PPI) acumula uma redução de R$ 0,51 por litro desde o último reajuste realizado pela Petrobras.
Isso indica que, mesmo com a queda no PPI, a gasolina no Brasil continua mais cara do que no exterior.
A situação não é diferente para o diesel. Segundo a Abicom, o preço do diesel está, em média, 4% mais caro no Brasil do que no Golfo do México, uma região frequentemente usada como referência para a comercialização de combustíveis pelos importadores.
Essa diferença equivale a uma defasagem de R$ 0,13 por litro. Assim como a gasolina, o diesel A também opera acima da paridade em todos os polos analisados.
Nos cinco polos da Petrobras, a gasolina estava, em média, R$ 0,10 a mais por litro em relação ao preço internacional.
O diesel A, por sua vez, apresentava um aumento de R$ 0,14 por litro, também 4% acima do valor praticado no exterior.
Fatores que influenciam os preços da gasolina e diesel
Os preços da gasolina e do diesel no Brasil são influenciados por diversos fatores, incluindo a demanda interna, a cotação do petróleo no mercado internacional e as políticas de precificação adotadas pelas distribuidoras.
O câmbio também desempenha um papel crucial, já que a maior parte do petróleo é importada.
Com a instabilidade econômica, as flutuações na taxa de câmbio podem impactar diretamente os custos dos combustíveis, resultando em preços mais altos para os consumidores.
Essa complexa relação entre o mercado interno e o exterior é fundamental para entender as diferenças de valor dos combustíveis.
Consequências para o consumidor
A disparidade nos preços da gasolina e do diesel pode ter repercussões significativas para os consumidores brasileiros.
Com os combustíveis mais caros, os custos de transporte e produção também aumentam, o que pode levar a um efeito cascata em outros setores da economia.
Isso é especialmente preocupante para famílias e empresas que já enfrentam desafios financeiros.
A Abicom alerta que a continuidade dessa tendência pode resultar em dificuldades adicionais para os consumidores, tornando essencial uma discussão mais ampla sobre a política de preços de combustíveis no Brasil e sua relação com os valores praticados no exterior.
O cenário de preços de gasolina e outros combustíveis no Brasil
Em relação ao polo Aratu, na Bahia, operado pela Acelen, o diesel foi vendido a um preço 1% superior ao do Golfo do México.
Da mesma forma, a gasolina estava 4% acima do patamar internacional. O cálculo do PPI foi baseado nos valores de fechamento do mercado na última quarta-feira, 25.
A Abicom finalizou seu relatório afirmando que, com a estabilidade do câmbio e uma leve redução nos preços de referência da gasolina e do diesel no mercado internacional, o cenário médio de preços no Brasil continua acima da paridade.
Portanto, a gasolina e o diesel seguem mais caros no Brasil do que o valor encontrado no exterior.