Os novos investimentos feitos pelos peruanos foram negociados pelo Ceará com o objetivo de produzir abacate e mirtilo, de acordo com o secretário executivo do agronegócio da Sedet durante feira do setor de frutas em Madrid, na Espanha
De acordo com o Sílvio Carlos, executivo do agronegócio, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o Governo do Estado do Ceará já iniciou os trâmites com as empresas do país sul-americano que irão destinar os investimentos e eles deverão se reunir nos próximos dias, como parte da agenda de participação da Fruit Attraction 2022, em Madrid.
Segundo o secretário executivo da Sedet, os empresários peruanos estariam procurando alternativas para iniciar os investimentos no agronegócio brasileiro, já que as restrições sanitárias entre os países dificultam a comercialização por aqui. O objetivo dos empresários peruanos é adquirir terras no Ceará para começar a produção de frutas de alto valor agregado como o avocado (abacate) e o blueberry (mirtilo). Sílvio Carlos comentou que eles já inspecionaram algumas regiões no Estado do Ceará que possuem grande potencial, como a de Ibiapaba e outras próximas aos municípios de Limoeiro e Quixeré.
“Tem uma empresa do Peru que vai visitar a Ibiapaba porque eles querem investir no agronegócio brasileiro produzindo abacate e mirtilo. Os investidores do Peru estão muito interessados em regiões livres de pragas, que se encontram em Limoeiro do Norte, Quixeré e outras localidades. Os investidores estão interessados virem do Peru para vender aqui no Brasil, por termos um bom mercado interno”, explicou Sílvio.
-
Gasolina a R$ 1,29 e venda em garrafas PET: como brasileiros burlam o sistema para abastecer na Bolívia em meio à crise
-
Gerdau, maior produtora de aço do país, encolhe operações no Brasil: 1.500 demissões, cortes de investimento e foco em expansão nos Estados Unidos
-
Leilão online reúne 39 imóveis em 16 cidades com lances que começam em apenas R$ 70 mil
-
Tarifaço de Trump gera risco para 140 mil empregos no sul do Brasil
Os representantes do Estado do Ceará vão se reunir com os empresários peruanos nos próximos dias como parte da agenda de promoção do mercado cearense na Fruit Attraction, para acertarem os detalhes dos investimentos.
Produção de cacau
O executivo do agronegócio também declarou que o Estado ainda possui um grande potencial para a produção de cacau nos próximos anos, com esse novo investimento dos peruanos. Silvio Carlos comentou que disse ainda que o assunto com empresários europeus no decorrer dos primeiros momentos da feira em Madrid, e que há espaço para ampliar as exportações do produto que sai aqui do Ceará.
“O setor que cresce muito é o do cacau. A gente fez os testes há vários anos associando com a banana e já é uma realidade, então o pessoal do Acaraú já está associando o cacau com o coco. A gente produz muito cacau, mas importamos muito também porque a demanda é muito alta”, disse. Ele completa ainda dizendo que: “A verdade é que temos um potencial muito grande, e acredito muito no setor da fruticultura no agronegócio no Ceará”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.