1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Brasil pode utilizar biodiesel como alternativa ao diesel para abastecimento dos veículos e deve reduzir importação desse combustível
Tempo de leitura 3 min de leitura

Brasil pode utilizar biodiesel como alternativa ao diesel para abastecimento dos veículos e deve reduzir importação desse combustível

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/06/2022 às 18:10
Em resposta à possível crise do abastecimento do diesel no território nacional nos próximos meses, o governo brasileiro pode começar a utilizar o biodiesel como alternativa ao combustível para o abastecimento dos veículos e reduzir a importação do produto. 
Foto: iStock
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Em resposta à possível crise do abastecimento do diesel no território nacional nos próximos meses, o governo brasileiro pode começar a utilizar o biodiesel como alternativa ao combustível para o abastecimento dos veículos e reduzir a importação do produto. 

O cenário internacional de diesel continua instável devido ao crescente risco de desabastecimento do recurso nos países e, para contornar a situação, o Brasil pode utilizar o biodiesel como alternativa para o abastecimento dos veículos. Nessa segunda-feira, (13/06), espera-se uma redução na importação do combustível em consequência da nova solução, para controlar os estoques nacionais e evitar o desabastecimento no segundo semestre do ano.

Crise do diesel pode chegar ao Brasil e utilização do biodiesel como alternativa para abastecimento dos veículos nacionais é a melhor solução para contornar problema 

O cenário da comercialização e produção do diesel está cada vez mais instável no mercado internacional, devido aos altos preços cobrados após os conflitos entre a Rússia e Ucrânia e um constante risco de que o fornecimento dos EUA seja reduzido devido a furacões no Golfo do México. Dessa forma, o governo nacional precisa cada vez mais buscar medidas para contornar essa situação e evitar que um possível desabastecimento do combustível ocorra no segundo semestre do ano. 

Assim, a alternativa mais viável no momento é a utilização do biodiesel, combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, para o abastecimento dos veículos nacionais, além da redução na importação do produto. Dessa forma, poderá haver uma mistura entre os dois combustíveis para a utilização em veículos como caminhões ao longo dos próximos meses.

Além disso, a expectativa é que a mistura de biodiesel no diesel cresça consideravelmente ao longo do segundo semestre do ano, podendo chegar a aumentar de 10% para 15% para controlar os estoques nacionais. 

Outro ponto importante da alternativa para o mercado nacional é que, ao utilizar o biodiesel para contornar a crise do diesel no país, os preços do combustível podem aumentar de forma considerável. Embora essa pareça ser uma decisão inviável, isso poderia evitar o desabastecimento nacional e manter os estoques até que o mercado internacional se estabilize. Entretanto, a utilização de mais biodiesel exigiria que mais soja fosse esmagada no Brasil em vez de exportada, apertando a oferta e ameaçando piorar a inflação de alimentos desenfreada.

Aumento na utilização de biodiesel para abastecimento de veículos poderá reduzir fortemente a importação do combustível no Brasil 

Além de garantir o estoque de diesel no Brasil com a utilização de mais biodiesel no combustível, o governo nacional também poderá reduzir a importação do recurso. Isso, pois, um aumento na mistura poderia reduzir as importações de diesel em cinco navios por mês dos típicos 20 a 30 navios, de acordo com estimativas de Pedro Shinzato, analista de petróleo da StoneX. Assim, o país começaria a focar em novas alternativas, visto que a oferta do combustível no exterior não está favorável.

Apesar dessa ser uma alternativa viável, a questão da produção de óleos vegetais poderá se tornar um problema, já que o biodiesel necessita desses recursos. Isso acontece porque a demanda por óleo de soja vem aumentando em meio à queda nas exportações de óleo de palma dos rivais, devido a medidas de protecionismo, e óleo de girassol devido à guerra na Ucrânia.

Dessa forma, poderá haver um déficit no abastecimento interno e na comercialização externa desses produtos. 

Até o momento, o Ministério da Energia ainda não se pronunciou sobre o possível desabastecimento do diesel e a Agência Nacional de Petróleo disse estar avaliando as alternativas viáveis para evitar uma crise nacional, mas que nada está decidido até agora em relação à questão.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos