170 mil vagas de emprego em Logística! Procura por profissionais é reflexo da expansão do e-commerce no Brasil e ressalta a necessidade de capacitação
Perspectiva positiva para os profissionais da área de Logística! De acordo com o estudo do Observatório Nacional da Indústria, a projeção para os próximos três anos é de que sejam criadas cerca de 170 mil novas vagas de emprego no setor. Chegou a hora de se capacitar!
Segundo a pesquisa, o setor de Logística está aquecido por causa da expansão do e-commerce. O levantamento CupomValido apontou que o Brasil é o primeiro no ranking dos países em que o comércio eletrônico mais cresce. Por aqui, a expectativa é que o ano de 2022 encerre com uma alta de 22,2%.
Apesar dos impactos da pandemia, o transporte segue em recuperação nos últimos dois anos e foi um dos destaques no desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021. Considerando o resultado anual, o carro-chefe da logística brasileira cresceu 11,4% em 2021 – contra 4,6% do PIB geral – em relação a 2020.
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
Outro dado relevante veio do Banco Nacional de Empregos (BNE): de acordo com a plataforma, no ano passado houve aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte.
Aumento da demanda exige capacitação de profissionais na área
Junto às projeções positivas para o setor vem a necessidade por capacitação. “A fim de alcançar uma vaga, o profissional precisa se especializar e se aperfeiçoar na área”, explicou o gerente administrativo do Cebrac, Thiago Busignani.
Esse aperfeiçoamento vai além de elementos técnicos da área. Segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas das habilidades mais importantes nos profissionais até 2025 serão raciocínio lógico, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O estudo também cita skills como controle de tecnologias, experiência de usuário, foco no cliente e inovação.
por – Christian Presa/MundoLogística