1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Brasil, o primeiro e o que mais cresce no ranking global de comércio eletrônico, prevê 170 mil vagas de emprego no setor de Logística e país está sedento por profissionais da área!
Tempo de leitura 2 min de leitura

Brasil, o primeiro e o que mais cresce no ranking global de comércio eletrônico, prevê 170 mil vagas de emprego no setor de Logística e país está sedento por profissionais da área!

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 26/08/2022 às 15:37
emprego - logística - vagas - capacitação - profissionais
170.000vagas de emprego de Logística – Imagem Unitec

170 mil vagas de emprego em Logística! Procura por profissionais é reflexo da expansão do e-commerce no Brasil e ressalta a necessidade de capacitação

Perspectiva positiva para os profissionais da área de Logística! De acordo com o estudo do Observatório Nacional da Indústria, a projeção para os próximos três anos é de que sejam criadas cerca de 170 mil novas vagas de emprego no setor. Chegou a hora de se capacitar!

Segundo a pesquisa, o setor de Logística está aquecido por causa da expansão do e-commerce. O levantamento CupomValido apontou que o Brasil é o primeiro no ranking dos países em que o comércio eletrônico mais cresce. Por aqui, a expectativa é que o ano de 2022 encerre com uma alta de 22,2%.

Apesar dos impactos da pandemia, o transporte segue em recuperação nos últimos dois anos e foi um dos destaques no desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021. Considerando o resultado anual, o carro-chefe da logística brasileira cresceu 11,4% em 2021 – contra 4,6% do PIB geral – em relação a 2020.

Outro dado relevante veio do Banco Nacional de Empregos (BNE): de acordo com a plataforma, no ano passado houve aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte.

Aumento da demanda exige capacitação de profissionais na área

Junto às projeções positivas para o setor vem a necessidade por capacitação. “A fim de alcançar uma vaga, o profissional precisa se especializar e se aperfeiçoar na área”, explicou o gerente administrativo do Cebrac, Thiago Busignani.

Esse aperfeiçoamento vai além de elementos técnicos da área. Segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas das habilidades mais importantes nos profissionais até 2025 serão raciocínio lógico, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O estudo também cita skills como controle de tecnologias, experiência de usuário, foco no cliente e inovação.

por – Christian Presa/MundoLogística

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos