170 mil vagas de emprego em Logística! Procura por profissionais é reflexo da expansão do e-commerce no Brasil e ressalta a necessidade de capacitação
Perspectiva positiva para os profissionais da área de Logística! De acordo com o estudo do Observatório Nacional da Indústria, a projeção para os próximos três anos é de que sejam criadas cerca de 170 mil novas vagas de emprego no setor. Chegou a hora de se capacitar!
Segundo a pesquisa, o setor de Logística está aquecido por causa da expansão do e-commerce. O levantamento CupomValido apontou que o Brasil é o primeiro no ranking dos países em que o comércio eletrônico mais cresce. Por aqui, a expectativa é que o ano de 2022 encerre com uma alta de 22,2%.
Apesar dos impactos da pandemia, o transporte segue em recuperação nos últimos dois anos e foi um dos destaques no desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021. Considerando o resultado anual, o carro-chefe da logística brasileira cresceu 11,4% em 2021 – contra 4,6% do PIB geral – em relação a 2020.
- Trabalhe HOME OFFICE na Saipem empresa referência no setor OFFSHORE; Oportunidades para engenheiros, rádio operador, estagiários e mais! Saiba como se candidatar para fazer parte da equipe
- A Red Bull está CONTRATANDO! Salários a partir de R$2 mil + plano de saúde + vale-transporte + vale-refeição e outros benefícios; Vagas em diversas regiões com possibilidade de atuação HÍBRIDA, veja como garantir sua vaga!
- 500 VAGAS de Jovem Aprendiz com salário de até R$ 1 mil abertas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador e Campinas! Não perca essa chance
- Que tal trabalhar no Senai no período noturno? Entidade abre processo seletivo para vaga de emprego no período noturno no setor de soldagem
Outro dado relevante veio do Banco Nacional de Empregos (BNE): de acordo com a plataforma, no ano passado houve aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte.
Aumento da demanda exige capacitação de profissionais na área
Junto às projeções positivas para o setor vem a necessidade por capacitação. “A fim de alcançar uma vaga, o profissional precisa se especializar e se aperfeiçoar na área”, explicou o gerente administrativo do Cebrac, Thiago Busignani.
Esse aperfeiçoamento vai além de elementos técnicos da área. Segundo o Fórum Econômico Mundial, algumas das habilidades mais importantes nos profissionais até 2025 serão raciocínio lógico, inteligência emocional, criatividade e capacidade de resolução de problemas. O estudo também cita skills como controle de tecnologias, experiência de usuário, foco no cliente e inovação.
por – Christian Presa/MundoLogística