1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Brasil conquista lugar inédito no ranking mundial de energia solar e vai gerar mais de 300 mil empregos em 2023. Descubra qual é a posição.
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Brasil conquista lugar inédito no ranking mundial de energia solar e vai gerar mais de 300 mil empregos em 2023. Descubra qual é a posição.

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 23/03/2023 às 21:26
Atualizado em 27/03/2023 às 16:04
energia solar ranking mundial capacidade instalada
Brasil está se destacando e ampliando cada dia mais suas atividades relacionadas à energia solar | Foto: Click Petróleo e Gás

Pela primeira vez na história, Brasil consegue ficar entre os 10 maiores países com capacidade instalada de energia solar

O mês de março traz um importante momento da história do Brasil no segmento de energia solar. Afinal, conseguimos figurar entre os 10 principais países com capacidade instalada no mundo, a primeira vez que temos essa posição. Os dados são da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Segundo os dados da Irena, o Brasil conquistou 24 Gigawatts em 2022, e pode haver aumento com maior geração de empregos nos próximos anos.

No entanto, a estimativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é de que a capacidade instalada já tenha ultrapassado os 26 gigawatts em 2023. Dessa forma, fomos eleitos o 8º maior país gerador de energia solar. O setor está muito otimista e a tendência é que subamos mais alguns degraus nesse ranking nos próximos anos. Confira alguns números de nossa capacidade instalada.

A energia solar já é a terceira maior fonte no Brasil. Confira mais informações no vídeo abaixo

Energia solar já é uma das principais fontes no Brasil e tem uma tendência de aumento rápido nos próximos anos | Reprodução – Youtube: Band Jornalismo

Geografia nacional favorece a produção de energia solar e de outras fontes renováveis

O Brasil tem uma geografia diversa nas 5 regiões, sendo que a incidência solar no Sul, Sudeste e Nordeste é muito atrativa para geração de energia solar. Além disso, os ventos em alto mar na costa nacional favorecem a instalação de mais fontes renováveis, como a energia eólica. As empresas têm investido para extrair o máximo de proveito dessas fontes.

Ademais, o Ministério de Minas e Energia tem como meta trazer o protagonismo ao Brasil na transição energética. Afinal, essa é uma missão super possível, basta o investimento no reaproveitamento dos recursos naturais, o que pode contribuir para a geração de empregos.

Tudo isso fez com que a energia solar passasse de terceira para segunda maior capacidade instalada no país, levando em consideração empresas de pequeno e médio portes também. Ainda, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), desde julho de 2022, a capacidade instalada de energia solar no Brasil cresce em torno de 1 gigawatt por mês.

Produção de energia solar cresce 65,3% no Brasil nos primeiros 15 dias de março

O boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) emitido recentemente, aponta que a produção de energia solar nacional cresceu em torno de 65,3% nos primeiros 15 dias de março. Nesse sentido, temos cerca de 1.978 megawatts médios (MWmed) adicionados à conta, o que é um aumento maior do que no mesmo período do ano anterior.

Essa foi uma das fontes que mais tiveram crescimento em 2023. Afinal, o setor de energia eólica cresceu 42,3% e a geração a partir de termelétricas e hidrelétricas teve queda significativa. No tocante ao aumento da produção total de energia, as maiores altas na produção foram dos estados do Maranhão, Rondônia e Acre, com 60%, 13% e 11%, respectivamente.

Setor vai gerar mais de 300 mil empregos em 2023

A Absolar apontou que em 2023 serão gerados mais de 300 mil empregos apenas no setor de energia solar. Isso é resultado de um investimento massivo de mais de R$ 50 bilhões, apenas nesse ano.

Conforme o levantamento da associação, em 2023 haverá um aumento de 10 gigawatts de potência instalada. Assim, ao final do ano, a expectativa é de que consigamos a marca de 34 gigawatts de capacidade, subindo no ranking mundial.

Todavia, vale destacar que isso implica em um crescimento de 52% sobre a potência de energia solar atual no Brasil. Dessa forma, o setor está super otimista e a expectativa é de que essa fonte de energia tenha cada vez mais espaço nas casas brasileiras.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos