1. Início
  2. / Forças Armadas
  3. / Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/02/2025 às 08:47
Brasil avança em modernização militar! Marinha inaugura novas instalações no Complexo Naval para reforçar programa estratégico e ampliar capacidade de operação de submarinos
Foto gerada por IA
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Marinha inaugura estruturas no Complexo naval de Itajaí e avança com projeto de submarinos. Conheça as novas instalações da Marinha que serão inauguradas em 2025.

Na quinta-feira (13), a Marinha do Brasil inaugurou suas novas instalações no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). As novas instalações da Marinha do Brasil incluem o prédio administrativo da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), a subestação elétrica, os cais 3 e 4, a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias.

Novas instalações da Marinha no Complexo Naval expandem capacidade operacional

Segundo informações da Marinha, as instalações permitirão a expansão da capacidade operacional do Complexo Naval, que agora pode receber 2 submarinos atracados a contrabordo ou um navio. Segundo o Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, Comandante de Operações Navais, as entregas vão de encontro com o planejamento estratégico da Força Naval, que não inclui apenas a compra de novos meios, mas também o poder de controlá-los e mantê-los a partir de terra.

Cláudio também destaca que as entregas nas novas instalações da Marinha do Brasil estão acontecendo. Além da infraestrutura, a Marinha já possui 2 submarinos incorporados, que estão sendo utilizados em operações da Esquadra. Outros 2 submarinos comuns estão prestes a chegar, juntamente com o principal objetivo do programa, que é o Submarino Nuclear Convencionalmente Armado.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Para a expansão do Complexo Naval de Itaguaí também estão previstas 4 novos cais, junto com 4 subestações elétricas, um Esquadrão de Guerra Cibernética, o prédio do Comando do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, posto de abastecimento, tanques de armazenamento de combustível e garagem de viaturas.

Para o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, essas novas instalações da Marinha do Brasil reafirmam o compromisso da Força com a atualização de suas instalações, fortalecendo o Prosub, considerado o maior programa estratégico do Estado brasileiro.

Entenda a função das novas instalações da Marinha do Brasil

O novo prédio administrativo do Complexo Naval, onde atuarão cerca de 200 militares de várias áreas, centraliza a gestão operacional da BSIM, aprimorando as condições de trabalho e otimizando o suporte às atividades navais. Já os cais 3 e 4 ampliam a capacidade logística e de atracação da Base. 

A subestação elétrica integrada garantirá fornecimento de energia e recarga das baterias, expandindo a autonomia e eficiência das atividades. A estrutura também inclui a Praça da BSIM e o Pórtico de Cerimônias, espaços dedicados a formaturas e solenidades militares.

As novas instalações da Marinha do Brasil ainda receberam novos sistemas de monitoramento, segurança, ventilação e climatização, além de uma usina solar fotovoltaica, que contribui para a eficiência energética e a redução de gastos operacionais.

A expansão do Complexo Naval permite melhores condições de atendimento às empresas militares que recebem apoio da BSIM, expandindo sua capacidade operacional. Com a entrega do novo cais, a base poderá receber dois submarinos atracados a contrabordo ou um navio, proporcionando maior flexibilidade e eficiência logística, como citado anteriormente.

Conheça a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)

Inaugurada em 2020, a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), é utilizada para o Prosub, que atua com o objetivo de produzir quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

O BSIM atua com o objetivo de contribuir em missões navais, principalmente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às Organizações Militares (OM) apoiadas. A base oferecerá segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OM e empresas sediadas no Complexo, além de disponibilizar apoio básico de saúde.



Fontes: Poder naval, Tribuna da Bahia

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x