1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Brasil aposta nas eólicas offshore para triplicar demanda de energia e impulsionar indústria limpa com novos investimentos
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil aposta nas eólicas offshore para triplicar demanda de energia e impulsionar indústria limpa com novos investimentos

Publicado em 03/06/2025 às 12:02
Energia eólica, energia
Imagem: O MME participou do “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2025”, promovido pelo Instituto Creation de Pesquisa de UFRN Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Evento da UFRN destaca o papel da eólica offshore na transição energética, com apoio do governo e projeções de alta na demanda elétrica brasileira

A energia eólica offshore ganha espaço na agenda econômica brasileira como peça central na estratégia de descarbonização da indústria e atração de novos investimentos. O tema foi reforçado durante o evento “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2025”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que reuniu autoridades, especialistas e empresas do setor.

Segundo Karina Araújo Sousa, diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), o país tem uma oportunidade concreta de impulsionar o desenvolvimento industrial com base em energia limpa.

Nosso foco é tornar a indústria nacional mais competitiva e sustentável, com base em fontes renováveis como a eólica offshore e o hidrogênio de baixa emissão“, afirmou.

A transição energética brasileira está integrada à política “Nova Indústria Brasil” e à Política Nacional de Transição Energética (PNTE), em articulação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Um dos principais objetivos é reduzir as emissões em setores com alto consumo energético, como cimento, aço, fertilizantes, siderurgia e alumínio. Além disso, o governo busca criar um ambiente favorável à instalação de novas indústrias sustentáveis.

As projeções indicam que, até 2050, a demanda por eletricidade no Brasil pode triplicar. Neste contexto, as eólicas offshore surgem como alternativa estratégica para diversificar a matriz energética e atender ao crescimento esperado no consumo de energia.

O Ministério de Minas e Energia trabalha na finalização do marco regulatório que permitirá o início dos leilões de cessão de áreas para instalação dos parques eólicos offshore.

O Grupo de Trabalho Eólicas Offshore, coordenado pelo ministério, lidera o processo de definição desse novo mercado.

A agenda envolve o mapeamento de áreas com menor risco socioambiental e a regulamentação das regras de cessão, com suporte técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Com essas medidas, o Brasil busca consolidar sua posição na transição energética global, utilizando a economia verde como motor para reindustrializar com eficiência e visão de longo prazo.

Com informações de Portal In.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x