1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / BP financia a construção da primeira usina de aço movida a energia solar do mundo que contará com 750.000 painéis solares
Tempo de leitura 3 min de leitura

BP financia a construção da primeira usina de aço movida a energia solar do mundo que contará com 750.000 painéis solares

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/10/2021 às 11:00
BP - energia solar - usina de aço - siderúrgica - painéis solares
BP financia a primeira usina de aço movida a energia solar do mundo – créditos: BP/Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A primeira usina de aço movida a energia solar será operada pela empresa russa Evraz Plc; e conta com milhares de painéis solares para o seu funcionamento  

Uma usina siderúrgica em Pueblo operada pela fabricante russa Evraz Plc, que derrete e reaproveita sucata, será composta por mais de 700 mil painéis solares. O empreendimento entrará em operação em novembro deste ano e será capaz de abastecer toda a energia necessária para o funcionamento da usina. A usina de aço movida a energia solar é a primeira ao redor do mundo.  

Leia também

Redução das emissões de carbono e usina siderúrgica movida a energia solar  

A instalação da primeira usina movida a energia solar do mundo surge no momento em que algumas das maiores siderúrgicas dos EUA decide levar a sério as emissões e estabelece metas, para se tornar neutra em carbono, até 2050.  

A siderurgia continua sendo uma das indústrias mais poluentes do mundo, sendo responsável por cerca de 6% das emissões globais de dióxido de carbono. Especialistas afirmam que mudar para energia renovável será a chave para reduzir as emissões.  

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A Lightsource bp, subsidiária de energia solar fotovoltaica da BP, anunciou na quarta-feira (13) o comissionamento de seu projeto – Bighorn Solar, localizado no Colorado.

750 mil painéis solares

A joint venture permitirá a construção da primeira usina fotovoltaica equipada com 750.000 painéis solares, capaz de fornecer eletricidade para a siderúrgica russa Evraz, com sede na cidade de Pueblo.

Com o comissionamento, a unidade da Evraz – que transforma sucata reciclada em aço puro, especialmente destinada ao setor ferroviário – se tornará a primeira siderúrgica da América do Norte a utilizar energia solar como fonte de abastecimento elétrico primário. O projeto também deve ajudar o Colorado a atingir sua meta de 100% de energia renovável até 2040.  

“Este projeto prova que mesmo setores difíceis de abater, como o aço, podem ser descarbonizados quando as empresas vêm junto com soluções inovadoras”, disse Kevin Smith, CEO da Lightsource BP, Américas.   

Maior usina solar do Brasil

A usina solar Pirapora é considerada a maior usina de energia solar no Brasil e em toda América Latina.  Construída em Pirapora, município de Minas Gerais, a usina funciona desde 2017 e é de propriedade da empresa francesa EDF Energies Nouvelles (EDF EN), em sociedade com a empresa Omega Geração (no início, a sociedade era com a fabricante de painéis solares Canadian Solar, que, em 2018, vendeu sua participação para a Omega Geração). E a usina é, realmente, grande: ocupa o equivalente a 1.500 campos de futebol, sendo formada por um conjunto de 11 usinas, resultando em um verdadeiro complexo solar com capacidade total de geração de 400 MW (megawatts).

Com essa quantia, é possível gerar energia solar a 420 mil casas populares. A usina solar Pirapora foi construída em uma área próxima ao rio São Francisco, a um custo que girou em torno de R$ 2 bilhões.

Durante a primeira fase de implantação, o projeto empregou mais de 300 trabalhadores da região. A estimativa é que projetos semelhantes ao da Joint venture da BP também chegue ao Brasil em breve e transforme a indústria siderúrgica.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos