Aeronave icônica da Guerra do Golfo é usada para simular ameaças invisíveis da Rússia e da China até hoje
O bombardeiro furtivo F117 Nighthawk, aposentado oficialmente em 2008, continua sendo operado secretamente pela Força Aérea dos Estados Unidos na Área 51. A revelação veio após anos de especulações e agora confirma que a aeronave ainda desempenha um papel estratégico, apesar de sua idade e limitações técnicas.
Projetado no auge da Guerra Fria para escapar dos radares inimigos, o F117 se tornou um símbolo da tecnologia stealth. Agora, em 2025, ele ressurge como peça central em testes contra ameaças modernas ajudando os EUA a desenvolver defesas contra aviões furtivos russos e chineses, como o Su-57 e o J-20.
Como nasceu o F117?
Nos anos 70, os EUA estavam perdendo caças para mísseis soviéticos no Vietnã e no Oriente Médio. A DARPA então lançou um desafio: criar uma aeronave invisível ao radar.
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A missão caiu nas mãos da Skunk Works, divisão secreta da Lockheed, que aplicou princípios de difração de radar estudados por cientistas soviéticos.
O primeiro voo do protótipo ocorreu em 1977. O projeto, chamado Senior Trend, foi mantido em absoluto sigilo. O avião só voava à noite para evitar satélites espiões e sua existência só foi oficialmente reconhecida mais de uma década depois, em 1990.
Por que o Nighthawk era tão temido?
Com formas angulares que dispersam ondas de radar, revestimento absorvente e motores sem pós-combustão para reduzir o calor, o F117 era praticamente indetectável. Seu RCS (seção transversal de radar) era de apenas 0,001 m² o equivalente a um pombo.
Apesar disso, ele era instável, difícil de pilotar e extremamente frágil. Mesmo assim, brilhou em guerras como a do Golfo, realizando mais de 1.300 missões com zero perdas.
Sua primeira e única queda ocorreu em 1999, na Iugoslávia, quando voava rotas previsíveis e sem apoio de interferência eletrônica.
Especificações técnicas do bombardeiro furtivo F117
- Tipo: Bombardeiro de ataque tático furtivo
- Tripulação: 1 piloto
- Motores: 2 turbofans General Electric F404
- Velocidade máxima: Cerca de 1.000 km/h (subsônica)
- Alcance: 1.700 km
- Carga útil: Cerca de 2.300 kg de bombas guiadas
- Tamanho: 20 m de comprimento e 13,2 m de envergadura
- RCS estimado: 0,001 m²
Por que o F117 voltou à ativa?
Segundo fontes do canal Hoje no Mundo Militar, o Nighthawk ainda é usado em missões de simulação e testes de radar, especialmente na Área 51. Seu perfil extremamente furtivo é ideal para testar os sistemas que deverão detectar e neutralizar aeronaves stealth modernas.
Mesmo sem capacidade de combate comparável aos caças atuais, o F117 segue valioso como ferramenta experimental. Os EUA planejam manter unidades operacionais até pelo menos 2034, atuando como inimigo simulado em treinamentos e desenvolvimentos tecnológicos.
Ele é melhor que o B-2?
A comparação é inevitável. O B-2 Spirit é maior, tem alcance de 11 mil km e carrega mais de 20 toneladas de armamento. Porém, o F117 ainda é mais furtivo, com menor RCS.
Sua função é tática e precisa, enquanto o B-2 é estratégico e massivo. Cada um cumpre um papel diferente na doutrina americana.
Você acha que os Estados Unidos devem manter o F117 em atividade? Acredita que aviões furtivos ainda são decisivos nas guerras modernas? Comente abaixo queremos ouvir sua opinião sobre o retorno desse fantasma dos céus.