A BMW está realizando testes com seu novo carro elétrico conceito. O modelo é equipado com motores elétricos nas quatro rodas, sendo o primeiro elétrico esportivo do mundo.
Após 50 anos do desenvolvimento da divisão M, destinada a veículos de alto desempenho, a BMW deu início ao primeiro carro elétrico esportivo que conta com 4 motores elétricos. Com base no BMW i4 M50, o carro conceito esportivo quadrimotor disponibiliza tração nas quatro rodas e um sistema de controle direção inovador. De acordo com a montadora alemã, o conjunto disponibiliza um nível sem precedentes de desempenho e experiência para o setor de carros elétricos.
Motores elétricos M xDrive
O carro elétrico de testes apresenta uma carroceria modificada, com arcos mais largos nas rodas e um conceito visual que lembra a série atual das BMWs M3 e M4.
Os quatro motores elétricos compõem o sistema de tração M xDrive de quatro motores que permitem acionar cada roda por propulsor elétrico, o que, de acordo com a BMW, disponibiliza ao motorista uma distribuição precisa e rápida do torque de acionamento.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
A reação quase instantânea dos motores elétricos também será um divisor de águas para os carros elétricos de alto desempenho, de acordo com a BMW.
Carro elétrico com 04 motores entrega velocidade alta nas curvas
A transmissão de potência certa para a estrada, por exemplo, é identificada pela unidade de controle central do veículo em questão de milissegundos a partir da posição do pedal do acelerador, ângulo de direção, velocidades das rodas e outros dados. Os sinais são enviados por meio da embreagem e diferenciais para os quatro motores elétricos, que são capazes de acioná-los imediatamente, de acordo com a BMW.
Continuando com as características típicas da marca, nos testes com o carro elétrico conceito, os motoristas da empresa afirmam que conseguiram atingir altas velocidades de curva significativamente altas, apesar das estradas estarem encharcadas de água ou coberta de neve.
Freios autorregenerativos devido ao alto desempenho
Nos casos de estradas destes tipos, o veículo consegue virar sem nenhum esforço e sem tendência à subviragem, um fenômeno chamado popularmente como “sair de frente”, tendo em vista que o torque de tração para as rodas é ampliado paralelamente ao ângulo de direção.
O alto desempenho dos motores elétricos contribuirá na recuperação de energia na frenagem. Ao frear antes de uma curva, por exemplo, os quatro motores elétricos podem assumir a função de um gerador, alimentando a bateria do modelo.
Por enquanto, a BMW ainda não disponibilizou especificações oficiais ou cronograma de lançamento para seus carros elétricos esportivos equipados com seu novo sistema de tração e motorização.