A BMW está desenvolvendo uma nova tecnologia capaz de gerar eletricidade para as baterias de carros elétricos por meio dos impactos em buracos nas estradas.
As estradas e vias esburacadas são grandes problemas no Brasil, sendo responsáveis por desalinhar o veículo, danificar a suspensão, rasgar os pneus, estragar as rodas e outros malefícios. Pensando nisso, a BMW está trabalhando em uma forma de tornar as crateras asfálticas menos inconvenientes para os motoristas. Isso porque a montadora patenteou um sistema de suspensão que transforma os solavancos em energia capaz de carregar o seu carro elétrico.
Tecnologia utiliza movimento vertical para gerar energia
A invenção foi descoberta por meio do escritório de patentes da Alemanha. A nova tecnologia da BMW instalada na suspensão de carros elétricos têm capacidade de gerar energia com o movimento vertical da roda do carro por meio dos buracos na estrada.
Originalmente, a energia das rodas de um veículo ao passar por um buraco ou uma lombada é absorvida pela mola da suspensão e, em seguida, dissipada como calor pelos amortecedores. Desta forma, a BMW olhou com uma atenção maior para essa energia armazenada nas molas de suspensão e encontrou meios de aproveitá-la mesmo que o carro esteja em movimento.
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Esse aproveitamento é realizado por uma espécie de gerador que converte a energia cinética em eletricidade capaz de abastecer as baterias dos carros elétricos. Após os testes e validação da nova tecnologia, caso ela chegue ao mercado, o valor deve ser bem acima do esperado.
Desta forma, é de se esperar que, em um primeiro momento, ele será equipado apenas nos carros elétricos da linha premium da BMW. Outra possibilidade é que o mesmo surja como um dos produtos disponíveis no catálogo do serviço de assinatura da BMW, que dividiu opiniões este ano.
Tecnologia da BMW pode ser melhor que freios regenerativos
Além de reduzir a velocidade e parar o veículo, os freios regenerativos também atuam recuperando parte da carga das baterias dos carros elétricos e híbridos na hora de frear. Apesar de estar presente em carros mais modernos, esta tecnologia possui um conceito relativamente simples.
Resumindo, o motor elétrico que traciona o veículo também pode funcionar como gerador de energia, uma espécie de alternador para gerar energia às baterias e, dessa forma, expandir a autonomia, isto é, o motor disponibiliza energia às baterias cada vez que o motorista alivia a pressão no pedal do acelerador ou aciona os freios.
Durante as frenagens, um sensor envia sinais a um módulo eletrônico para transformar o propulsor em um gerador, que aproveita o movimento das rodas do veículo para gerar a energia que é enviada às baterias. A depender do modelo e da potência de seus motores elétricos, a capacidade de frenagem regenerativa é forte o bastante para frear o carro sem a necessidade de acionar os freios comuns nas rodas.
BMW lança o primeiro carro elétrico com tração 4×4
No mês de setembro, após 50 anos de desenvolvimento da divisão M, voltada para carros de alto desempenho, a BMW começou a desenvolver seu primeiro carro elétrico esportivo que conta com 4 motores elétricos. Baseado no BMW i4 M50, o veículo disponibiliza tração nas quatro rodas e um sistema de controle de direção único.
Segundo a montadora, o conjunto oferece um nível sem precedentes de desempenho e experiência para o setor de carros elétricos. O modelo elétrico de testes mostra uma carroceria modificada, com arcos mais largos nas rodas e um conceito visual que lembra a atual série M3 e M4.
Os quatro motores elétricos fazem parte do sistema de tração M xDrive de quatro motores que permitem acionar cada roda por propulsor elétrico, o que, de acordo com a montadora, disponibiliza uma divisão precisa e rápida do torque de acionamento.