A BMW anunciou no Consumer Electronics Show (CES) seu novo carro elétrico conceito com a tecnologia Dee, que pode mudar de cor seguindo suas “emoções próprias”.
A BMW, está seguindo seu cronograma de 2023 e a prova disso é a apresentação do seu carro conceito i Vision, na palestra da empresa no Consumer Electronics Show (CES), que iniciou nesta quarta-feira (4). O carro elétrico de quatro portas foi um grande destaque no palco devido à sua tecnologia E-Ink, a mesma apresentada pela marca na feira do último ano, que permite mudar a cor exterior do veículo, e por ter “emoções próprias”.
Veículo elétrico da BMW conta com tecnologia Dee
O modelo é considerado a base para a próxima geração de modelos da BMW, que estão previstos para chegarem ao mercado a partir de 2025. O novo carro elétrico conceito conta com a tecnologia Dee, revelado como um novo assistente inteligente. Esta novidade significa Digital Emotional Experience, ou experiência digital emocional, em tradução livre e serve tanto para personalizar como para humanizar mais o carro.
A montadora alemã enfatiza que a tecnologia vai além de uma voz e conta até com sua própria personalidade. Segundo Oliver Zipse, CEO da BMW, o Dee é o próximo nível de interação entre homem e máquina. A BMW planeja transformar essa visão em realidade, unindo software e hardware para uma experiência digital única e perfeita.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
A tecnologia do carro elétrico contará com níveis diferentes de interação e poderá acessar as redes sociais, chamadas e mensagens de texto no celular do motorista. O mais básico auxilia o condutor com informações de direção e navegação. O recurso também pode projetar os dados de navegação no para-brisa do carro, além de emitir alertas de colisão e obstáculos na pista.
BMW poderá lançar carros totalmente autônomos
O grau mais avançado da tecnologia do veículo elétrico é o 4, que, segundo afirmações da empresa, vai muito além da realidade, possibilitando trazer amigos e animais de estimação virtualmente para seu carro, por exemplo.
Embora não tenha entrado em detalhes de como tudo funcionará, o Dee afirma que todos poderão passear juntos em seu mundo virtual. “Você não acreditaria no que cabe em seu carro elétrico no futuro”, completa o assistente. No fim, as funções mais avançadas devem ficar para quando os carros da BMW forem totalmente autônomos.
BMW Group lançou no último ano um projeto único que fará com que os veículos circulem nas cidades sem precisar de um motorista. O projeto recebeu o nome de Automatisiertes Fahren im Werk, sendo feito ao lado de duas startups e visando aumentar a eficiência da logística de carros novos em centros de distribuição e fábricas.
BMW fecha acordo com foco no desenvolvimento de baterias
A BMW e a Solid Power, empresa de baterias, fecharam um acordo para um novo projeto em 2023. Agora, a BMW, que antes focava em realizar investimentos na marca de baterias, está dividindo alguns direitos com a Solid Power com o intuito de desenvolver suas próprias baterias para seus carros elétricos.
A empresa de baterias é a mais conhecida do segmento de baterias de estado sólido, onde no mês de junho do último ano a marca instaurou uma linha de produção de baterias futuristas para fins de teste e qualificação. Após essa produção em série das baterias, a Solid Power planeja distribuí-las entre a BMW e a Ford.
Após isso, a empresa agora está “dividindo” com a marca alemã seus projetos e fabricação de células de baterias. Este negócio ficará em US$ 20 milhões a serem pagos entre agora e junho do próximo ano.