1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Blueshift: A estreia promissora no mercado de gás do Paraná
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Blueshift: A estreia promissora no mercado de gás do Paraná

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 14/12/2023 às 10:56
Estreante, ANP, Bacia do Paraná, Blueshift, Exploração, Gás natural, Gás Natural Liquefeito (GNL), Leilão de petróleo, regime de concessão
© 2023 – Todos os direitos: EPBR

Companhia arrematou bloco na Bacia do Paraná em leilão da ANP, aumentando investimentos em gás natural na região. CEO destaca importância da concessão.

Uma das recém-chegadas aos leilões de óleo e gás, a Blueshift adquiriu nesta quarta (13/12) um bloco na Bacia do Paraná com o objetivo de explorar o potencial de descoberta de gás natural, conforme informado pelo CEO da empresa, Luciano Quadros.

A empresa fez a aquisição do bloco PAR-T-335 por R$ 210 mil no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Rio de Janeiro (confira a transmissão e os resultados). A Blueshift está entrando no mercado com força e determinação, buscando aproveitar as oportunidades disponíveis para ampliar seu domínio no setor de óleo e gás.

A Blueshift e a Exploração na Bacia do Paraná

A Blueshift é o braço de investimentos em gás de Quadros — engenheiro com passagens por Odebrecht e Camargo Corrêa.

O empreendedor também atua na geração de energia. É sócio da Beta Produtora de Energia, que está construindo uma termelétrica a gás em Trombudo Central (SC).

A UTE Trombudo (28 MW) foi contratada no Leilão de Reserva de Capacidade de dezembro de 2021 e está prevista para 2025.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

Quadros conta que, na Bacia do Paraná, o plano da empresa é explorar a concessão de olho em oportunidades de monetização de eventuais descobertas de gás tanto no segmento termelétrico (geração na cabeça do poço) quanto venda para distribuidoras ou indústrias no mercado livre.

Hoje, a empresa atua no mercado brasileiro por meio da importação de gás. A UTE Trombudo foi concebida para importar gás natural liquefeito (GNL). Uma central de distribuição será construída no local.

A Blueshift busca na ANP autorização para atuar como distribuidora do GNL em pequena escala.

A companhia também tem acordo com a YPFB para importação de gás da Bolívia, na modalidade incorruptível; e tenta tirar do papel um projeto de distribuição de GNL oriundo da produção onshore da Argentina.

A Atuação da Blueshift no Mercado de Gás

A Blueshift, liderada pelo CEO Quadros, está intensificando sua presença nos leilões de óleo e gás, principalmente na Bacia do Paraná. O foco da empresa é a exploração de concessões e a monetização de descobertas de gás natural.

Além disso, a empresa está investindo em projetos de termelétricas a gás, como a UTE Trombudo, que foi contratada através do Leilão de Reserva de Capacidade e está prevista para iniciar suas operações em 2025.

Quanto à distribuição de gás, a Blueshift está buscando autorização da ANP para atuar como distribuidora de GNL em pequena escala, além de ter acordos para importação de gás da Bolívia e da Argentina.

Com planos ambiciosos de participar ativamente no mercado de gás, a Blueshift vem se destacando como uma estreante promissora no setor de energia, trazendo inovação e investimentos em gás natural e suas diferentes modalidades de distribuição e monetização.

Blueshift e a Importância do Gás Natural Liquefeito

A Blueshift, através de seu CEO Quadros, está focada em expandir sua atuação no mercado de gás, principalmente no que diz respeito ao gás natural liquefeito (GNL). A empresa está envolvida em projetos de importação de GNL da Bolívia e da Argentina, visando a distribuição e monetização desse recurso.

Além disso, a Blueshift está buscando autorização da ANP para atuar como distribuidora de GNL em pequena escala no mercado brasileiro. A empresa também está investindo em projetos de termelétricas a gás, como a UTE Trombudo, que foi contratada através do Leilão de Reserva de Capacidade e está prevista para iniciar suas operações em 2025.

Com a crescente importância do gás natural liquefeito no mercado de energia, a Blueshift está se consolidando como uma estreante de destaque, trazendo inovação e oportunidades de investimentos em gás, tanto na geração de energia quanto na distribuição e monetização desse recurso.

 

Fonte: EPBR

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x