O petróleo é um combustível natural, oleoso, inflamável, com cheiro característico, com densidade menor que a da água. Basicamente, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, de substâncias orgânicas formadas apenas por carbono e hidrogênio. Muitos acreditam que o petróleo é somente preto, mas, vamos te explicar qual a cor do petróleo.
Além disso, o petróleo também pode conter quantidades menores de oxigênio, nitrogênio, compostos de enxofre e íons metálicos, especialmente de níquel e vanádio. Hoje, o petróleo é considerado a maior matéria-prima natural do planeta, explicando o seu grande valor econômico. Inclusive, existe uma disputa geopolítica sobre sua posse, especialmente nas últimas décadas.
Como o petróleo foi formado?
Muitas pessoas acreditam que o petróleo é somente preto, mas, é possível vê-lo em outras cores. Dessa forma, quando perguntamos qual é a cor do petróleo, vale citar que ele pode variar do incolor ao marrom ou preto, sem contar que ainda existem versões com tons de verde, vermelho e marrom-claro. Além disso, existem petróleos leves, médios ou pesados, e outros óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão.
Qual é a origem do petróleo?
Existem muitas teorias sobre o surgimento do petróleo, mas, a mais popular afirma que ele se formou a partir da decomposição da matéria orgânica, especialmente porque ele ocorreu devido à baixa oxigenação das jazidas, além da ação de bactérias. Basicamente, esses seres teriam se acumulado no fundo de mares, rios e lagos e, ao longo de milhões de anos, o peso dos sedimentos sobre ele teria promovido o aquecimento, levando às transformações que originaram o petróleo.
Dessa forma, a temperatura mínima para garantir esse processo é de 49 °C, mas ela pode chegar a 177 °C. Além disso, é necessário que a profundidade seja em torno de 1.500 a 6.400 metros. Caso a matéria orgânica seja levada a profundidades maiores, ou seja, passar por temperaturas superiores a 177 °C, ela se transforma em gás ou grafita.
Inclusive, esse processo de transformação é extremamente lento, tornando o petróleo um recurso não renovável. A rocha onde o petróleo é formado é conhecida como rocha geradora. Após ser encontrado, o petróleo migra para cima para ficar aprisionado na rocha reservatório, onde é extraído. As rochas geradoras mais comuns são chamadas folhelhos negros.
Como ocorre a formação do petróleo?
A formação do petróleo não é definitivamente confirmada, mas, a principal teoria aponta que ele é formado a partir do resultado de um processo de decomposição dos plânctons, pequenos seres que viviam na superfície das águas dos mares, rios e lagos. Dessa forma, a formação do petróleo aconteceu pelo acúmulo dos restos da decomposição desses seres, atrelado a movimentação das crostas terrestres presentes no processo. Sendo assim, esse processo transformou dejetos em petróleo, que estão acumulados nas bacias sedimentares, em uma decomposição de milhões de anos.
Qual é a composição química do petróleo?
Em suma, o petróleo é majoritariamente composto por moléculas de carbono e hidrogênio, os hidrocarbonetos. Além disso, elementos como metano e butano também podem aparecer na sua composição. Apesar de serem maioria, outras substâncias também fazem parte da constituição do petróleo. Por outro lado, também é possível encontrar na composição química do petróleo, em menor quantidade, oxigênio, nitrogênio, sais e resíduos de alguns metais. Logo, confira a proporção dos elementos que compõem o petróleo:
- 82% de carbono;
- 12% de hidrogênio;
- 4% de nitrogênio;
- 1% de oxigênio;
- 1% de sais e resíduos de metais.
Quais são as características do petróleo?
Como mencionado, muitas pessoas acreditam que o petróleo é constituído somente pela cor preta. Entretanto, embora grande parte do petróleo seja assim, nem sempre ele segue essas características. Por isso, confira as características comuns do petróleo:
- Inflamável;
- Composição oleosa;
- Coloração escura (mas também podem ser incolor);
- Não é solúvel em água.
- Substância com menos densidade do que a água.