Início Onde é extraído o petróleo?

Onde é extraído o petróleo?

6 de outubro de 2022 às 19:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Onde é extraído o petróleo
Onde é extraído o petróleo (Foto/divulgação)

O petróleo é definido como um recurso natural fóssil, não renovável, que possui grande importância econômica e política. Em suma, sua origem está ligada a antigos depósitos orgânicos formados em zonas de bacias sedimentares. Dessa forma, vamos te mostrar onde é extraído o petróleo.

Geralmente, o petróleo é usado majoritariamente para a produção de fontes de energia, além de ser matéria-prima nas indústrias. A gasolina e o óleo diesel são exemplos de derivados do petróleo.

Entretanto, o petróleo também é usado, para além de fonte de energia, na produção de diversas bens industriais, como plásticos e lubrificantes. A importância do petróleo está atrelada, ao nível mundial, à grande dependência do recurso no desenvolvimento das atividades humanas, especialmente na geração de energia. Neste sentido, ele é um bem valioso, que possui grande importância histórica e social, além de influenciar disputas geopolíticas em todo o mundo.

Para que serve o petróleo?

Onde é extraído o petróleo / Canal Youtube

O petróleo é um recurso natural, dessa forma, possui grande valor econômico, e sua origem está ligada aos aspectos físicos do meio. Dessa forma, em razão da sua importância econômica, é um recurso muito usado pela sociedade. Por outro lado, a utilização do petróleo é diversa, e comporta uma grande produção de vários produtos. Em suma, o petróleo é predominantemente usado como fonte de energia para a sociedade, assim como matéria-prima para diversas produções industriais. Por isso, seus usos vão desde a produção de combustíveis diversos, como a gasolina e o diesel, até artigos típicos do cotidiano, como os plásticos.

Onde é extraído o petróleo?

O petróleo pode ser extraído de duas formas: na terra, através de sondas de perfuração, ou no mar, por meio de plataformas marítimas. Para conseguir extrair o petróleo, é necessário perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Em solo terrestre, o petróleo é encontrado embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Dessa forma, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície, isso devido à pressão do gás.

Assim, quando essa pressão diminui, é necessário o uso de equipamentos que bombeiam o petróleo para a superfície, também conhecido como cavalo-de-pau, devido a sua semelhança com um. Entretanto, se o petróleo estiver em uma densidade elevada, é necessário injetar vapor de água sob pressão através de um segundo poço perfurado no reservatório. Sendo assim, esse calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo, e a pressão ajuda a trazê-lo até a superfície.

No mar, o processo de extração do petróleo é mais complexo, usados equipamentos especiais de perfuração e extração, através de bombas em plataformas e navios-sonda. Atualmente, diversas plataformas estão sendo desenvolvidas para facilitar a extração do petróleo em alto-mar. Por outro lado, vale destacar que a extração de combustíveis fósseis é uma das principais causas da liberação de metano, conhecido por ser um gás extremamente perigoso para a vida dos seres existentes na terra. Inclusive, o gás é nocivo por provocar constantemente o efeito estufa, sendo 20 vezes mais poluente que o CO2.

Quais são os derivados do petróleo?

O petróleo é um recurso bastante utilizado na produção de diversos artigos. Para isso, ele passa por um processo de refino. Hoje, a importância econômica do petróleo está ligada a sua alta capacidade de combustão, sendo amplamente usada como uma fonte de energia. Paralelamente, o petróleo é uma importante matéria-prima para a fabricação de materiais amplamente usados pela sociedade.  Sendo assim, confira os produtos derivados do petróleo:

  • Óleo diesel;
  • Gasolina;
  • Gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha);
  • Óleos lubrificantes;
  • Plásticos;
  • Querosene;
  • Asfalto.

Por fim, vale citar que por ser um combustível não renovável, é provável que o petróleo acabe eventualmente. Logo, diversas opções já estão sendo vistas como primordiais para substituí-lo, em virtude do seu caráter similar e, além disso, serem menos poluentes.

Relacionados
Mais recentes
Fechar