Início Quem descobriu o petróleo no Brasil?

Quem descobriu o petróleo no Brasil?

6 de outubro de 2022 às 20:26
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem descobriu o petróleo no Brasil
Quem descobriu o petróleo no Brasil (Foto/divulgação)

O petróleo é um recurso fóssil não renovável, que possui grande importância econômica e política. Basicamente, sua origem está atrelada a antigos depósitos orgânicos, criados em zonas de bacias sedimentares. Embora seja um combustível muito antigo, nem todos sabem como ele foi descoberto. Por isso, confira quem descobriu o petróleo no Brasil.

Normalmente, o petróleo é usado como matéria-prima para a produção de fontes de energia, além de outros produtos na indústria. Por exemplo, a gasolina e o óleo diesel são derivados do petróleo.

Por outro lado, vale citar que a extração do petróleo é algo complexo, pois depende de grandes investimentos em maquinaria. Historicamente, o uso comercial do petróleo ganhou força no século XIX, através das primeiras explorações petrolíferas em larga escala.

História do petróleo no Brasil?

Quem descobriu o petróleo no Brasil / Canal Inventando História

A história do petróleo no Brasil começou em 1859, na Bahia, onde o decreto n.º 2266 assinado pelo Marquês de Olinda, aconteceu a José Barros Pimentel a possibilidade de extrair minerais betuminosos para a fabricação de querosene, especialmente para iluminação, em terrenos localizados nas margens do Rio Maraú, na Bahia.

Posteriormente, em 1860, o inglês Samuel Allport, durante a construção da Estrada de Ferro Leste Brasileiro, observou um gotejamento de óleo em Lobato, situado no subúrbio de Salvador. Na época, ele percebeu que ali havia uma abundância de matéria-prima.

No começo do século XX, a exploração de petróleo adquiriu grande importância no Brasil, especialmente devido à criação da Petrobras. Porém, mesmo diante de tantos benefícios, o petróleo é altamente poluente, e o seu uso implica em graves problemas ambientais.

Além disso, o primeiro poço de petróleo brasileiro foi perfurado em 1897, pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, na cidade de Bofete, em São Paulo. Na época, ele usou uma sonda importada, e conseguiu atingir 488 m de profundidade.

Qual é a composição química do petróleo?

Em suma, o petróleo é composto majoritariamente por moléculas de carbono e hidrogênio, os hidrocarbonetos. Além disso, também é possível encontrar metano e butano, embora essas não sejam as únicas substâncias encontradas nele.

Isso porque podemos encontrar, em menor proporção, outras substâncias na composição química do petróleo. Entre elas, podemos citar oxigênio, nitrogênio, sais e resíduos de alguns metais. Por isso, confira os elementos que compõem o petróleo:

  • 82% de carbono;
  • 12% de hidrogênio;
  • 4% de nitrogênio;
  • 1% de oxigênio;
  • 1% de sais e resíduos de metais.

Quais são os derivados de petróleo?

Hoje, muitos produtos são derivados do petróleo. Inclusive, grande parte são populares na sociedade, como a gasolina, o óleo diesel, o gás de uso doméstico (GLP), a parafina, a asfalta e a nafta. Confira mais sobre eles:

Óleo diesel e gasolina: são normalmente usados como combustível nos transportes

Querosene: o querosene é usado nas turbinas de aviões;

GLP: geralmente usado em cozinhas domésticas e industriais;

Parafina: ela funciona como base de diversos produtos, como impermeabilizantes, ceras, e borrachas;

Asfalto: usado como matéria-prima para a fabricação de cimento asfáltico;

Nafta: normalmente usada para a produção de compostos químicos como propeno, benzeno e eteno.

Além disso, o petróleo também é usado na formulação de outros produtos, tais como:

  • Remédios;
  • Maquiagens;
  • Óleos lubrificantes;
  • Plásticos;
  • Produtos de limpeza;
  • Tecidos sintéticos;
  • Fertilizantes;
  • Corantes;
  • Conservantes de alimentos.

O que é o Pré-Sal?

Quando falamos de petróleo, logo lembramos do Pré-Sal. Basicamente, ele se refere a uma área de reservas petrolíferas situadas deixado de uma profunda camada de sal, formando várias outras camadas rochosas do subsolo marinho.

No Brasil, essa camada representa uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros. Ela está situada entre o Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar. Além disso, também engloba as bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.

Dessa forma, ela é chamada de pré-sal devido à escala de tempo geológica, ou seja, o tempo médio de formação do petróleo. Sendo assim, a camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou há milhares de anos (por isso o termo “pré”), e a outra rocha de camada salina foi encoberta por cima, descoberta milhões de anos depois. Em 2010, o Governo Federal anunciou que haveria, em Tupi, diversas reservas de petróleo, sendo que a estimativa é entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo.

Relacionados
Mais recentes
Fechar