Início Quem foi que descobriu o petróleo?

Quem foi que descobriu o petróleo?

5 de outubro de 2022 às 20:28
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem foi que descobriu o petróleo
Quem foi que descobriu o petróleo (Foto/divulgação)

O petróleo é caracterizado como uma mistura de moléculas de carbono e hidrogênio, originados da decomposição de matéria orgânica, especialmente plâncton, formado por meio de ação de bactérias em ambientes com pouco oxigênio. Dessa forma, vamos te mostrar quem foi que descobriu o petróleo.

Dessa forma, no decorrer de milhares de anos, esse material se acumulou no fundo de mares, oceanos e lagos. Assim, ao ser pressionado pelos movimentos da crosta terrestre, originou a substância que chamamos de petróleo. O petróleo é encontrado em bacias sedimentares específicas, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, calcários e arenitos. Além disso, ele é caracterizado como um combustível fóssil, assim como o gás natural, pois se origina da lenta decomposição de matéria orgânica. Hoje, o petróleo é o combustível fóssil mais usado no mundo. Isso ocorre porque o seu refinamento origina diversas frações ou misturas de compostos orgânicos, com quantidade considerável de carbono, compondo seus derivados.

Como o petróleo foi descoberto?

Quem foi que descobriu o petróleo / Canal Polimatizando

Basicamente, o petróleo existe desde a criação da humanidade. Especialistas apontam que o petróleo já era utilizado por povos muito antigos do Egito, Mesopotâmia, Pérsia e China, para fins de iluminação, pavimentação, lubrificantes, entre muitos outros. Entretanto, somente em 1859, na Pensilvânia, soube-se quem foi que descobriu o petróleo: Edwin Drake. Na época, ele descobriu a primeira jazida, sendo o primeiro poço de petróleo encontrado na história da humanidade. No Brasil, isso ocorreu somente 80 anos depois, em 1939, na Bahia.

Qual é a origem do petróleo?

A origem do petróleo é algo desconhecido, mas, diversas teorias existem para tentar explicá-la. Basicamente, a mais aceita afirma que o petróleo é oriundo da sedimentação de matéria orgânica, animal e vegetal, soterrada na orla marítima há milhares de anos. Dessa forma, a formação do petróleo acontece pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo. Para isso, o processo é lento e depende de condições especiais. Por outro lado, vale destacar que, segundo estudiosos, uma jazida de petróleo pode levar entre 10 e 500 milhões de anos para se formar. Neste sentido, não é possível produzir novas jazidas, definindo o petróleo como uma fonte não renovável de energia.

Qual é a composição química do petróleo?

Em suma, a composição do petróleo é constituído por moléculas de carbono e hidrogênio, conhecidas como hidrocarbonetos. Assim, esses compostos formam a maioria do petróleo, porém, outras substâncias também fazem parte de sua constituição. Além disso, na composição química do petróleo também são encontrados, em menor proporção, nitrogênio, oxigênio, sais e resíduos de metais. Sendo assim, a proporção dos elementos que compõem o petróleo é:

  • 82% de carbono;
  • 12% de hidrogênio;
  • 4% de nitrogênio;
  • 1% de oxigênio;
  • 1% de sais e resíduos de metais.

Qual a relação do petróleo com a energia elétrica?

Além de serem predominantes no setor automotivo, os derivados do petróleo também são responsáveis pela geração de energia elétrica em diversos países. Dessa forma, é possível gerar energia elétrica a partir da queima dos derivados do petróleo em turbinas, caldeiras e motores de combustão interna. Para isso, os derivados do petróleo geralmente usados são o óleo de combustível, óleo diesel, o óleo ultra-viscoso e o gás de refinaria.

Inclusive, vale citar que esses derivados constituem grande parte da matriz energética em países como os Estados Unidos, México, Japão, China, Itália e Arábia Saudita. No Brasil, a geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo não é algo tão comum, devido ao seu histórico de predominância da energia hídrica. Entretanto, existem usinas termelétricas que produzem eletricidade a partir de derivados do petróleo, mas, para atender ocorrências de picos no sistema elétrico. Geralmente, elas são usadas para suprir a demanda de comunidades não atendidas pelo sistema interligado de energia elétrica.

Relacionados
Mais recentes
Fechar