O petróleo é definido como uma mistura fluida de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, além de elementos inorgânicos e impurezas. Apesar de aparentar sempre ser preto, não é incomum ver o petróleo com coloração amarela, vermelho e até verde. Dessa forma, muitos se perguntam até quando ele vai durar no planeta, por isso, iremos te responder em que ano o petróleo vai acabar.
Inclusive, vale destacar que a composição do petróleo varia amplamente, por isso, um dos padrões de classificação de petróleo bruto — um dos mais usados — é o da área de produção. Por outro lado, temos outros dois sistemas de classificação importantes, que consideram a densidade (leve ou pesada), ou o teor de enxofre (doce ou ácido).
Quais são os derivados de petróleo?
Atualmente, existem diversos produtos derivados do petróleo. Inclusive, alguns deles são bastante comuns na sociedade, como gasolina, óleo diesel, querosene, gás de uso doméstico (GLP), parafina, asfalta e nafta. Dessa forma, confira um pouco mais sobre eles:
Óleo diesel e gasolina: são usados como combustível nos transportes;
GLP: usado em cozinhas domésticas e industriais;
Querosene: costumeiramente usado nas turbinas de aviões e como solvente;
Parafina: funciona como base para diversos produtos, como impermeabilizantes, borrachas, ceras e produtos químicos;
Asfalto: é a principal matéria-prima para a fabricação de cimento asfáltico;
Nafta: é utilizada para a produção de compostos químicos como benzeno, eteno e propeno.
Além disso, o petróleo também é utilizado na formulação de outros subprodutos, geralmente para uso doméstico, tais como:
- Óleo lubrificante;
- Plásticos;
- Remédios;
- Tecidos sintéticos;
- Produtos de limpeza;
- Maquiagens;
- Roupas;
- Corantes
- Fertilizantes.
Como é feita a exploração do petróleo?
A exploração do petróleo é um processo complexo, sendo realizado em três fases principais. Na primeira, temos o levantamento e prospecção, em seguida, temos a perfuração e extração. Por isso, existe a fase de refino do petróleo. Confira um pouco sobre cada uma delas.
1 – Levantamento ou prospecção
Na primeira etapa, são localizadas as jazidas de petróleo. Para isso, os profissionais responsáveis usam equipamentos capazes de identificar a presença da matéria-prima. Neste sentido, o sismólogo é um dos instrumentos mais usados nessa fase, pois através dele, é possível emitir ondas de choques, que conseguem confirmar a presença de petróleo acumulado em determinada região.
2 – Perfuração
Nessa fase, após a confirmação da existência de petróleo, são feitas perfurações para explorar as jazidas. A princípio, o objetivo é confirmar a existência de petróleo, e verificar se a extração é possível. Eventualmente, algumas jazidas são encontradas, mas não estão em condições de serem exploradas, impedindo a extração do petróleo.
3 – Extração
Por fim, temos o processo de extração, mas ele não é simples, pois está localizado em camadas profundas das rochas sedimentares. Para extrair, é necessário usar equipamentos potentes, para perfurar as rochas. Em suma, a extração é realizada pela instalação de plataformas equipadas com bombas que extraem o petróleo das jazidas. Caso as reservas estejam na terra, é necessário bombear o petróleo até que ele chegue à superfície.
Em que ano o petróleo vai acabar?
Basicamente, podemos dizer que o petróleo pode acabar. Atualmente, as reservas de petróleo devem durar cerca de 50 anos. Inclusive, os preços internacionais do petróleo variam conforme a proporção de reservas existentes. Entretanto, a Terra é grande o suficiente para que haja sempre a descoberta de novas jazidas. Assim, é possível adiar o esgotamento dos poços, possível para o próximo século.
Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.