Início Como é extraído o gás natural?

Como é extraído o gás natural?

3 de outubro de 2022 às 18:26
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Como é extraído o gás natural
Como é extraído o gás natural (Foto/divulgação)

O gás natural pode ser definido como uma fonte não renovável de energia proveniente do acúmulo de matéria organizada, formada ao longo dos anos, a partir de determinadas condições de temperatura e pressão. Ele é encontrado nas profundidades, por isso, vamos te mostrar como é extraído o gás natural.

Inclusive, vale salientar que para extrair o gás natural, é necessário o uso de tecnologias diversas com fins de exploração. Atualmente, o gás natural possui várias aplicações em diversos campos da sociedade, usado em indústrias, residências, comércio e também nos carros.

Neste sentido, após a sua extração, o gás natural bruto passa por um processo de beneficiamento, onde ele apresenta, predominantemente, o gás metano. Em seguida, é adicionado ao gás natural industrializado alguns odores especializados, para identificar a sua presença em casos de vazamentos. Isso é realizado porque o gás natural é extremamente inflamável.

Como o gás natural é obtido?

Como é extraído o gás natural / Canal algasalagoas

Antes de descobrirmos como é extraído o gás natural, é necessário falar que a sua obtenção ocorre por perfuração de poços, tanto no subsolo territorial quanto no marítimo, uma vez que ele está presente em rochas muito profundas, oriundos da deposição de matéria orgânica.

Através da perfuração, o gás natural é coletado e enviado para as estações coletoras, situadas nos campos de exploração, que destinam o gás, por vezes canalizado, para os mercados consumidores, transportado por dutos, conhecidos como gasodutos. Além disso, ele ainda pode passar por um tratamento, para limpá-lo de impurezas, ou para gerar subprodutos diversos.

Na primeira etapa da obtenção, temos um processo conhecido como prospecção, que representa a identificação e manejo das áreas onde estão localizadas as bacias sedimentares, com potencial para abrigar reservas desse tipo de combustível fóssil.

Em seguida, temos uma segunda etapa, onde é feita a perfuração do solo para atingir a subsuperfície, e constatar a presença ou não de gás natural na área demarcada. Neste processo, é muito comum que haja coleta de amostras para análise química e estudo da viabilidade do gás encontrado.

Como é extraído o gás natural?

Para entender como é extraído o gás natural, é necessário ter em mente que essa parte consiste na última etapa, onde ocorre diante a instalação de plataformas que dispõem de equipamentos especializados, como sondas, por exemplo, onde ocorre a remoção do combustível.

Entretanto, a produção de gás natural não encerra neste processo, pois, em seguida, ele é direcionado às refinarias, para retirada de impurezas, acúmulo de água e outros resíduos. Por fim, após esse processo, ele é repassado aos consumidores finais, como indústrias, usinas e residências.

Onde o gás natural é empregado?

Atualmente, o gás natural é empregado principalmente como fonte de energia, especialmente nas indústrias. Entretanto, outros setores como comércio, serviços e residências também recorrem ao combustível. Outro fator importante é que ele é usado como combustível para carros, além de também ser usado para a produção de outros combustíveis, nas indústrias químicas e petroquímicas.

Qual é a situaçaõ da produção de gás natural no Brasil?

Podemos dizer que a indústria brasileira de gás natural está em ascensão, pela especialmente descoberta de novas reservas do gás no litoral brasileiro, oriundas de programas e pesquisas, além da exploração de novos campos produtores no país.

Entretanto, o gás natural ainda não é um dos protagonistas no cenário energético brasileiro, por isso, diversas políticas governamentais foram feitas para incentivar o seu uso, especialmente em carros. No Brasil, o gás natural tem como foco o uso em plantas industriais, comércios e residências.

Quais são os 5 maiores produtores de gás natural do mundo?

Agora que descobrimos como é extraído o gás natural, vale citar que sua produção ainda é concentrada em determinados países, mesmo que haja um consumo global constante. Dessa forma, a exploração se tornou competitiva e, segundo a CIA, os maiores produtos de gás natural do mundo, em 2020, foram Estados Unidos, Rússia, Irã, China e Qatar.

|

Relacionados
Mais recentes
Fechar