Conforme dados da Associação Nuclear Mundial (WNA), existem 448 reatores nucleares em operação no mundo. No total, eles contam com capacidade instalada de 398,154 MWe. Além disso, conforme a AIEA, 298 são do tipo PWR, com capacidade total de 282.443 MW, correspondendo a 66% da capacidade instalada global. Entretanto, você sabe qual o país que mais produz energia nuclear?
Conforme um relatório da Electricity Information, os reatores nucleares são responsáveis por 10,4% da produção de energia elétrica no mundo. Por outro lado, as usinas térmicas convencionais contribuíram com 65,1%, enquanto a geração de energia por fontes renováveis marcou 5,6%.
O país que mais produz energia nuclear
Com 98 usinas em funcionamento, os Estados Unidos é o país que mais gera energia nuclear no mundo. Na prática, ele é responsável por aproximadamente ⅓ da produção total desse tipo de energia. Em seguida, temos a França com 58 reatores, e a China com 45 reatores. Atualmente, as usinas nucleares produzem cerca de um terço da eletricidade da União Europeia. Isso porque 40% dos reatores ligados se encontram na Europa.
O país mais dependente de energia nuclear
Segundo maior produtor de energia nuclear do mundo, a França é o país mais dependente dessa fonte de energia, representando 77,7% da sua matriz energética. Segundo dados da ONG World Nuclear Power, os franceses produzem 423 bilhões de kWh anualmente, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Neste sentido, a energia nuclear é um dos principais debates existentes na política francesa. Hoje, existem 58 reatores em operação no país, sendo que há outro em fase de construção. Além disso, diversos outros reatores estão na fase de planejamento ou com propostas sendo estudadas pela França.
Quais países possuem as maiores reservas de urânio?
Sendo a grande matéria-prima da energia nuclear, o urânio é bastante valioso. Hoje, diversos países têm aumentado suas reservas e produção individuais, para acompanhar a produção global de energia nuclear. Atualmente, devido à pandemia do COVID-19, o preço do urânio caiu, afetando sua produção.
Neste sentido, como 10% da eletricidade global parte da energia nuclear, é essencial entender como o urânio é minerado, e como ele é usado no processo da energia nuclear. Por isso, confira quais países possuem as maiores reservas de urânio do planeta:
1 – Cazaquistão
O Cazaquistão é o país que mais produz urânio no mundo. No ano passado, o país teve uma produção total de 21.820 toneladas, sendo 45% do total global.
2 – Namíbia
A Namíbia produziu 2,993 toneladas de urânio em 2020. Na última década, a nação africana viu o crescimento de sua produção crescer exponencialmente, marcando 5,754 toneladas em 2021. Isso acontece porque o país conta com duas mineiras de urânio, com capacidade para produzir 12% da produção global.
3 – Canadá
O Canadá já foi uma grande referência na produção de urânio, marcando 14,040 toneladas em 2016. Entretanto, a produção canadense teve uma brusca queda, marcando somente 4,693 em 2021. Apesar disso, o Canadá ainda é um dos países que mais produz urânio, onde a maioria da exploração ocorre na Bacia Athabasca. Basicamente, essa região é conhecida por ter depósitos de urânio de grande qualidade.
4 – Austrália
A Austrália é uma das maiores produtoras de urânio do mundo, marcando 4,130 toneladas no ano passado. Entretanto, a mineração de urânio no país ainda é controversa. Recentemente, o governo australiano permitiu que os projetos atuais de mineração continuassem, mas, determinou que novos projetos não passariam no país.
5 – Uzbequistão
Conhecido por ser uma potência no gás natural, o Uzbequistão também passou a integrar os maiores produtores globais de urânio. Em 2020, o país teve uma produção estimada em 3,5 toneladas. Neste sentido, a produção tem crescido devido a empreendimentos conjuntos com o Japão e a China.