Início Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis?

Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis?

29 de setembro de 2022 às 19:04
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis
Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis (Foto/divulgação)

Podemos definir os bicombustíveis como aqueles combustíveis produzidos a partir de um material biológico, de caráter renovável e ecológico. Muitas pessoas não sabem qual é a fonte de energia dos biocombustíveis, mas, com certeza sabem que eles possuem capacidade para substituir combustíveis derivados do petróleo, que são poluentes e não renováveis.

Neste sentido, podemos dizer que, devido ao seu caráter ecólogo, os biocombustíveis são considerados os “combustíveis do futuro” ou “combustíveis verdes”. Além disso, eles também podem aproveitar desejos da indústria e outros setores, ou seja, eles ainda podem reutilizar materiais que, descartados na natureza, destroem os ecossistemas.

Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis / Canal TV BrasilGov

Qual é a fonte de energia dos biocombustíveis?

Quando falamos de biocombustíveis, podemos dizer que a fonte de energia é derivada de qualquer material biológico que armazene energia. No caso, sua fonte de energia são os vegetais, que conseguem absorver energia do sol através de uma reação química. Dessa forma, esse material é conhecido como biomassa. Neste sentido, a biomassa pode ser oriunda de diversos locais. Entre os principais, pode-se citar:

  • Plantas aquáticas e terrestres;
  • Resíduos da agropecuária;
  • Resíduos florestais;
  • Óleos vegetais;
  • Resíduos industriais;
  • Resíduos urbanos.

Para ilustrar, apresentaremos alguns exemplos de biomassas usadas na produção de biocombustíveis. Entre os principais usados na indústria, temos:

  • Gordura de animais usada como o sebo de boi para a produção de biodiesel;
  • Bagaço de cana-de-açúcar é armazenado para a produção de bioetanol;
  • Óleos vegetais de soja, amendoim, mamona, dendê, além muitos outros para produção de biodiesel;
  • Resíduos de lixo urbano e dejetos da pecuária para produção de biogás.

A queima desses componentes é responsável por gerar energia limpa e renovável, com baixa emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, os combustíveis gerados nos processos biodegradáveis, atóxicos e livres de enxofre e compostos aromáticos. Dessa forma, eles são considerados um produto ecológico, e a melhor opção para substituir os combustíveis fósseis.

Como são produzidos os biocombustíveis? 

A produção de biocombustível pode ser realizada através de uma grande variedade de biomassas, porém, para ser considerada uma fonte real de energia renovável, esse produto precisa ser fabricado em escala comercial. Dessa forma, a única maneira de conseguir chegar a esse escalonamento é por meio de inovações tecnológicas.

Sendo assim, os materiais biológicos para quais temos as melhores tecnologias para produção de biomassas e extração de biocombustíveis, são alguns tipos de resíduos florestais e óleos vegetais, dos quais são possíveis produzir, principalmente, o bioetanol e o biodiesel. Atualmente, a inovação tecnologia na produção dos biocombustíveis está presente desde o desenvolvimento do material biológico – que será usado como biomassa – até as tecnologias usadas para extração do biodiesel, bioetanol ou qualquer outro tipo de combustível renovável.

Quais as vantagens dos biocombustíveis?

Agora que você já sabe qual é a fonte de energia dos biocombustíveis, podemos citar alguns benefícios que eles possuem. Para começar, eles usam matéria-prima renovável, como o caso de plantas e outros elementos orgânicos, portanto, não arrisca acabar, como acontecerá eventualmente com o petróleo.

Além disso, a produção de bicombustíveis favorece a geração de empregos e renda, especialmente em um país como o Brasil, que possui abundantes insumos para a produção desse tipo de combustível. Por outro lado, a produção de biocombustíveis ainda colabora com a pesquisa científica, que visa encontrar combustíveis limpos e ecológicos a partir de desejos e outros elementos orgânicos.

Por fim, a maior vantagem dos biocombustíveis é o seu combate ao efeito estufa, pois a produção de etanol, por exemplo, emite 80% menos CO2 na atmosfera do que a produção de gasolina. Sendo assim, em um cenário global que almeja combater o efeito estufa, a produção e uso de bicombustíveis é um fator essencial para alcançar essa meta.

Relacionados
Mais recentes
Fechar